Publicado por: Djalma Santos | 2 de novembro de 2017

TESTES DE BOTÂNICA (19)

01. (UEPA) A popular carnaúba (Copernicia prunifera (Miller) H.E.Moore) é apontada como um dos mais valiosos vegetais, do ponto de vista econômico da Região Nordeste. É uma palmeira, cujo caule (1) é usado na construção de casas, e as palhas, são usadas para cobertura de telhados e confecção de chapéus. De suas sementes (2), extrai-se óleo comumente utilizado na fabricação de margarinas. Das folhas obtêm-se ceras (3), empregadas em cremes de polir e encerar, na fabricação de papel-carbono e, ainda, na cosmetologia, farmacologia e indústria eletrônica.

Sobre o texto, afirma-se que:

I. A substância de número (3) pode ser encontrada no tecido epidérmico, tem função impermeabilizante e evita perda excessiva de água pelo vegetal.

II. A estrutura de número (2) é resultante da fecundação do óvulo.

III. A referida planta, membro da divisão Anthophyta, pertence à classe das dicotiledôneas, porque apresenta a estrutura de número (2).

IV. A estrutura de número (1) desse vegetal é do tipo tronco, por ser ramificado desde a base.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

a) I, II, III e IV.

b) II, III e IV.

c) I, II e III.

d) II e III.

e) I e II.

02. (UPE) O bambu é uma planta da família das gramíneas, com ampla utilização na construção civil, na construção de pontes, edificações, pisos, paredes e forros. É também utilizado como planta ornamental e em peças de decoração. Existem em torno de 40 espécies na América Latina, incluindo o Brasil. Assinale a alternativa que contém características desse vegetal.

a) Possui caule não ramificado, do tipo colmo oco, com nítida divisão de nós e entrenós.

b) Suas raízes são do tipo axial ou pivotante, pois ela é uma planta do grupo das dicotiledôneas.

c) Por ser oco, o seu caule não possui tecidos de condução de seiva xilema e floema. Desse modo, a condução ocorre por difusão célula a célula.

d) A madeira do bambu é muito resistente, e, em corte transversal, podemos distinguir anéis de crescimento concêntricos na estrutura maciça.

e) Colênquima e esclerênquima são tecidos de sustentação ausentes em monocotiledôneas, como o bambu, razão por que a sua utilização em edificações não é adequada.

03. (UEPG) Com relação a todas as características das angiospermas, assinale o que for correto.

01. Após a fecundação de uma angiosperma, o ovário transforma-se em frutos, e os óvulos, no seu interior, transformam-se em sementes.

02, Nas angiospermas, o endosperma da semente não tem função durante a germinação, pois todos os nutrientes dessa etapa são retirados da fotossíntese.

04. A semente de uma angiosperma é formada pelo tegumento, proveniente das paredes do óvulo, e pela amêndoa, constituída de embrião e endosperma.

08. Todas as angiospermas são classificadas como monocotiledôneas por se encaixarem no grupo das plantas cujos embriões possuem apenas um cotilédone.

16. A dispersão do fruto por animais é chamada de zoocoria. Quando a dispersão do fruto é realizada pelo vento é denominada anemocoria e, se a dispersão for realizada pela água, denomina-se hidrocória.

Soma das alternativas corretas:

04. (UFLA) “As fanerógamas são didaticamente divididas em órgãos que, por sua vez, são constituídos por grupos de tecidos.” Analise cada proposição considerando-a V (verdadeira) ou F (falsa) com relação aos tecidos vegetais e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

(   ) Os tecidos de sustentação promovem a manutenção da forma do organismo; apresentam na sua constituição os vasos lenhosos e os vasos liberianos.

(   ) Nas angiospermas, o organismo resulta do desenvolvimento de um embrião contido na semente que, por sua vez, origina-se de  sucessivas divisões mitóticas ocorridas em um zigoto.

(   ) As gimnospermas (como os pinheiros) e certas angiospermas dicotiledôneas (como o abacateiro) apresentam meristemas secundários.

(    ) A epiderme, além de promover defesa contra o ataque de microrganismos e contra a perda excessiva de água, pode desempenhar outras funções, principalmente quando se adapta e forma os chamados anexos epidérmicos.

(    ) Quanto à disposição e à forma das células, pode-se observar nas folhas dois tipos de parênquimas clorofilianos: paliçádico e lacunoso.

a) F – V – F – V – V.

b) V – F – V – F – F.

c) F – V – V – V – V.

d) V – V – F – F – F.

e) V – F – V – F – V.

05. (UFJR) Assinale a alternativa correta que preencha, respectivamente, as lacunas das frases I, II e III.

I. Gemas caulinares são formadas por células ……. que se multiplicam ativamente por ……. .

II. As plantas vasculares possuem tecidos especializados na sustentação, que são: …… e ……. .

III. ……… e ……… são hormônios vegetais, responsáveis, respectivamente, pela queda das folhas e pela germinação de sementes.

05

06. (UFAC) Marque a alternativa cuja sequência preenche respectiva e adequadamente as lacunas da seguinte frase:

O pistilo é formado por uma ou mais folhas modificadas, que se fundem originando uma porção basal dilatada, denominada ___________, e uma porção alongada, conhecida como _____________, cujo ápice é o ____________.

a) estilete, estigma e ovário.

b) estigma, estilete e ovário.

c) estigma, ovário e estilete.

d) ovário, estilete e estigma.

e) ovário, estigma e estilete.

07. (UFLA) Analise as seguintes afirmativas:

I. Musgos e hepáticas são exemplos de criptógamas avasculares, ou seja, sem vasos condutores de seivas.

II. Samambaias, avencas e licopódios são exemplos de criptógamas vasculares, ou seja, dotadas de vasos condutores de seivas.

III. As criptógamas são também chamadas espermatófitas pelo fato de formarem sementes.

IV. Plantas que se caracterizam por possuir flores e sementes, mas não formam frutos, pertencem ao grupo das talófitas.

V. As fanerógamas compreendem dois grupos informais: gimnospermas e angiospermas.

VI. As fanerógamas estão distribuídas de maneira restrita pelo mundo, ocupando apenas regiões úmidas.

Estão corretas:

a) II, V e VI.

b) III, IV e VI.

c) II, V e VI.

d) I, II e V.

e) I, III e V.

08. (UNESP) Algumas árvores com folhas largas, revestidas por cutícula, foram cultivadas em uma região onde a temperatura é sempre alta, a umidade do ar é baixa e há abundância de água no solo. Considerando os processos de troca de água com o meio, assinale a alternativa que corresponde às respostas fisiológicas esperadas para essas árvores, crescendo sob essas condições.

08

09. (FMTM) O dendrógrafo é um aparelho que registra pequenas variações no diâmetro do tronco de uma árvore. Medições simultâneas em duas alturas diferentes no tronco de uma mesma árvore mostram que, de manhã, a contração ocorre nas partes próximas à copa da árvore, pouco antes de ocorrer nos pontos mais próximos do solo. Sabe-se também que tais contrações ocorrem devido à intensificação do transporte de água no xilema. De acordo com essas informações, pode-se afirmar que o transporte de água no xilema no período da manhã intensifica-se devido:

a) à diminuição da pressão da raiz.

b) ao aumento na taxa de transpiração das folhas.

c) à diminuição da absorção de água pela raiz.

d) ao aumento da pressão osmótica no xilema.

e) à diminuição da pressão osmótica no interior da raiz.

10. (UFRRJ) OBSERVE A EXPERIÊNCIA A SEGUIR:

Foram colocadas em 4 frascos raízes de um mesmo tomateiro. Cada frasco tinha um meio de cultura, como é mostrado na tabela abaixo. O sinal (+) indica que as raízes se desenvolveram e o sinal (-) indica o não desenvolvimento das raízes.

10

Baseando-se apenas nesses resultados, pode-se afirmar que:

a) tiamina e piridoxina são substâncias de efeitos antagônicos.

b) tiamina e piridoxina são substâncias encontradas nos solos.

c) tiamina e piridoxina não devem ser produzidas pelas raízes.

d) os tomateiros não se desenvolvem em solos sem tiamina e piridoxina.

e) tiamina e piridoxina são essenciais para o crescimento das raízes de todas as plantas.

11. (UFSM) Na passagem evolutiva de plantas aquáticas (algas verdes) para o ambiente terrestre, alguns cientistas consideram as briófitas as primeiras a apresentarem características que permitiram que as plantas invadissem esse tipo de ambiente. No referido grupo (briófitas), uma dessas características é o(a):

a) aparecimento da clorofila, dando início ao processo de fotossíntese.

b) surgimento de tecidos de condução.

c) formação de sementes como o modo mais eficiente de propagação.

d) surgimento de rizoides, que assumiram as funções de absorção e fixação.

e) eliminação da dependência da água para a fecundação.

12. (PUC-MG) A figura abaixo representa um modelo físico que procura explicar a subida de seiva bruta em uma planta.

12

Com base no desenho, relacione a primeira coluna com a segunda e, depois, marque a alternativa que contém a sequência correta.

PRIMEIRA COLUNA

1. Xilema

2. Floema

3. Parênquima clorofiliano

4. Parênquima das raízes

SEGUNDA COLUNA

(   )  A

(   )  B

(   )  C

(   )  D

a) 1, 2, 3, 4.

b) 2, 1, 3, 4.

c) 3, 2, 4, 1.

d) 4, 2, 3, 1.

e) 2, 4, 1, 3.

13. (UEM) Sobre a influência dos fatores ambientais na nutrição e os mecanismos de transporte da seiva bruta e elaborada nos vegetais, é correto afirmar:

01. As plantas necessitam de vários nutrientes minerais, alguns deles em grande quantidade, que recebem, por isso, o nome de macronutrientes, dentre eles: ferro, manganês e boro.

02. A seiva bruta é transportada das raízes até as folhas das árvores de grande porte graças à pressão positiva na raiz e à capilaridade.

04. A concentração de gás carbônico também atua no mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos, sendo que, em concentração elevada, esse gás estimula o fechamento dos mesmos.

08. Segundo a teoria do fluxo por pressão, o deslocamento da seiva elaborada pelo floema resulta de um desequilíbrio osmótico entre as células produtoras e as células consumidoras das substâncias orgânicas.

16. Durante o dia, as plantas realizam fotossíntese, consumindo gás carbônico e produzindo gás oxigênio, o qual não é consumido durante o dia, mas é utilizado à noite no processo de respiração.

Soma das alternativas corretas:

14. (FESURV) O fenômeno de abertura e fechamento dos ostíolos ocorre em função da:

a) perda de água por sudação.

b) eliminação de água por transpiração.

c) respiração das células estomáticas.

d) fotossíntese das células estomáticas.

e) variação da turgescência das células estomáticas.

15. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I  II

0  0 – Fazendo-se uma marca, com um canivete, no caule de uma árvore em crescimento a l metro de altura em relação ao plano do solo e sabendo-se que essa árvore cresce 1 metro por ano, espera-se que ao fim de quatro anos a marca esteja à cerca de 5 metros do solo.

1  1 – No esquema  abaixo, que representa o ciclo reprodutivo das filicíneas os eventos A, B e C são, respectivamente, meiose, germinação e fecundação.

15a

2 2 – Ainda com base no esquema da alternativa anterior, o número de cromossomos de I, II, III e IV é, respectivamente, 2n, n, n e 2n.

3 3 – Na figura  abaixo, que representa uma briófita, as letras A e B indicam, respectivamente, o esporófito e o gametófito.

15b

4 4 – Durante o  mecanismo  de abertura  dos  estômatos,  verifica-se a ocorrência de saída de água do interior das células guardas.

16. (UFJR) Sobre o processo de reprodução sexuada nas angiospermas, está incorreto afirmar:

a) o endosperma é um tecido triploide formado a partir das três células antípodas do saco embrionário.

b) o tubo polínico penetra no óvulo através da micrópila.

c) a dupla fecundação é exclusiva das angiospermas, não ocorrendo em nenhum outro grupo vegetal.

d) o microgametófito é o tubo polínico, enquanto o megagametófito é o saco embrionário.

e) não há formação de arquegônio nas angiospermas.

17. (UFJF) A poda das plantas é um trato cultural que leva ao desenvolvimento de novos ramos. Esse desenvolvimento ocorre em função:

a) do desenvolvimento de gemas laterais, induzido pela diminuição nos níveis de auxina.

b) da formação de novas gemas, induzidas pelo aumento de etileno, produzido em resposta ao dano causado pela poda.

c) da quebra da dormência das gemas, promovida pela redução nos níveis de giberelinas.

d) da ativação do metabolismo ácido das crassuláceas (MAC), induzida pela diminuição nos níveis de etileno.

e) da ativação de gemas apicais, induzidas pelo aumento nos níveis de auxina.

18. (UFLA) As alternativas são corretas com relação à reprodução sexuada que ocorre nas cormófitas (critpógamas e fanerógamas), exceto:

a) As briófitas apresentam reprodução sexuada caracterizada por alternância de gerações. A geração duradoura, isto é, aquela que vive mais tempo e é mais desenvolvida é a geração haploide, gametofítica.

b) Nas criptógamas não há reprodução sexuada, pois esse grupo de plantas não forma estruturas geradoras de gametas.

c) As pteridófitas apresentam reprodução sexuada com alternância de gerações. A geração duradoura é a diploide, que é esporofítica.

d) Nas fanerógamas, na reprodução sexuada, há alternância de gerações. A geração esporofítica é a fase duradoura.

e) Em gimnospermas e angiospermas o gametófito é extremamente reduzido, desenvolvendo-se dentro do próprio esporângio.

19. (PUC-MG) O esquema representa o ciclo reprodutivo de uma Gimnosperma.

19

É correto afirmar sobre esse ciclo, exceto:

a) a estrutura I representa organismo autótrofo e duradouro, chamado esporófito.

b) seus frutos, utilizados por aves, derivam da estrutura III.

c) os endospermas presentes em suas sementes são reservas nutritivas e haploides.

d) a anemofilia ocorre a partir de estruturas masculinas dos esporófitos, presentes em II.

20. (UFRS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes às angiospermas.

I   II

0  0 – Seus óvulos e sementes estão contidos em um carpelo.

1  1 – Elas apresentam um endosperma diploide.

2  2 – Elas apresentam dupla fertilização.

3  3 – Sua geração predominante é gametofítica.

4  4 – Elas são dioicas ou monoicas.

gab

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: