Publicado por: Djalma Santos | 21 de julho de 2017

TESTES DE MEMBRANA E PERMEABILIDADE CELULAR (1)

01. (UCS) A membrana plasmática é uma estrutura importante na delimitação dos limites celulares. Os fosfolipídios que compõem a membrana plasmática possuem uma estrutura característica que, além de delimitar o espaço celular, também fundamental para determinar a “permeabilidade seletiva” a diferentes substâncias químicas. Em relação à membrana plasmática e à sua característica de permeabilidade seletiva, é correto afirmar que:

a) ela se refere à capacidade de ser permeável aos íons, mas não permitir a passagem de gases.

b) as moléculas de fosfolipídios são hidrofílicas, ou seja, pouco solúveis na água, o que a faz ser impermeável à água.

c) os fosfolipídios são moléculas polares, ou seja, solúveis na água, permitindo que a água a atravesse livremente em todas as células do corpo humano.

d) ela possui a capacidade de deixar passar substâncias grandes, como a glicose, sem a necessidade de um transportador específico.

e) as moléculas de fosfolipídios são anfipáticas, ou seja, apresentam na mesma molécula uma porção hidrofóbica e uma porção hidrofílica.

02. (UNICENTRO) Sobre as substâncias orgânicas que compõem as estruturas celulares, pode-se afirmar:

I. Lipídios fazem parte da constituição básica das paredes das células vegetais.

II. Carboidratos fazem parte da constituição das membranas citoplasmáticas das células animais.

III. Glicídios estruturais são encontrados na membrana de reforço do levedo.

A alternativa cujas afirmativas estão corretas é:

a) I, II e III.

b) apenas I e II.

c) apenas II e III.

d) apenas I e III.

03. (PUCRS) O modelo do mosaico fluido das membranas celulares, proposto por Singer e Nicholson, corresponde a uma bicamada lipídica com proteínas associadas.

03

Relacione as proteínas de membrana representadas nas figuras acima com suas respectivas funções na célula, numerando os parênteses.

(  ) Permitem a passagem livre de certas substâncias pela membrana.

(  ) Permitem a ligação com moléculas sinalizadoras que desencadeiam processos intracelulares.

(  ) Interagem de maneira específica com algumas moléculas e íons, carregando-os através da membrana, muitas vezes contra um gradiente de concentração.

A sequência correta que preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) 1 – 2 – 3.

b) 1 – 3 – 2.

c) 2 – 1 – 3.

d) 3 – 1 – 2.

e) 3 – 2 – 1.

04. (Mackenzie) A respeito dos transportes realizados pela membrana plasmática, considere as afirmativas.

I. A utilização de proteínas transportadoras é exclusiva de transportes ativos.

II. A insulina age acelerando a difusão facilitada da glicose para o interior das células.

III. Íons são moléculas muito pequenas e, portanto, atravessam a membrana sempre por difusão simples.

IV. Em todos os tipos de difusão, a passagem de solutos acontece a favor do gradiente de concentração.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e IV.

b) II e IV.

c) I, III e IV.

d) I e II.

e) II, III e IV.

05. (UFVJM) A bomba sódio-potássio ATPase participa de forma importante no processo de manutenção do gradiente intra e extracelular dos íons sódio e potássio. A função dessa bomba é transportar 3 íons sódio para fora da célula e 2 íons potássio para o interior da célula. Nesse transporte ocorre gasto energético porque:

a) a concentração de íons potássio é maior fora da célula.

b) a concentração de íons sódio é maior no interior da célula.

c) o transporte de íons sódio ocorre a favor do gradiente de concentração.

d) o transporte de íons potássio ocorre contra o gradiente de concentração.

06. (UFLA) Os cílios são especializações de membrana que estão presentes no epitélio de revestimento:

a) da bexiga.

b) do esôfago.

c) da traqueia.

d) do intestino.

07. (Unimontes) Para manter as concentrações adequadas de diversas substâncias e íons dentro e fora da célula, diversos mecanismos de transporte são ativados. Um dos mecanismos que foram intensamente estudados e detalhados foi a bomba de sódio-potássio. Em I, II e III, são feitas algumas afirmações sobre a bomba de sódio-potássio. Analise-as.

I. Pela sua atividade, pode ser considerada eletrogênica.

II. O edema intracelular pode ser desencadeado pela sua ineficiência.

III. Pelas características da sua atividade, é classificada como um mecanismo de transporte ativo secundário.

Sobre o exposto, é correto afirmar:

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

b) Apenas as afirmativas I e III são corretas.

c) As afirmativas I, II e III são corretas.

d) Apenas a afirmativa I é correta.

08. (UERJ) Os diferentes tipos de transplantes representam um grande avanço da medicina. Entretanto, a compatibilidade entre doador e receptor nem sempre ocorre, resultando em rejeição do órgão transplantado. O componente da membrana plasmática envolvido no processo de rejeição é:

a) colesterol.

b) fosfolipídeo.

c) citoesqueleto.

d) glicoproteína.

09. (Unitau) A membrana plasmática, também conhecida como plasmalema, envolve as células e controla a passagem de substâncias entre os meios intra e extracelular. Com relação a essa membrana, assinale a alternativa correta.

a) A membrana é composta por lipídios que apresentam uma região polar e uma apolar. A região apolar fica em contato com o meio aquoso do exterior e do interior da célula.

b) Os desmossomos, encontrados na membrana plasmática de células, são poros pelos quais passa o citoplasma e por onde é facilitada a passagem de substâncias entre as células.

c) Glicídios ligados a proteínas de membrana formam o glicocálice, um canal responsável pela passagem de íons e de pequenas moléculas entre uma célula e outra.

d) Proteínas podem estar presentes na bicamada lipídica das membranas e podem ser receptoras hormonais ou transportadoras de substâncias.

e) Zônulas ou junções oclusivas são encontradas na membrana de células, e têm a função de diminuir a velocidade de eliminação de substâncias da célula.

10. (IFNMG) O processo de transporte através das membranas celulares é de fundamental importância para o funcionamento do metabolismo celular, já que possibilita a entrada e a saída de água, nutrientes e metabólitos residuais, proporcionando à célula um microambiente favorável para as ações catalíticas e síntese de biomoléculas.

10

Sobre o processo de transporte através de membranas celulares, de acordo com a figura acima, é correto afirmar que:

a) a osmose ocorrerá no sentido A para B com a passagem da glicose e no sentido inverso com a passagem de água.

b) ambos os processos, tanto a difusão como a osmose, acontecem de maneira independente uma da outra, sendo necessário apenas que haja diferença de concentrações nos meios.

c) a osmose é um processo passivo cuja passagem é apenas de água do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo como função a regulação dos níveis de água no meio intra e extracelular.

d) na figura, as moléculas de glicose tendem a passar do lado B para o lado A através de difusão, processo ativo que se fundamenta na passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico.

11. (UFPA) As membranas plasmáticas representam a estrutura mais externa das células, separando o seu interior do ambiente. Estão constituídas principalmente por proteínas e lipídios que, além de compor a sua estrutura, também facilitam o funcionamento celular.

11

Acerca dessa estrutura celular, mostrada na figura acima, afirma-se:

I. A estrutura básica das membranas celulares obedece ao modelo do mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson (1972), no qual proteínas distribuídas em padrão de mosaico flutuam em uma bicamada fluida de fosfolipídios.

II. Fosfolipídios e colesterol são lipídios anfipáticos que formam a estrutura básica das membranas celulares.

III. As proteínas representam o grupo de macromoléculas mais abundantes nas membranas das células.

IV. As proteínas de membrana atuam como canais iônicos, proteínas de transporte, receptores de moléculas sinalizadoras e componentes do citoesqueleto.

É correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I, II e III.

d) III e IV.

e) I, II e IV.

12. (UEG) A membrana celular (A) ilustrada na figura a seguir possui uma bicamada formada por moléculas que, além da composição estrutural da célula, têm outras funções. Cada uma dessas moléculas (B) apresenta dupla polaridade e é armazenada no organismo, por exemplo, como reserva de energia.

12

Essa bicamada é constituída de:

a) lipídeo.

b) carboidrato.

c) ácido nucleico.

d) cadeia polipeptídica.

e) água e sais minerais.

13. (PUC-GO) Use o texto abaixo para responder esta questão.

LAVÍNIA

Entrou no quarto e fechou silenciosamente a porta. Não acendeu a luz, preferindo ligar um pequeno abajur que iluminou debilmente o aposento. Deu alguns passos em direção à cama e sentou-se numa banqueta.

— Lavínia — murmurou — Já estou aqui.

Suspirou.

— Demorei um pouco, porque a governanta não queria me largar. Maldita! Tive que mentir que ia ao banheiro. Não foi boa essa, Lavínia? No banheiro. Soltou uma risadinha; um cão latiu ao longe como se estivesse respondendo. Ela olhou com ansiedade pela janela. Nada viu. O gramado bem tratado brilhava à luz da lua. Folhas de plátano boiavam na piscina.

— Agora está tudo bem. Vou cuidar de ti como só eu sei fazer. Antes de mais nada, um banho; um bom banho quente, de imersão. Vou prepará-lo agora mesmo. A governanta não quer que eu me aproxime da banheira. Diz que é perigoso, para uma menina de dez anos. Ouviste esta, Lavínia? Perigoso para mim! Naturalmente, ouço e calo. Posso responder àquela ignorante? Nem sequer falamos a mesma linguagem: o meu vocabulário é maior, mais rico, mais expressivo. Leio numa semana mais livros do que ela em toda sua vida.

Abaixou-se, tirou os sapatos.

— Não devemos fazer ruído.

Do bolso do casaco extraiu um pacote.

— Adivinha o que tenho aqui, Lavínia. Não adivinhas? Pois, exatamente: marrom-glacês. Marrom- glacês! Não é ótimo? E olha que me deu trabalho surrupiá-los. Mas eu o fiz: nas ventas da governanta. Vou colocá-los aqui, na mesinha de cabeceira. Serão saboreados depois do banho, não antes: banho com o estômago cheio é perigoso, dizia papai. Calou-se bruscamente e ficou a olhar pela janela. Depois disse, sem se voltar:

— Vais vestir o teu pijama de flanela azul, deitar na cama, acender a lâmpada de cabeceira e ler o teu livro predileto, saboreando os doces. Não é uma boa ideia, Lavínia? Me diz: alguém cuida tão bem de ti como eu? Mas assim deve ser, pois todos os outros são inimigos. Mamãe, aquele homem que vem aqui e a governanta.

Inclinou-se para a cama:

— E agora vem o melhor. Sabes o que vou fazer, antes de dormires? Vou te acariciar: passarei minha mão bem de leve em teu rosto suave, em teus cabelos de ouro, em tuas pálpebras macias. E, Lavínia — bem, isto não posso prometer, mas farei todo o possível — cantarei para ti. Cantarei baixinho aquela música que papai ensinou antes de morrer, aquela em francês, te lembras? Sobre as meninas solitárias. Estarás bem enroladinha no cobertor; como uma larva no casulo. E eu te darei boa-noite…

A porta se abriu. Era a governanta, iluminada pela luz forte do corredor.

— Lavínia — disse ela, em voz baixa. — Não há ninguém aqui além de ti, vês? Estás falando sozinha — de novo. Agora, põe teus sapatos e desce; tua mãe e aquele senhor querem te dar boa-noite. Vão sair.

Arrumou-se vagarosamente. A governanta esperava, sorrindo sempre. Antes de sair, Lavínia voltou- se para cama e piscou um olho.

— Volto já — murmurou.

(SCLIAR, Moacyr. Melhores contos. 6. ed. São Paulo: Global, 2003. p. 83-84.)

Considere o seguinte trecho do Texto acima: “— Advinha o que tenho aqui, Lavínia. Não adivinhas? Pois, exatamente: marrom-glacês. Marrom-glacês!”. O marrom-glacê é um doce requintado, cuja digestão requer a participação de vários órgãos, entre eles, o pâncreas. As células desse órgão armazenam a insulina dentro de vesículas, liberando-o no lado exterior da célula quando a glicose é detectada na corrente sanguínea. Dentre os itens a seguir, marque aquele que corresponde ao processo de liberação da insulina:

a) difusão facilitada.

b) transporte ativo.

c) difusão simples.

d) exocitose.

14. (UDESC) A figura abaixo representa a estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmática.

14

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com (acessado em 10/09/2015)

Analise as proposições em relação à estrutura proposta por Singer e Nicholson (figura acima) e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

(  ) A estrutura indicada por A representa a camada dupla de lipídios que compõem a membrana plasmática.

(  ) A estrutura indicada por B representa as proteínas da membrana plasmática.

(  ) A estrutura indicada por C são as fibras de celulose da parede celular.

(   ) A estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmática independe de ser uma célula vegetal ou animal.

(  ) Algumas proteínas presentes na membrana plasmática podem servir como receptores de substâncias para a célula.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – F – F – F.

b) V – V – F – V – V.

c) V – V – V – V – V.

d) F – F – F – V – V.

e) V – V – F – F – V.

15. (UCS) A manutenção de um ambiente iônico intracelular, bem como a entrada e saída de substâncias são processos importantes realizados por componentes da membrana celular. Em relação aos processos de transporte que ocorrem na membrana celular, é correto afirmar que:

a) a difusão simples é um processo de transporte de uma substância contra um gradiente de concentração.

b) a difusão facilitada é caracterizada pelo transporte de uma substância utilizando-se uma proteína transmembrana.

c) a bomba de sódio e potássio transporta os dois íons para o meio extracelular a fim de auxiliar a manutenção da carga elétrica das células.

d) o processo de osmose é um exemplo de difusão simples, no qual a água se desloca do meio mais concentrado em soluto, para o menos concentrado em soluto.

e) a bomba de sódio e potássio está presente somente nas células musculares e nervosas, onde a carga elétrica das células tem um papel fundamental.

16. (UFU) Hemácias humanas foram colocadas em três soluções com diferentes concentrações salinas (Soluções A, B e C) e as variações de seus volumes, após certo tempo, foram analisadas e ilustradas no gráfico a seguir.

16

Em relação à tonicidade do citoplasma das hemácias humanas, as soluções A, B e C são, respectivamente, classificadas como:

a) Hipotônica, hipotônica, isotônica.

b) Hipertônica, isotônica, hipotônica.

c) Hipotônica, isotônica, hipertônica.

d) Hipertônica, hipotônica, hipotônica.

17. (UFRR) Com relação à membrana plasmática, analise os itens a seguir.

I. A membrana plasmática tem como seus componentes mais abundantes os fosfolipídios, colesterol e proteínas.

II. Uma das funções das proteínas da membrana plasmática é atuar nos mecanismos de transporte celular.

III. A membrana plasmática é considerada impermeável, pois não permite a passagem de solvente e soluto.

Sobre a membrana plasmática, assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas:

a) Somente as alternativas I e III.

b) Somente as alternativas I e II.

c) Somente as alternativas II e III.

d) Somente a alternativa I.

e) Somente a alternativa II.

18. (UEA) Um estudante, utilizando um microscópio óptico comum, realizou o seguinte experimento com um fragmento de tecido vegetal:

– ETAPA 1: Sobre a lâmina onde se encontrava a amostra, pingou algumas gotas de solução de sacarose em concentração muito próxima à das células. Aguardou alguns minutos, observou o resultado e fez uma contagem das células.

– ETAPA 2: Removeu a primeira solução de sacarose com um papel absorvente e pingou algumas gotas de água destilada. Aguardou alguns minutos, observou o resultado e fez nova contagem.

– ETAPA 3: Removeu a água destilada com papel absorvente e pingou algumas gotas de solução de sacarose em concentração muito superior à do tecido em questão. Aguardou alguns minutos, observou o resultado e realizou a última contagem.

Se esse mesmo experimento fosse realizado com uma cultura de células animais, o estudante observaria:

a) Uma redução significativa do volume celular ao final da etapa 2.

b) Um aumento do número de células ao final da etapa 3.

c) Uma redução significativa no número de células ao final da etapa 2.

d) Um aumento do volume celular ao final da etapa 1.

e) Uma redução significativa no número de células ao final da etapa 1.

19. (FPS) A membrana citoplasmática apresenta funções especializadas que auxiliam na manutenção do equilíbrio osmótico celular. Na figura abaixo, são ilustrados os processos de transporte de oxigênio (1) e de pequenas moléculas hidrofílicas (2) através da membrana. Tais processos são, respectivamente, exemplos de:

19a) transporte passivo e transporte ativo.

b) transporte ativo e difusão facilitada.

c) osmose e bomba de sódio-potássio.

d) difusão simples e difusão facilitada.

e) difusão facilitada e osmose.

20. (IFNMG) As microvilosidades são especializações apicais das membranas celulares.

20

De acordo com a figura acima, pode-se afirmar que:

a) essas estruturas aumentam a superfície de absorção de nutrientes nas células estomacais.

b) essas estruturas aparecem nas células epiteliais de revestimento do duodeno no intestino delgado com a função de facilitar a absorção de nutrientes.

c) o glúten pode causar em pessoas predispostas geneticamente uma deformação das microvilosidades, ocasionando problemas na absorção de nutrientes, quadro clínico conhecido como doença celíaca.

d) a cirurgia de redução de estômago visa diminuir a área de absorção composta por células com essas estruturas a fim de proporcionar menor absorção de nutrientes e, consequentemente, o emagrecimento.

gab

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: