Publicado por: Djalma Santos | 1 de agosto de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (13)

01. (UEM) Assinale a alternativa correta sobre as angiospermas e sobre as gimnospermas.

a) Todas as espécies apresentam alternância entre a fase gametofítica (n) e a fase esporofítica (2n).

b) A floração de todas as espécies sempre ocorre na primavera em resposta à ação do fitocromo.

c) Nessas plantas, o etileno é o hormônio envolvido com a floração e com a queda das folhas.

d) Todas as espécies produzem frutos carnosos com sementes.

e) Esses grupos apresentam espécies vasculares e espécies avasculares.

02. (UFSJ) Os fenômenos biológicos são muitas vezes regulados pelo fotoperíodo, que é a variação periódica entre a duração dos dias e das noites. Dentre os fenômenos regulados pelo fotoperíodo, pode-se citar a floração das plantas, que, de acordo com a resposta, são divididas como plantas de dias longos, que florescem quando o fotoperíodo aumenta, e plantas de dias curtos, que florescem com a redução do fotoperíodo, além das neutras, que não estão reguladas pelo fotoperíodo. Observe o esquema dos experimentos abaixo, em que as plantas hipotéticas A e B, respectivamente plantas de dias longos e dias curtos, foram submetidas a diferentes fotoperíodos.

02

A partir da análise conjunta dos três experimentos é correto afirmar que:

a) o fotoperíodo influencia somente a planta A.

b) a duração do dia é um fator mais determinante na floração que a duração da noite.

c) a duração da noite é um fator mais determinante na floração que a duração do dia.

d) o fotoperíodo influencia somente a planta B.

03. (UNIMONTES) A figura a seguir apresenta quatro tipos de células. Analise-a e assinale a alternativa que representa a célula com as seguintes características: localizada na epiderme dos traqueófitos, estabelece comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração.

03

a) I.

b) IV.

c) III.

d) II.

04. (UFLA) Plantas de diferentes grupos taxonômicos foram cultivadas:

Grupo I. Bryophyta.

Grupo II. Pteridophyta.

Grupo III. Gymnospermae.

Grupo IV. Angiospermae.

Considerando as características das plantas constantes dos grupos mencionados, assinale a alternativa em que se realizou o cultivo correto.

a) Plantas dos grupos III e IV foram cultivadas a partir de sementes e desenvolveram frutos.

b) Plantas dos grupos I, III e IV foram cultivadas a partir de sementes coletadas em seus habitats.

c) Plantas dos grupos I e II foram cultivadas em ambientes úmidos e sombreados para que fossem bem-sucedidas.

d) Plantas dos grupos II, III e IV foram cultivadas em áreas de grandes extensões, pois apresentam crescimento secundário.

05. (UEM) Sobre a fisiologia das plantas, é correto afirmar que:

01. Uma planta, provavelmente aumentará sua taxa de fotossíntese, quando colocada em local iluminado por luz verde.

02. Auxinas, giberelinas e citocininas são hormônios responsáveis pela inibição do crescimento das raízes, caules e folhas.

04. A respiração, nas plantas, ocorre em todas as células, apenas durante a noite.

08. A germinação das sementes é uma resposta à luz, induzida pelo fitocromo.

16. Os estômatos da maioria das plantas encontram-se fechados durante o dia, para evitar a absorção de CO2.

32. As substâncias orgânicas sintetizadas pelas folhas são transportadas para todos os órgãos dos vegetais, através do floema.

Soma das alternativas corretas:

06. (UFRR) A dendrocronologia utiliza dos padrões de desenvolvimento dos anéis de crescimento presentes no caule de algumas árvores para determinar as condições climáticas do passado. Dentre as estruturas que devem ser observadas para este estudo, assinale a alternativa correta:

I. Xilema estival.

II. Feixes liberolenhosos.

III. Xilema primaveril.

IV. Cilindro vascular.

a) I e II.

b) II e IV.

c) II e III.

d) I e III.

e) III e IV.

07. (MACK) Assinale a alternativa correta a respeito do ciclo de vida das plantas criptógamas (briófitas e pteridófitas) e fanerógamas (gimnospermas e angiospermas).

a) Apresentam alternância de gerações, sendo que a fase esporofítica predomina sobre a gametofítica.

b) Somente as angiospermas formam tubo polínico a partir do grão de pólen.

c) Nas angiospermas, ocorre dupla fecundação, originando um embrião 2n e endosperma 3n.

d) Nas fanerógamas, o óvulo dá origem à semente e o ovário dá origem ao fruto.

e) Nas angiospermas, as flores são sempre monoclinas (de sexos separados).

08. (SENAC-SP) Plantas trepadeiras, quando encostam em uma haste, crescem enrolando-se nelas. Esse é um exemplo de:

a) tigmotropismo.

b) tigmotactismo.

c) geotropismo.

d) quimiotropismo.

e) quimiotactismo.

09. (UNIOESTE) “O açaí, fruto da palmeira Euterpe oleracea, poderá ser usado na produção de um plástico natural e renovável para compor próteses ósseas, principalmente na região da cabeça. Para isso, serão utilizadas apenas as sementes do fruto. Os testes in vitro indicam que o material é biocompatível e apresenta excelentes propriedades mecânicas e biológicas.”

http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/06/14/plastico-de-acai/.

Com relação à palmeira, é correto afirmar que:

a) é uma gimnosperma.

b) possui dupla fecundação.

c) são plantas que não têm flores.

d) não apresenta vasos condutores.

e) sua semente desenvolve-se a partir do ovário.

10. (UNISC) Com relação às briófitas, é correto afirmar que são:

a) Criptógamas vasculares, com gametófito haploide e independente do esporófito diploide.

b) Criptógamas vasculares que apresentam esporófito diploide e independente do gametófito.

c) Criptógamas avasculares, com esporófito haploide e independente do gametófito.

d) Criptógamas avasculares, com esporófito diploide e dependente do gametófito haploide.

e) Criptógamas avasculares, com esporófito diploide e de vida livre.

11. (UFU) As plantas se reproduzem sexuada ou assexuadamente. Sobre a reprodução assexuada, é incorreto afirmar que:

a) os caules subterrâneos, como os da bananeira, se reproduzem pela formação de propágulos, uma vez que seus frutos são partenocárpicos.

b) os caules do tipo estolho ou estolão são rastejantes e possuem gemas capazes de produzir raiz e parte aérea, gerando novos indivíduos.

c) a estaquia e a enxertia são técnicas utilizadas pelos homens para propagar vegetativamente plantas de interesse agronômico.

d) a cultura de tecidos é uma técnica capaz de formar novos indivíduos a partir de fragmentos de plantas colocados em meio de cultivo.

12. (PUC-CAMPINAS) Responda esta questão considere o texto abaixo

Até hoje o corpo humano é um enorme depósito de gorduras. Até uma pessoa magra, de 1,80 m de altura e 70 kg, carrega consigo, em média, cerca de um quinto de seu peso em forma de gordura; ou seja, 14 quilos. (…) Independente de como esse material está distribuído, ele sempre é constituído do mesmo tipo de célula − o adipócito ou célula adiposa. (…) Programados para se depositarem, os adipócitos vão juntando gradualmente os blocos de construção básica que formam a gordura: os ácidos graxos. Cada três deles constroem um chamado triglicerídeo, uma minúscula molécula de gordura que é armazenada pelas células (…).

(Revista Geo, n. 38. p. 47)

A gordura armazena energia nos animais. Nas plantas, essa mesma função é realizada:

a) pela lignina, um polímero de frutose.

b) pela celulose, um polímero de manose.

c) pelo glicogênio, um polímero de glicose.

d) pelo amido, um polímero de glicose.

e) pela quitina, um polímero de manose.

13. (FEI) Sabemos que os cotilédones possuem o material de reserva necessário para alimentar o embrião no início do seu desenvolvimento. Assinale a alternativa que indica de qual estrutura se originam os cotilédones:

a) folhas modificadas.

b) caule modificado.

c) raiz modificada.

d) hipocótilo.

e) endosperma.

14. (UECE) Diferente dos animais, as plantas são organismos fixos que precisam de ajudantes para auxiliar na reprodução sexuada. Esses parceiros têm como principal função transportar o pólen de uma flor para o estigma de outra flor da mesma espécie. Esse processo ocorre por várias vias de transporte: vento, água, animais ou o próprio homem. Sobre a polinização, analise as alternativas a seguir e assinale com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Diversas espécies vegetais apresentam glândulas de néctar nas suas flores, que promovem uma relação mútua entre plantas e animais, representada por variadas e complexas adaptações morfológicas entre esses organismos.

( ) Ao cair no estigma, o grão de pólen é estimulado por substâncias químicas a desenvolver-se em um tubo polínico que pode ser considerado um prolongamento do pólen, cujo objetivo principal é alcançar o óvulo presente no ovário.

( ) As plantas sempre realizam fecundação cruzada e nunca recebem seu próprio pólen, pois não há vantagem evolutiva nesse processo.

( ) Ao mesmo tempo em que buscam recursos alimentares nas flores, os polinizadores bióticos podem promover a polinização.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V, V, F, V.

b) F, F, V, V.

c) F, V, F, F.

d) V, F, V, F.

15. (UNIMONTES) A evolução das plantas induziu o aparecimento de vários tipos de caules modificados, que podem desempenhar funções especiais. As figuras a seguir ilustram alguns deles. Observe-as.

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De acordo com a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que corresponde ao caule conhecido como rizoma.

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

16. (UFLA) Relacione a coluna II de acordo com a coluna I e, em seguida, assinale a sequência correta:

COLUNA I

1. Xerófilas.

2. Higrófilas.

3. Tropófilas.

4. Aciculifoliadas.

5. Latifoliadas.

6. Caducifólias.

COLUNA II

(  ) Plantas que perdem as folhas em determinadas épocas.

(  ) Plantas adaptadas à aridez.

(  ) Plantas adaptadas a uma estação seca e outra chuvosa.

(  ) Plantas que se adaptaram a muita umidade.

(  ) Plantas que possuem folhas do tipo agulha que se adaptam tanto a climas muito frio como muito quente.

(  ) Plantas que possuem folhas largas.

a) 4 – 2 – 1 – 6 – 5 – 3

b) 3 – 6 – 4 – 5 – 1 – 2

c) 1 – 3 – 5 – 6 – 2 – 4

d) 6 – 1 – 3 – 2 – 4 – 5.

17. (UFRN) As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo.

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As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente:

a) vasos condutores; flor e fruto; semente.

b) semente; vasos condutores; flor e fruto.

c) vasos condutores; semente; flor e fruto.

d) semente; flor e fruto; vasos condutores.

18. (FUVEST) A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:

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19. Abaixo estão numeradas figuras de representantes de cinco grandes grupos de vegetais. Assinale a sequência que corresponde, respectivamente, às referidas figuras.

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a) 1-talófita, 2-briófita, 3-angiosperma, 4-gimnosperma, 5-pteridófita.

b) 1-briófita, 2-talófita, 3-gimnosperma, 4-pteridófita, 5-angiosperma.

c) 1-briófita, 2-pteridófita, 3-talófita, 4-gimnosperma, 5-angiosperma.

d) 1-pteridófita, 2-talófita, 3-angiosperma, 4-briófita, 5-gimnosperma.

e) 1-talófita, 2-angiosperma, 3-gimnosperma, 4-briófita, 5-pteridófita.

20. Os quatro grupos vegetais seguintes briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas têm em comum:

a) duas fases de vida, uma que produz gametas e outra que produz esporos.

b) a ocorrência de meiose gamética.

c) a fase gametofítica predominante sobre a fase esporofítica.

d) a presença de tecidos condutores especializados.

e) a presença de tubo polínico.

gab

 

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