Publicado por: Djalma Santos | 26 de outubro de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (18)

01. (UFES) O cafeeiro é uma planta Angiosperma. Com relação ao seu ciclo de vida, é incorreto afirmar que:

a) os gametófitos masculino e feminino são o pólen e o ovário, respectivamente.

b) o tubo polínico é formado para conduzir as células espermáticas masculinas até a oosfera.

c) o pé-de-café corresponde à fase esporofítica do ciclo.

d) o fruto do café, que é colhido pelo agricultor, contém um embrião diploide.

e) o androceu e o gineceu correspondem, respectivamente, ao estame e ao pistilo.

02. (MACK) Em uma saída a campo, os alunos do curso de Biologia fizeram uma coleta de vários representantes, dos seguintes vegetais:

A. Musgos.

B Licopódios.

C. Samambaias.

D. Pinheiros.

E. Ciprestes.

No laboratório, os alunos tiveram de classificar esses vegetais pelas características avasculares, vasculares sem sementes e vasculares com sementes. Assinale, no quadro abaixo, a alternativa correta dessa classificação.

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03. (UNEMAT) O Oiti (Licania tomentosa Benth.) da família Chrysobalanaceae, bastante utilizada na arborização de vias públicas e praças dos municípios Mato-grossenses, possui em suas folhas um mecanismo de proteção à transpiração excessiva e esse processo está relacionado aos estômatos. Com base nesta afirmação assinale a alternativa incorreta.

a) Uma grande quantidade de vapor de água deixa as folhas através da transpiração cuticular.

b) Plantas de regiões semiáridas, como a “Barriguda” encontrada na Caatinga, possuem pequeno número de estômatos capazes de se fecharem com rapidez.

c) O processo de abertura e fechamento dos estômatos está relacionado com o grau de turgescência das células-guarda.

d) A impermeabilidade da cutícula é uma adaptação das plantas para economia de água.

e) A temperatura da planta diminui em decorrência da perda de água pela transpiração.

04. (UEPB) Após a fecundação do óvulo de uma angiosperma, abaixo representada, as estruturas 1, 2, 3 e 4 se transformarão, respectivamente, em:

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a) Testa, endosperma 3n, micrópila e embrião.

b) Casca, cotilédones com material de reserva, endosperma 2n e embrião.

c) Casca, cotilédones, micrópila e embrião.

d) Casca, endosperma 2n, micrópila e embrião.

e) Casca, endosperma 3n, micrópila e embrião com cotilédones.

05. (UFABC) “Eu carrego um sertão dentro de mim, e o mundo no qual vivo é também o sertão. As aventuras não têm tempo, não têm princípio nem fim. E meus livros são aventuras, para mim são a minha maior aventura. Escrevendo, descubro sempre um novo pedaço do infinito. Vivo no infinito, o momento não conta”.

(João Guimarães Rosa)

Guimarães Rosa identifica-se com o sertão, região de baixa pluviosidade, cujos vegetais possuem, como características adaptativas:

a) Folhas com superfície reduzida, evitando grande perda de água, cutícula delgada que permite trocas gasosas e sistema radicular desenvolvido, facilitando a captação de água e de nutrientes.

b) Folhas largas com estômatos em criptas, que reduzem a incidência de raios luminosos, cutícula espessa, reduzindo a transpiração cuticular, caules suberosos, evitando os efeitos da elevada temperatura.

c) Folhas com estômatos na região ventral, evitando a incidência de raios luminosos, com predominância de caules claros que refletem os raios luminosos, e raízes fasciculadas que diminuem a perda de água.

d) Folhas com estômatos pequenos e em pequeno número, parênquima amilífero que supre as necessidades energéticas, e raízes com pneumatóforos e grande pressão osmótica, facilitando absorção de água.

e) Folhas transformadas em espinhos, reduzindo a perda de água por transpiração, parênquima aquífero e raízes cobrindo grandes superfícies, que contribuem para armazenamento e absorção de água.

06. (UEM) Sobre as briófitas, é correto afirmar que:

01. Apresentam reprodução assexuada através de gemas ou de propágulos, que se soltam da planta mãe, são levados pela água e dão origem a um novo indivíduo.

02. O embrião desenvolve-se por mitose e forma um esporófito diploide que é dependente do gametófito para sua nutrição.

04. Apresentam esporângios agrupados em estruturas chamadas de soros, as quais aparecem na face inferior dos filoides.

08. Possuem ciclo de vida com alternância de fases haploides e diploides.

16. A fase esporofítica apresenta rizoides, cauloides e filoides.

Soma das alternativas corretas:

07. (Universidade Federal do ABC)

PLANTAS TÓXICAS

Algumas plantas ornamentais podem causar problemas se forem ingeridas por animais e seres humanos. Veja alguns exemplos:

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta): apresenta folhas largas com manchas brancas e com nervuras reticuladas. As folhas são consideradas tóxicas.

Azaléia (Rhododendron sp.): produz flores brancas e coloridas (róseas, vermelhas e arroxeadas). As folhas e flores produzem substâncias tóxicas.

Samambaia-do-campo (Pteridium aquilinum): produz folíolos com esporângios, com rizoma e raízes adventícias. Tóxica para os bovinos.

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima): produz brácteas vermelhas, amarelas, brancas ou róseas envolvendo as pequenas flores. Produz um látex tóxico.

Pode-se afirmar que todas as plantas citadas no texto:

a) Produzem frutos e sementes.

b) Realizam a fotossíntese durante o dia e a respiração apenas durante a noite.

c) Formam estróbilos e soros.

d) São de espécies diferentes e pertencem ao mesmo reino.

e) Apresentam tecidos condutores de seiva e formam prótalo duradouro.

08. (UEPA) O miriti (Mauritia flexuosa L.) 1 é uma das palmeiras mais típicas e belas da Amazônia. Suas folhas 2 apresentam um tipo de pecíolo, popularmente conhecido como “braço” ou “talo”, constituído por um material leve e flexível, de natureza esponjosa. Esse material é muito utilizado no artesanato regional, na confecção de brinquedos comercializados durante os festejos do “Círio de Nazaré”. Seus frutos 3, com apenas uma semente, apresentam polpa da qual é possível extrair um óleo comestível, muito utilizado no preparo de doces.

(www.istoeamazonia.com.br – Com modificações. Acessado em 04/10/2008)

Leia as afirmativas a seguir.

I. Órgão geralmente fotossintetizante, adaptado à captura de luz.

II. Os sistemas de classificação biológica estabelecem categorias taxonômicas para os organismos.

III. É resultado do amadurecimento ovariano.

IV. Designação nomenclatural, na qual a segunda palavra refere-se ao epíteto específico.

V. Em forma de leque, podem apresentar estômatos em ambas as superfícies.

VI. Morfologicamente, apresentam-se como drupas ovoides e carnosas.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os termos destacados no texto e as afirmações acima.

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09. (UNESP) Ao caminhar pela mata, um estudante de biologia coletou um vegetal que apresentava um rizoma do qual saíam folhas lobadas, raízes e novas plantinhas. As folhas novas apresentavam-se enroladas. Nas folhas, de cada lado da nervura principal, observavam-se pequenos pontos escuros. O vegetal em questão pode ser classificado como pertencente ao grupo:

a) das gimnospermas.

b) das pteridófitas.

c) das briófitas.

d) dos musgos.

e) das hepáticas.

10. (Mack) As afirmações abaixo referem-se ao esquema que mostra a sequência da formação dos grãos de pólen de um vegetal.

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I. O formato desses grãos de pólen indica que a polinização ocorre através do vento.

II. Pode ser tanto de uma gimnosperma como de angiosperma.

III. As duas células do grão de pólen são haploides.

IV. Esse processo ocorre no interior dos megasporângios.

Estão corretas apenas:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e IV.

d) II e IV.

e) I e III.

11. (UFLA) Qual das estruturas a seguir pode secretar óleos essências, taninos, compostos fenólicos ou outras substâncias utilizadas para a defesa da planta?

a) Acúleos

b) Papilas

c) Espinhos

d) Tricomas.

e) Estômatos.

12. Uma das vegetações típicas do sertão nordestino corresponde às cactáceas, como, por exemplo, o cacto. Esse e outros vegetais dessa região apresentam adaptações para ambiente seco. Assinale a alternativa que explica o tipo de adaptação ao ambiente seco.

a) folhas modificadas em espinhos, reduzindo a superfície foliar e, consequentemente, a perda de água.

b) abertura permanente de estômatos durante o dia, favorecendo a absorção de água.

c) epiderme rica em ceras aumentando a transpiração.

d) epiderme pobre em ceras diminuindo a transpiração.

e) fechamento de estômatos durante a noite e diminuição da absorção de água.

13. (UFLA) Uma planta cultivada em solo com boa disponibilidade de água poderá sofrer déficit hídrico quando:

a) a taxa transpiratória for igual à taxa de absorção de água do solo.

b) a taxa transpiratória for menor que a taxa de absorção de água do solo.

c) a taxa transpiratória for maior que a taxa de absorção de água do solo.

d) a taxa fotossintética for maior que a taxa respiratória.

e) a taxa fotossintética for igual à taxa respiratória.

14. (FUVEST) A presença ou a ausência da estrutura da planta em uma gramínea, um pinheiro e uma samambaia está corretamente indicada em:

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15. (UEPG) As angiospermas têm diferentes agentes disseminadores, que proporcionam uma eficiente dispersão das suas sementes. A respeito dos processos de disseminação envolvidos, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – Na zoocoria, os frutos e as sementes atraem animais por lhes servirem de alimento. Assim, algumas sementes são levadas para longe, presas à pele desses animais ou transportadas nas suas fezes.

1 1 – Alguns frutos têm mecanismos próprios para uma brusca expulsão das sementes (deiscência explosiva). Durante as horas quentes do dia, sob sol forte, ocorre a desidratação do epicarpo, o que gera forças para a sua ruptura.

2  2 – Na hidrocoria, um fruto é transportado como uma boia, flutuando na água, podendo se fixar e germinar em longas distâncias.

3  3 – Na anemocoria, frutos ou sementes podem apresentar pelos ou expansões aladas, que facilitam o seu transporte pelo vento.

4  4 – São exemplos de zoocoria: as sementes da erva-de-passarinho, o carrapicho e o picão; de anemocoria: a paineira e o algodão; de hidrocoria: o coco-da-baía; e de deiscência explosiva: a mamona e o beijo.

16. (UEM) Sobre as plantas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Levando em consideração a presença de tecido de condução, as plantas podem ser divididas em dois grupos: as avasculares, que incluem as briófitas e pteridófitas, e as vasculares, que incluem as gimnospermas e angiospermas.

02. As plantas apresentam retenção do zigoto e dos estágios iniciais de desenvolvimento do embrião dentro do gametângio feminino; assim, são conhecidas como embriófitas.

04. Nas plantas, a fase gametofítica é formada por indivíduos chamados gametófitos, que produzem gametas por meiose, e a fase esporofítica é composta por indivíduos chamados esporófitos, que produzem esporos por mitose.

08. As plantas classificadas como fanerógamas apresentam estruturas produtoras de gametas bem visíveis, além de produzirem sementes, e, por isso, são também denominadas de espermatófitas.

16. Ao longo da escala evolutiva das plantas, observa-se a redução do gametófito, representado nas angiospermas pelo saco embrionário (feminino) e pelo grão de pólen e tubo polínico (masculino).

Soma das alternativas corretas:

17. (CEFET-SP) Considere o diagrama denominado cladograma, que indica as relações filogenéticas entre os seres vivos, representados no exemplo a seguir pelos principais grupos vegetais. Da linha inclinada, que representa uma linha do tempo, partem ramos laterais que registram a ocorrência de importantes passos evolutivos:

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Nessa representação, o símbolo I indica o surgimento:

a) de vasos condutores.

b) do sistema radicular.

c) da semente.

d) do fruto.

e) dos gametas.

18. (UFLA) Marque a alternativa que apresenta a ordem correta dos termos que completam o texto abaixo.

“Nas angiospermas, o organismo resulta do desenvolvimento de um ___________ contido na semente, que, por sua vez, origina-se das sucessivas divisões ___________ ocorridas em um zigoto. As células embrionárias, dotadas de alto poder proliferativo, originam na planta os tecidos _________, responsáveis pelo crescimento do corpo vegetal. Desses tecidos, surgem os tecidos ___________, com células especializadas no desempenho de uma determinada __________.”

a) clone; meióticas; de formação;  provisórios;

b) meristema; mitóticas; jovens;  adultos;

c) embrião; mitóticas; meristemáticos;  permanentes;  função.

d) embrião; zigóticas; proliferativos;  senis;  função.

e) fruto; meióticas; clonais;  permanentes;

19. (UPE) No Hino de Pernambuco, nossos coqueiros são exaltados por seu porte e beleza.

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Muitos pesquisadores afirmam que o coqueiro Cocus nucifera é originário da Índia e teria chegado à nossa costa de forma natural, flutuando na água do mar. Em relação à classificação taxonômica e à morfologia dessa espécie vegetal, que adorna o litoral brasileiro, é correto afirmar que:

a) é classificado como uma gimnosperma da família das palmeiras, podendo chegar até a 25 metros de altura.

b) o caule é do tipo estipe e as raízes axiais, com eixo principal profundo, responsável pela sustentação do alto tronco do vegetal.

c) o seu fruto é do tipo simples, classificado como drupa. A dispersão ocorre pela água, quando o fruto flutua, graças ao seu mesocarpo rico em fibras, que retém ar no seu interior.

d) a água e a parte branca comestíveis do interior do fruto correspondem ao mesocarpo carnoso.

e) as folhas pinadas, flores pentâmeras e frutos secos indeiscentes (não se abrem espontaneamente, quando maduros) encontram-se inseridos em um mesmo ponto, no alto do caule.

20. (UFPR) A respeito da morfogênese vegetal, é correto afirmar:

01. A dominância apical consiste na inibição do crescimento das gemas laterais por auxinas produzidas pelo ápice caulinar.

02. Durante o fototropismo, com o acúmulo de auxinas na face não iluminada do vegetal, o caule volta-se à fonte de luz, ao contrário do que ocorre com o sistema radicial.

04. A expansão celular induzida pelas auxinas resulta do aumento da elasticidade da parede celular.

08. Os frutos têm origem no desenvolvimento do ovário, processo geralmente induzido por auxinas, as quais têm sua produção aumentada após a fecundação do óvulo.

16. O etileno, um gás produzido por tecidos vegetais, estimula o amadurecimento de frutos verdes e acelera o processo de senescência de frutos maduros.

32. Sementes fotoblásticas negativas têm sua germinação estimulada pela luz branca.

Soma das alternativas corretas:

gab

 


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