Publicado por: Djalma Santos | 19 de agosto de 2017

TESTES DE SISTEMA DIGESTÓRIO (VI)

01. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

Um estudo britânico revela as relações de poder no reino dos bichos e demonstra que a vontade da maioria costuma ser respeitada. Biólogos da Universidade de Sussex, na Inglaterra, relatam movimentos corporais que representam o momento da “votação” e da contagem de votos entre os animais. Esse exercício democrático não depende de capacidade cognitiva avançada e está longe da complexa democracia dos humanos, mas trata-se de fazer valer a vontade da maioria, que quando e respeitada, todos lucram. Um bom exemplo e o do veado-vermelho (Cervus elaphus), ruminante encontrado nas Américas, Europa e África. Não seria nada agradável para cada indivíduo dessa espécie ter de interromper sua mastigação, ou melhor, seu processo digestório, para sair em busca de alimentos com o restante do bando. A refeição apressada poderia prejudicar a DIGESTÃO e roubar-lhe energia.

Texto: Democracia animal, modificado: Acesso 13/09/2016.Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR54940-6010,00.html

Quanto ao processo destacado no Texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. No estomago, o alimento sofre a ação da pepsina que e produzida por glândulas estomacais.

II. A ligação do esôfago com o estomago e feita através do esfíncter cárdia.

III. A passagem do bolo alimentar da boca até o estomago e chamada de absorção.

IV. A mastigação, a deglutição e o peristaltismo são fenômenos físicos da digestão.

V. A ptialina é a enzima digestiva contida na saliva e atua sobre o amido degradando-o em frutose.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, II e V.

b) I, II e IV.

c) II, IV e V.

d) II, III e IV.

e) II, III, IV e V.

02. (UPF) O processo de digestão é controlado pelo sistema nervoso autônomo e por hormônios. Sobre o controle hormonal do processo, analise a figura abaixo.

Os hormônios I, II e III, que agem por inibição(-) ou estimulação (+) diretamente nos seus órgãos-alvo, são, respectivamente:

a) gastrina / secretina / colecistocinina.

b) estimulador gástrico / colecistocinina / secretina.

c) estimulador gástrico / gastrina / secretina.

d) colecistocinina / secretina / gastrina.

e) colecistocinina / gastrina / secretina.

03. (UNAMA) Uma pessoa ao ingerir um pedaço de pão e carne, sofre digestão enzimática desses alimentos na boca, no estômago e no intestino. As etapas pelas quais esse processo ocorre são:

I. Na boca, um pouco de amido do pão sofre ação da ptialina.

II. No estômago, parte das proteínas sofre ação da pepsina.

III. No intestino grosso, a digestão se completa sob a ação de amilases, maltases, proteases e peptidases.

Estão corretas as etapas:

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

04. (UFAM) Os humanos e muitos outros mamíferos desenvolvem duas dentições ao longo de toda sua vida. A dentição decídua domina os primeiros anos, sendo seguida pela dentição permanente no decorrer da vida. Ambas as dentições estão sujeitas a danos causados por maus hábitos de higiene e a outros fatores que podem levar a perda definitiva do dente. Visto que, mais que apenas estético, o conhecimento da anatomia do dente é valioso para a saúde humana e animal, identifique os componentes da figura a seguir:

A sequência que relaciona corretamente os termos é:

a) A-dentina; B-coroa; C-polpa; D-gengiva; E-canal; F-raiz; G-esmalte; H-cemento.

b) A-polpa; B-coroa; C-esmalte; D-canal; E-cemento; F-raiz; G-gengiva; H-dentina.

c) A-polpa; B-raiz; C-esmalte; D-canal; E-cemento; F-coroa; G-gengiva; H-dentina.

d) A-esmalte; B-coroa; C-polpa; D-cemento; E-canal; F-raiz; G-gengiva; H-dentina.

e) A-esmalte; B-coroa; C-polpa; D-canal; E-cemento; F-raiz; G-gengiva; H-dentina.

05. (IFSC) “A PRESSA É INIMIGA DA DIGESTÃO”

Ao primeiro toque do despertador você pula da cama, se arruma e sai de casa correndo. Desfrutar de um belo desjejum nem passa pela cabeça. No almoço a ansiedade acelera as garfadas e encurta o tempo de mastigação. À tarde não há aquela paradinha para um lanche. E à noite, graças ao cansaço e à fome, a vontade é de atacar depressa tudo o que estiver à mesa ou na geladeira. Os especialistas afirmam que esse cenário, em que não há espaço para refeições balanceadas e tranquilas, está por trás do aumento das queixas de problemas digestivos e até da obesidade. O estilo de vida influi diretamente no processo de absorção dos nutrientes. E, quando ele acontece direito, não é só a barriga que sai mais leve. Até o coração pode ser beneficiado. Está provado, por exemplo, que a má digestão favorece problemas como o colesterol, entre outros. Por isso, vale a pena prestar mais atenção nas reações do seu corpo depois de uma boa refeição.

(Disponível em: http://saúde.abril.com.br/edicoes/0288/medicina/conteúdo_246751.shtml. Acesso em: 10 mai.2009.)

Sobre o sistema digestório, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. A ação das enzimas sobre os alimentos transforma moléculas complexas em moléculas menores capazes de serem absorvidas pelas células.

02. O bolo alimentar formado na boca, umedecido pela saliva, é deglutido e conduzido por movimentos peristálticos até o estômago.

04. O fígado participa do processo de digestão produzindo a bile, secreção esverdeada, temporariamente armazenada na vesícula biliar, que atua no intestino delgado na emulsificação das gorduras.

08. No estômago, o ácido clorídrico contribui para amolecer os alimentos e favorecer a ação da pepsina.

16. O pâncreas além de produzir as enzimas que compõem o suco pancreático, também produz hormônios como a insulina e o glucagon, que controlam o nível de glicose no sangue.

32. O intestino grosso é responsável pela absorção de nutrientes que ocorre devido às microvilosidades presentes em sua parede interna.

Soma das alternativas corretas =

06. (UEPG) O intestino delgado é um importantíssimo órgão do sistema digestório. Dentre suas funções, assinale o que for correto.

01. Absorção de nutrientes.

02. Adição da bile e do suco pancreático ao suco digestivo.

04. O desdobramento das substâncias pela ação do suco entérico, que contém várias glucidases (lactase, maltase, sacarase) além de lípases e peptidases. São estas últimas que desdobram os peptídeos em aminoácidos.

08. Iniciar a digestão de alimentos mais complexos como as proteínas e o amido.

Soma das alternativas corretas:

07. (UFPA) Considera-se digestão o processo em que os componentes dos alimentos são transformados em substâncias assimiláveis pelas células. Após uma refeição equilibrada, o bolo alimentar chega ao estômago, órgão responsável pela produção do suco gástrico, que é basicamente constituído de:

a) Amilase salivar e ácido clorídrico.

b) Tripsina e quimiotripsina.

c) Enteroquinase e peptidases.

d) Ácido clorídrico e pepsina.

e) Tripsina e pepsina.

08. Os processos digestivos são fundamentais para a reposição energética. Esses processos envolvem em geral mecanismos secretores, de transporte por membranas e motores, de modo a propiciar os processos de digestão, absorção e excreção. Analise as afirmativas abaixo.

I. A reabsorção de água se dá principalmente no intestino grosso.

II. O peristaltismo depende das propriedades da musculatura lisa em cada nível e de seu controle neural.

III. A secreção de ácido pelo estômago é um fenômeno de importância secundária no processo digestivo.

IV. A maior parte da absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado.

São corretas, somente:

a) II e IV.

b) III e VI.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

09. Em um laboratório, existem três cães:

Cão A: teve seu nervo vago seccionado.

Cão B: teve seu esôfago seccionado e exteriorizado na pele do pescoço.

Cão C: normal.

Aos Três cães foram dados alguns pedaços de carne e, alguns minutos após, foram retiradas amostras de sangue. Essas amostras foram injetadas, cada uma delas, em outros três cães normais.  Através de sondas de borrachas, coletou-se o suco gástrico desses três últimos cães. Espera-se que a produção de suco gástrico tenha aumentado naqueles que receberam amostras de sangue:

a) dos cães A e B.

b) dos cães A e C.

c) dos cães A, B e C.

d) dos cães B e C.

e) do cão C, somente.

10. Quando se compara peixes herbívoros e carnívoros do mesmo porte e encontrados no mesmo ambiente, observa-se, com relação ao aparelho digestivo, que:

a) nos carnívoros o fígado é bem maior.

b) os carnívoros têm cloaca, os herbívoros não.

c) o tubo digestivo dos herbívoros é bem mais longo que o dos carnívoros.

d) nos herbívoros o pâncreas é apenas residual.

e) os carnívoros apresentam glândulas salivares.

11. (UNIFOR) Quando nos alimentamos de alface, a parte das células que não sofre digestão é:

a) o núcleo.

b) o citoplasma.

c) a parede celular.

d) o suco celular.

e) a membrana plasmática.

12. (UFF) Durante o processo evolutivo, a anatomia e a fisiologia digestivas dos animais adaptaram-se, eficientemente, às suas características alimentares. No homem, o alimento é digerido sequencialmente nos diversos compartimentos do tubo digestivo até atingir condições ideais para absorção. Observe adiante a indicação dos tipos de alimentos, enumerados de 1 a 4 e o gráfico de barras que registra as taxas de digestão referentes aos tipos distintos de alimentos em cada compartimento digestivo do homem:

As características digestivas do principal carboidrato e da mais importante proteína do leite apresentam um perfil similar aos tipos de alimentos identificados, respectivamente, pelos números:

a) 1 e 2.

b) 3 e 1.

c) 3 e 2.

d) 3 e 4.

e) 4 e 1.

13. (PUCRS) Considere o papel de cada órgão do sistema digestório humano no processo de digestão do alimento e complete corretamente as lacunas com as informações apresentadas nas alternativas. Ao comermos um sanduíche de pão e queijo, os processos de ………. na boca, ……… no estômago e ………. no intestino ocorrem inicialmente nesta ordem.

a) absorção de água; digestão do amido; liberação de enzima péptica

b) liberação de enzima péptica; absorção de água; digestão do amido

c) liberação de enzima péptica; digestão do amido; absorção de água

d) digestão do amido; absorção de água; liberação de enzima péptica

e) digestão do amido; liberação de enzima péptica; absorção de água

14. (UEG) Sobre a digestão nos diferentes grupos animais, assinale a alternativa incorreta:

a) É intracelular nas amebas e ocorre no interior dos vacúolos digestivos.

b) É intracelular nas esponjas e ocorre no interior de células especiais denominadas coanócitos.

c) Começa extracelular na cavidade digestiva e termina no interior das células nas hidras.

d) Na minhoca e em outros invertebrados complexos é parcialmente extracelular, iniciando-se na cavidade digestiva.

e) Nos vertebrados é extracelular e ocorre inteiramente na cavidade do tubo digestivo.

15. (UNIVASF) Sabendo-se que o estômago dos ruminantes é complexo, formado por várias câmaras, assinale a alternativa que indica a câmara onde são digeridos os alimentos e os microrganismos existentes na massa alimentar.

a) Pança.

b) Barrete (retículo)

c) Folhoso (omaso).

d) Coagulador (abomaso).

e) Intestino.

16. (UFMS) Os animais obtêm alimentos de muitas maneiras, segundo a sua complexidade e o meio em que vivem e dependem da ocorrência de processo de digestão para que os alimentos se tornem úteis. Com base nesse processo nos diferentes organismos, escolha a(s) afirmativa(s) correta(s):

01. A digestão pode ser tanto intra como extracelular, sendo que a intracelular é considerada uma adaptação evolutiva vantajosa, por reduzir grandes massas de alimento para uso celular.

02. De modo geral, os alimentos podem ser líquidos ou sólidos e a maioria pertence a três principais grandes grupos orgânicos, que incluem carboidratos, lipídeos e proteínas.

04. No homem, a digestão não começa na boca porque a enzima digestiva – amilase, secretada pelas glândulas salivares – não possui ação sobre os alimentos.

08. No homem, o intestino grosso é a principal zona de absorção dos alimentos, enquanto o intestino delgado serve para coletar o material não digerido.

16. No homem, o fígado, que secreta a bile, essencial para a digestão de gordura, é componentes do trato digestivo, e o pâncreas, que secreta suco pancreático, não tem função na digestão dos alimentos.

32. As gorduras, da mesma maneira que os carboidratos, são fontes de energia para os organismos e sua digestão consiste na quebra em ácidos graxos e glicerol.

64. No estômago do homem, as células dos tecidos das paredes internas secretam vários tipos de fluidos, entre os quais pepsina e ácido clorídrico.

Soma das alternativas corretas:

17. (UNESP) O destino de uma molécula de celulose presente nas fibras encontradas na alface ingerida por uma pessoa, numa refeição, é:

a) entrar nas células e ser “queimada” nas mitocôndrias, liberando energia para o organismo.

b) ser “desmontada” no tubo digestório, fornecendo energia para as células.

c) servir de matéria-prima para a síntese da glicose.

d) entrar nas células e ser utilizada pelos ribossomos na síntese de proteínas.

e) ser eliminada pelas fezes, sem sofrer alteração no tubo digestório.

18. Alguns animais possuem um intestino relativamente curto. Para compensar a pequena superfície que poderia oferecer de contato com os alimentos a fim de se proceder a absorção dos nutrientes, apresentam uma prega da mucosa intestinal, como uma franja, descrevendo uma trajetória helicoidal. Assim, o bolo alimentar toma mais contato com a superfície de absorção. Essa prega da mucosa recebeu o nome de “válvula em espiral”. Em que animais podemos encontrar a válvula em espiral?

a) Ruminantes.

b) Roedores.

c) Cobras.

d) Tubarões.

e) Marsupiais.

19. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I  II

0 0 – A digestão que ocorre no tubo digestivo do homem é do tipo extracelular.

1 1 – A tripsina, a exemplo da pepsina, é uma enzima proteolítica cujo local de atuação é o estômago.

2 2 – A enterogastrona, produzida na mucosa duodenal é estimulante da secreção gástrica.

3 3 – Sabendo que o amido em presença de lugol toma uma coloração azul-violeta e considerando os três tubos abaixo representados, apenas a solução contida no tubo I ficará colorida.

4 4  – O amido, carboidrato presente no pão, no macarrão, na batata e nas massas em geral, tem sua digestão iniciada na boca e terminada no intestino delgado, com a ação da amilase pancreática.

20. (COVEST) Em relação ao processo digestivo humano:

I  II

0 0 – O suco gástrico é uma solução ácida que, além da função antisséptica, determina o pH ótimo para a ação da pepsina sobre as proteínas do alimento.

1 1 – A bile, produzida pelas células hepáticas, atua sobre o quimo como uma espécie de detergente, emulsionando as gorduras e facilitando a ação das lipases.

2 2 – No suco entérico, além da amilase (ptialina), são encontradas em grandes quantidades, pepsina e tripsina, além de outras substâncias.

3 3 – Em relação aos produtos finais da digestão, é correto afirmar  que, enquanto os açúcares simples (como a glicose e a frutose) e os aminoácidos caem na circulação sanguínea, as gorduras, caem na circulação linfática.

4 4 – As principais veias que saem do intestino, levam o sangue, primeiramente, para o fígado, o qual metaboliza as substâncias tóxicas absorvidas. Só depois, o sangue vai para a circulação geral.

Anúncios

Responses

  1. Olá, professor. Poderia me explicar o raciocínio utilizado na resolução da questão 9?

    • GASTRINA (hormônio)
      – Local de produção: estômago.
      – Estímulo: alimento proteico no estômago.
      – Efeito: estimula a secreção gástrica.
      CÃO B
      – Teve seu esôfago seccionado, como consta no enunciado. Assim sendo, o alimento (pedaços de carne) não chega ao seu estômago. Como consequência, não há produção de suco gástrico (ver ação da gastrina, acima).
      Djalma Santos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: