Publicado por: Djalma Santos | 21 de julho de 2017

TESTES SOBRE EVOLUÇÃO (14)

01. (UERJ) A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos.

01

A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada:

a) direcional.

b) disruptiva.

c) estabilizadora.

d) não adaptativa.

02. (FATEC) Considere que o desastre ambiental ocorrido em Mariana (MG), em 2015, tenha dividido uma população A de lagartixas em duas populações B e C, isolando-as reprodutivamente durante várias de suas gerações, conforme a figura abaixo.

02

De acordo com a Teoria Sintética da Evolução, as populações:

a) B e C constituirão uma mesma espécie.

b) B e C serão extintas, sem deixar descendentes.

c) B acasalara com C, formando uma única nova espécie.

d) B e C constituirão duas novas espécies, desde que o fluxo gênico presente em A permaneça interrompido.

e) B e C continuarão sendo da mesma espécie de A, mantendo o fenótipo que tinham antes do desastre.

03. (IFMG) Existem órgãos que se mostram desenvolvidos e funcionalmente ativos em certas espécies de animais. Porém em outras, estes mesmos órgãos aparecem pouco desenvolvidos e são chamados de órgãos vestigiais. Assinale a alternativa que não constitui um exemplo de órgão vestigial:

a) O apêndice vermiforme no intestino de animais herbívoros, que se apresenta bem desenvolvido no homem.

b) O cóccix humano, vestígio da cauda de outros animais, como o macaco.

c) Os músculos auriculares humanos, bem desenvolvidos nos cães.

d) Os olhos ou estruturas oculares em animais de ambientes sem luz, bem desenvolvidos nos humanos.

04. (Unitau) Os Cordados (do latim Chordata) reúnem um importante grupo de animais que, em alguma fase da vida, compartilham características morfológicas que indicam a existência de um ancestral comum. São organismos triblásticos, deuterostômios e celomados, adaptados tanto para a vida na água, doce e salgada, quanto na terra e no ar. Dividem-se em Protocordados, mais primitivos, e Eucordados, organismos mais elaborados. Os animais desse filo apresentam notocorda, tubo nervoso e uma cauda pós-anal. Todas essas características, ao contrário dos invertebrados, foram encontradas nesses animais durante a fase embrionária, podendo, portanto, algumas delas desaparecerem durante o seu desenvolvimento. Com relação à sequência da evolução dos Cordados, analise os cladogramas a seguir.

04

Com base nas informações dos cladogramas e nos conhecimentos sobre a evolução dos Cordados, assinale a alternativa que indica a figura com a sequência correta do surgimento das estruturas que caracterizam os grupos desse filo.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

05. (UDESC) “O tamanho das populações naturais, a despeito de seu enorme potencial de crescimento, mantém-se relativamente constante ao longo do tempo, sendo limitado pelo ambiente (disponibilidade de alimento, locais de procriação e presença de inimigos naturais de parasitas, etc.).” A informação acima constitui um dos alicerces da teoria elaborada por:

a) Charles Robert Darwin.

b) Jean-Baptiste Lamarck.

c) Theodosius Dobzhansky.

d) Charles Lyell.

06. (UFAM) Os tetrápodes são gnatostomados com membros, incluindo os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. No lugar das nadadeiras, os tetrápodes têm quatro membros, que sustentam o seu corpo no ambiente terrestre. A presença dos quatro membros, neste grupo, é um caractere:

a) Compartilhado derivado.

b) Compartilhado análogo.

c) Compartilhado ancestral.

d) Resultante de evolução convergente.

e) Compartilhado monofilético.

07. (UEA) Leia o trecho do livro A origem das espécies, no qual três fragmentos foram destacados entre colchetes.

[Pode-se ainda perguntar como é que as variedades, que eu chamo espécies nascentes, acabaram por se converter em espécies verdadeiras e distintas, as quais, na maior parte dos casos, diferem evidentemente muito mais umas das outras que as variedades de uma mesma espécie?]1 [Todos estes efeitos procedem de uma causa: a luta pela existência. Devido a esta luta, as variações, por mais fracas que sejam e seja qual for a causa de onde provenham, tendem a preservar os indivíduos de uma espécie e transmitem-se ordinariamente à descendência logo que sejam úteis a esses indivíduos nas suas relações infinitamente complexas com os outros seres organizados e com as condições físicas da vida.]2 Os descendentes terão, por si mesmo, em virtude deste fato, maior probabilidade em persistir; [porque, dos indivíduos de uma espécie nascidos periodicamente, um pequeno número pode sobreviver.]3

(Charles Darwin. A origem das espécies, 1859. Adaptado.)

Uma referência à Seleção Natural; uma dedução feita por Darwin a partir da leitura dos trabalhos de Malthus sobre crescimento populacional e produção de alimentos; e uma referência à especiação estão presentes, respectivamente, nos fragmentos:

a) 1, 2 e 3.

b) 1, 3 e 2.

c) 2, 3 e 1.

d) 3, 1 e 2.

e) 3, 2 e 1.

08. (URCA) A seleção natural das espécies proposta por Charles Darwin no século XIX tem como base:

a) a transmissão de caracteres adquiridos pelos progenitores aos seus descendentes.

b) mutações que degeneram os mais fracos e com isso esses são eliminados.

c) eventos catastróficos que dizimam populações inteiras permitindo o surgimento de novas espécies.

d) a seleção dos mais aptos a um ambiente e a transmissão dessas características aos seus descendentes.

e) a vinda da vida de outros planetas através de meteoros e a posterior colonização do nosso planeta por esses seres.

09.  (UECE) Pitcairn é uma ilha vulcânica cuja prole dos primeiros colonizadores recebeu genes dos britânicos e dos polinésios. Os fatores que podem aumentar a diversidade genética da população de Pitcairn são:

a) migração e mutação.

b) consanguinidade e seleção natural.

c) migração e seleção natural.

d) consanguinidade e mutação.

10. (UEPG) Nos estudos evolutivos, um dos principais fatores para comprovar a especiação é o isolamento reprodutivo entre os organismos. Assinale o que for correto sobre os tipos e as características de isolamento reprodutivo.

01. Os mecanismos de isolamento reprodutivos são divididos em pré-zigóticos e pós-zigóticos.

02. O mecanismo de isolamento reprodutivo estacional, sazonal ou temporal ocorre quando há diferenças de comportamento entre as espécies, particularmente nos rituais de acasalamento.

04. Quando entre duas espécies ocorre um mecanismo de isolamento mecânico, diz-se que a especiação não está completa, pois há possibilidade de formação de descendentes férteis.

08. Os mecanismos pós-zigóticos do isolamento reprodutivos ocorrem em etapas posteriores à fecundação, o que impede o desenvolvimento do embrião ou provoca a esterilidade dos descendentes.

Soma das alternativas corretas:

11. (IFMT)

11

Através de vários estudos, cientistas comprovaram que as superbactérias vêm se tornando um grande alerta à medicina, pois, além de representarem grande perigo à saúde dos seres humanos, estão se reproduzindo rapidamente, manifestando-se com frequência e ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos propostos.  Pesquisas revelam que se o ministramento dos antibióticos continuarem acontecendo de maneira incontrolada, até o ano de 2030, muitos desses medicamentos não farão mais efeito no organismo humano, provocando assim grande epidemia no mundo.

(Disponivel em <http://www.fiapodejaca.com.br/superbacterias-resumo-completo/#ixzz4F4p4aItG&gt;. Acessado em jul. 2016).

O surgimento das superbactérias é devido:

a) à proliferação excessiva das bactérias por reprodução assexuada, geram modificações genéticas, que possibilitam maior resistência delas aos antibióticos.

b) ao metabolismo bacteriano complexo que envolve várias organelas, ribossomos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi.

c) ao contato direto das bactérias com as substâncias presentes nos antibióticos que provocam mutações nas suas paredes celulares, e assim tornam-se mais resistentes.

d) a um processo evolutivo que os seres vivos sofrem para que consigam a sua perfeição, através de mutações frequentes.

e) à seleção de bactérias resistentes que surgem por mutações ou por reprodução “sexuada”, sendo o antibiótico o impulsionador dessa seleção.

12. (UFMS) Ao longo do processo evolutivo, os seres vivos sofreram transformações que lhes possibilitaram mais chances de sobrevivência no meio ambiente, como as adaptações a seguir.

I. Presença de ovos com casca em répteis, aves e monotremados.

II. Produção de urina concentrada e fezes secas pelo camelo.

III. Presença de cutícula espessa nas folhas de algumas plantas.

IV. Presença de circulação incompleta em seres humanos.

É(são) adaptação(ões) dos seres vivos para sobrevivência em ambientes com escassez de água:

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas III e IV.

d) Apenas I, II e III.

e) Apenas II, III e IV.

13. (UENP) Em recente publicação da revista britânica Zoological Journal of the Lennean Society, cientistas descreveram uma espécie de mamífero pré-histórico que sobreviveu à extinção dos dinossauros. O Kimbetopsalis simmonsae, nome dado à recém-descoberta da espécie, era herbívoro e se assemelhava a um castor. Esses pequenos mamíferos pertencem à ordem Multituberculata (dentição especializada em mascar plantas). Foram contemporâneos dos dinossauros, durante o período Jurássico, e prosperaram por mais de 100 milhões de anos até serem aparentemente substituídos por roedores. O processo de derivação no qual um organismo tem origem a partir de outro, denomina-se:

a) Manipulação gênica.

b) Mutação.

c) Seleção natural.

d) Deriva gênica.

e) Especiação.

14. (UNICENTRO) É o tipo de seleção que favorece um valor extremo de fenótipo, causando um deslocamento da média populacional nessa direção com o decorrer do tempo, ou seja, aumenta a frequência de indivíduos de um dos extremos da curva normal. Quando ocorrem mudanças ambientais, por exemplo, um dos fenótipos, antes desfavorável, passa a ser favorecido. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo de seleção natural descrita no enunciado.

a) Seleção direcional.

b) Seleção disruptiva.

c) Seleção diversificadora.

d) Seleção estabilizadora.

e) Seleção sexual.

15. (UEL) Leia o texto a seguir.

A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e da indústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros.

(Adaptado de: LIMA, M. L. M. A ciência, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.)

O uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações de soja. Acerca da explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta.

a) As pequenas doses do agrotóxico desenvolveram resistência nas ervas daninhas.

b) As ervas daninhas resistentes foram selecionadas pelo uso do agrotóxico.

c) As ervas daninhas se acostumaram e se adaptaram ao agrotóxico.

d) As ervas daninhas submetidas ao agrotóxico tornaram-se dependentes da substância.

e) O agrotóxico modificou as ervas daninhas, induzindo mutações.

16. (UCS) Em uma ilha do Pacífico, há muitos anos, ocorreu um Tsunami que vitimou grande parte da população. Dos poucos sobreviventes, alguns deles possuíam uma mutação gênica que foi transmitida para seus descendentes, fazendo com que a nova população gerada nessa ilha possuísse uma frequência de alelos diferente da população original. Esse processo chama-se de:

a) Migração Gênica.

b) Efeito Fundador.

c) Seleção Sexual.

d) Equilíbrio Gênico.

e) Convergência Evolutiva.

17. (PUC-PR) Em outubro de 2010, a Anvisa, após alguns hospitais brasileiros sofrerem com um surto da bactéria “KPC”, resolveu proibir a venda de antibióticos sem receita médica pelas farmácias. Com a nova regra, a receita médica para antibióticos ficará retida na farmácia junto com os dados do comprador. A validade da receita é de 10 dias, o que obriga o paciente a procurar novamente o médico em casos de persistência da doença. Um dos objetivos da regra é mudar o hábito do brasileiro de se automedicar, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode provocar:

a) A resistência microbiana, a qual pode tornar a bactéria resistente ao medicamento, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode induzir novas formas de bactérias.

b) A aquisição de resistência por indução de componentes antimicrobianos; com isso, as bactérias geram cepas capazes de suportar os antibióticos.

c) A resistência microbiana desencadeada pela indução de formas genéticas modificadas pela troca de pequenos plasmídeos (plasmídeo R) encarregados de levarem consigo genes que permitem a resistência antimicrobiana.

d) A necessidade de mudança por parte da população bacteriana, que se torna resistente por alterações genéticas impostas pelo uso dos antibióticos.

e) A redução da eficácia dos antibióticos devido à seleção de organismos resistentes.

18. (PUC-Campinas) Por suas características, a taxonomia zoológica classifica o homem entre os primatas. Considere o esquema abaixo, que representa uma das hipóteses sobre a filogenia desse grupo durante os últimos 60 milhões de anos.

18

Analisando-se esse esquema, é correto afirmar que:

a) O chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.

b) O homem surgiu aproximadamente há 50 milhões de anos.

c) O gibão e o orangotango são parentes próximos dos prossímios atuais.

d) Os macacos do Novo Mundo são mais evoluídos do que os do Velho Mundo.

e) O gorila é o parente mais próximo do homem.

19, (ACAFE) Descoberta cobra com quatro patas que viveu no Brasil há 120 milhões de anos.

Em termos evolutivos, os lagartos e cobras são espécies muito próximas. Porém, somente três etapas deste processo de transição eram conhecidas. Iniciou-se com os lagartos, que evoluíram para lagartos com corpo de cobra e patas e, posteriormente, para cobras. A descoberta deste fóssil preenche um quarto estágio que seria a cobra com patas. O fóssil da cobra com patas, que viveu há 120 milhões de anos, foi descoberto na chapada do Araripe, no Ceará. Esta região é conhecida por ter inúmeros vestígios pré-históricos. A descoberta foi publicada na revista Science por pesquisadores estrangeiros e nomeada de Tetrapodophis amplectus.

Fonte: Biologia Total, 01/08/2015 Disponível em: https://www.biologiatotal.com.br

Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema, é correto afirmar, exceto:

a) Todo o conjunto de evidências de que dispomos, órgãos homólogos, órgãos vestigiais, embriologia comparada, fósseis, entre outras, suporta as conclusões centrais da teoria da evolução, que a vida na Terra evoluiu e que as espécies possuem ancestrais comuns.

b) A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. É responsável tanto pelas similaridades que vemos entre as formas de vida quanto pela diversidade dessa mesma vida.

c) Segundo a Teoria da Evolução química proposta por Haldane e Oparin, a vida teria surgido a partir de um processo de evolução química, onde compostos inorgânicos combinaram-se originando moléculas orgânicas simples (açúcares, aminoácidos, bases nitrogenadas e ácidos graxos), que produziram moléculas mais complexas como proteínas, lipídeos e ácidos nucleicos. Essas moléculas originaram estruturas com capacidade de autoduplicação e metabolismo, dando origem aos primeiros seres vivos unicelulares, procariontes e aeróbios.

d) De acordo com o Neodarwinismo, a evolução é o resultado de um conjunto de fatores que atuam em uma população: mutação, fluxo gênico, seleção natural e deriva genética. A mutação aumenta a variabilidade genética das espécies, enquanto a seleção natural reduz, pois aumenta a frequência de um alelo favorável e reduz a frequência de outro.

20. (UEPG) Pesquisas em diferentes áreas da biologia têm fornecido evidências de que o processo evolutivo é o responsável pela diversidade da vida. Segundo a teoria evolucionista, à medida que a Terra era colonizada pelos primeiros seres vivos, as espécies se diversificavam, originando outras. Com base nos mecanismos da teoria evolucionista e suas evidências, assinale o que for correto.

01. A adaptação evolutiva pode levar organismos pouco aparentados a desenvolver estruturas e formas corporais semelhantes, o que é denominado convergência evolutiva.

02. As funções diferentes que órgãos homólogos apresentam são explicadas pelo fato de as espécies terem se diversificado ao longo da evolução, ou seja, cada uma se adaptou a um modo de vida particular. Essa diversificação de órgãos homólogos, decorrente da adaptação a modos de vida diferentes é denominada de divergência evolutiva.

04. As evidências anatômicas da evolução afirmam que estruturas que se desenvolvem de formas semelhantes entre organismos próximos, a partir de um ancestral comum, podem ser considerados órgãos análogos.

08. Os órgãos homólogos são estruturas que apareceram de forma independente em diferentes grupos de organismos não relacionados filogeneticamente, constituindo adaptações a modos de vida semelhantes.

Soma das alternativas corretas:

gab

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: