Publicado por: Djalma Santos | 30 de novembro de 2017

TESTES DE BIOENERGÉTICA (XI)

01. (Unioeste) O processo de fotossíntese consiste, basicamente, na produção de compostos orgânicos a partir do CO2 e H2O, utilizando energia luminosa. Este processo ocorre nos organismos clorofilados, tais como as plantas. Em relação à fotossíntese nos vegetais, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A energia luminosa solar é captada por pigmentos presentes nos cloroplastos, sendo os principais denominados clorofilas a e b.

II. Quanto maior a concentração de CO2 e a intensidade luminosa, maior será a taxa fotossintética.

III. O único fator limitante do processo é a energia luminosa, uma vez que o processo não ocorre na ausência de luz;

IV. O ponto de compensação fótico corresponde à intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.

São verdadeiras as afirmativas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) I e III..e) III e IV.

02. (UFLA) Pelo processo de fermentação, substâncias orgânicas do alimento são degradadas parcialmente originando moléculas orgânicas menores. Analise as proposições a seguir referentes aos processos de fermentação:

I. Na fermentação alcoólica, ocorre a formação de etanol e gás carbônico.

II. O sabor azedo das coalhadas e dos iogurtes deve-se ao acúmulo de ácido láctico.

III. Na fabricação do pão, o ácido pirúvico transforma-se em ácido láctico.

Marque a alternativa correta.

a) Somente a proposição I está correta.

b) Somente as proposições I e II estão corretas.

c) Somente as proposições II e III estão corretas.

d) Somente as proposições I e III estão corretas.

03. (PUCPR) Leia o texto a seguir:

A espuma da cerveja

A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem. Atualmente, é a terceira bebida mais consumida no mundo, logo depois da água e do chá. A espuma da cerveja, também chamada de colarinho ou creme, tem um papel fundamental na apreciação adequada da bebida, começando pelo visual: a espuma deve ser consistente e formada por bolhas pequenas. Ela protege o líquido de entrar em contato com o ar, o que evita, principalmente, que o oxigênio do ar cause oxidação da cerveja (deixando com um sabor desagradável). Além disso, também evita que a cerveja esquente e que os compostos aromáticos volatilizem rapidamente, o que ajuda a reter os aromas durante toda a degustação.

Adaptado de: <http://blog.haveanicebeer.com.br/cerveja-for-dummies/o-mito-do-colarinho/&gt;.

Sobre a ação biológica que ocorre na formação da cerveja, analise as afirmativas a seguir:

I. A fermentação dos cereais utilizados ocorre por ação bacteriana.

II. A espuma ou colarinho da cerveja é formada pela liberação de gás carbônico resultante da respiração do microrganismo.

III. A degradação dos açúcares presentes resulta na formação de oxigênio e de álcool.

IV. O microrganismo envolvido é certamente unicelular.

Das afirmativas acima, são corretas.

a) Apenas I, II e IV.

b) Apenas I e II.

c) Apenas II e IV.

d) Apenas III, IV.

e) Apenas I e III.

04. (UFVJM) Para fazer o pão de Cristo, um delicioso pão caseiro, utiliza-se uma mistura de farinha, água, açúcar, sal e um fermento produzido em casa. Depois de misturar os ingredientes, a massa é deixada em repouso para fermentar. A fermentação é uma transformação química realizada por fungos ou bactérias através de um processo anaeróbio. O crescimento da massa ocorre devido à produção de:

a) água.

b) amido.

c) gás oxigênio.

d) gás carbônico.

05. (UEM) Considere um organismo eucarioto, autotrófico e exclusivamente aeróbio e assinale o que for correto.

01. Na etapa de claro (reações de claro) que este organismo realiza ocorrem reações de oxirredução.

02. O processo de degradação e liberação de energia da matéria orgânica consumida por este organismo é a fermentação.

04. A fotossíntese é um processo endergônico, enquanto que a respiração celular é exergônico.

08. Este organismo possui mitocôndrias e cloroplastos.

16. A equação geral da fotossíntese que ocorre neste organismo é um exemplo de reação de oxidação de uma cetona a um álcool.

Soma das alternativas corretas:

06. (PUCPR) Leia o texto a seguir:

Algas poderiam substituir petróleo em produtos sintéticos

De camisas de poliéster, jarras de leite de plástico e tubos de PVC à produção de etanol industrial de alta qualidade, a matéria-prima química etileno pode ser encontrada por toda parte ao redor do globo. Esse hidrocarboneto de baixo custo é feito de petróleo e gás natural, e o modo como é produzido emite mais dióxido de carbono (CO2) que qualquer outro processo químico. À medida que as preocupações sobre os níveis de CO2 na atmosfera têm aumentado, alguns cientistas andaram realizando experimentos alternativos para tornar a produção de etileno mais “verde”, ou ecologicamente correta. No Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia (NREL, em inglês), pesquisadores estão tendo um sucesso inesperado com a ajuda de cianobactérias, ou algas verde-azuladas. Jianping Yu, do Grupo de Fotobiologia do NREL, lidera uma equipe que está trabalhando com esses organismos. Em seu laboratório, eles conseguiram produzir etileno diretamente a partir de algas geneticamente modificadas. Para isso, os cientistas introduziram em cianobactérias um gene que codifica uma enzima produtora de etileno, alterando efetivamente seu metabolismo. Isso permite que os organismos convertam em etileno parte do CO2 utilizado normalmente para produzir açúcares e amidos durante a fotossíntese. (…) Os pesquisadores conseguem produzir etileno a partir de algas ao alterarem uma parte do metabolismo do organismo chamada ciclo dos ácidos tricarboxílicos (TCA), envolvida na biossíntese e produção de energia. Em algas verde-azuladas geneticamente inalteradas, esse ciclo só pode absorver uma fração relativamente pequena, de 13%, dos 2% a 3% do CO2 fixado.

Niina Heikkinen e ClimateWire. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/algas_poderiam_substituir_petroleo_em_produtos_sinteticos.html&gt;.

Sobre o TCA citado no texto, podemos afirmar que:

a) é sinônimo de ciclo de Calvin-Benson.

b) este ciclo é posterior à cadeia respiratória.

c) é o ciclo da fase clara da fotossíntese.

d) este ciclo pertence à respiração.

e) é o ciclo anterior à entrada no ciclo de Krebs.

07. (UNESP) Em uma matéria sobre o papel das plantas na redução da concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, consta a seguinte informação: O vegetal “arranca” o carbono, que é o C do CO2, para usar de matéria-prima para o seu tronco, e devolve para a atmosfera o O2, ou seja, oxigênio.

(Superinteressante, maio de 2016. Adaptado.)

Tal informação refere-se à:

a) respiração celular e está correta, uma vez que, nas mitocôndrias, o carbono do CO2 é disponibilizado para a síntese de tecidos vegetais e o O2 é devolvido para a atmosfera.

b) fotossíntese e está correta, uma vez que, através desse processo, a planta utiliza o carbono na síntese de seus tecidos, devolvendo para a atmosfera o oxigênio do CO2.

c) fotossíntese e está incorreta, uma vez que o carbono do CO2 é utilizado na síntese de carboidratos que serão consumidos na respiração celular, mas não como matéria-prima do tronco.

d) fotossíntese e está incorreta, uma vez que o oxigênio liberado para atmosfera provém da reação de decomposição da água, e não do CO2 que a planta capta da atmosfera.

e) respiração celular e está incorreta, uma vez que o O2 liberado para atmosfera tem origem na quebra de carboidratos na glicólise, da qual também resulta o carbono que irá compor os tecidos vegetais.

08. (UERJ) Em plantas carnívoras, a folha não é utilizada apenas para realização de fotossíntese, mas também para alimentação, através da captura de insetos. Como as plantas com muitas adaptações para o carnivorismo apresentam um gasto energético extra em estruturas como glândulas e pelos, suas folhas são, em geral, menos eficientes fotossinteticamente. Considere três tipos de plantas:

– não carnívoras.

– carnívoras pouco modificadas para tal função.

– carnívoras altamente modificadas para tal função.

Com o objetivo de estudar a adaptação para esse modo de alimentação, os três tipos foram colocados em quatro meios experimentais diferentes. Observe a tabela:

08

As plantas carnívoras altamente modificadas tiveram melhor adaptação, sobretudo, no seguinte meio experimental:

a) W.

b) X.

c) Y.

d) Z.

09. (PUC-RIO)

09

Qual processo é indicado pela reação acima?

a) Fermentação realizada por células musculares.

b) Glicólise realizada por células eucarióticas.

c) Respiração aeróbica por células animas.

d) Fermentação realizada por leveduras.

e) Glicólise realizada por bactérias.

10. (UEMG) Analise o esquema, a seguir, que representa as três etapas de um processo metabólico energético.

10

Sobre esse processo metabólico, é correto afirmar que

a) as plantas realizam as etapas II e III, mas não realizam a I.

b) a maior produção de CO2 ocorrerá na fosforilação oxidativa.

c) a etapa I é comum aos metabolismos de respiração anaeróbia e aeróbia.

d) os procariotos, por não apresentarem mitocôndrias, não realizam a etapa III.

11. (PUC-RIO) Sterna paradisaea, também conhecida como andorinha do ártico, é uma ave migratória que percorre aproximadamente 40.000 km a cada ano. A maior parte da energia requerida para uma ave realizar uma rota migratória de longa distância é armazenada sob a forma de:

a) Glicogênio.

b) Gordura.

c) Proteína.

d) Carboidratos.

e) ATP.

12. (IFMG) A fermentação é um processo anaeróbio de produção de energia a partir de substâncias orgânicas. A respeito desse processo metabólico é incorreto afirmar que:

a) Na indústria de laticínios, microrganismos genericamente conhecidos como lactobacilos realizam fermentação láctica, produzindo lactato, gás carbônico e ATP.

b) O saldo de ATPs por moléculas de glicose gerados na fermentação alcóolica é o mesmo da fermentação láctica.

c) A fermentação alcóolica tem grande utilidade na fabricação de bebidas alcóolicas, bem como de pães e algumas massas.

d) Durante um esforço muscular muito rápido ou intenso, a quantidade de oxigênio que chega ao músculo é insuficiente para obtenção de toda a energia necessária, sendo preciso recorrer à fermentação láctica.

13. (UFAM) Em relação à fotossíntese é incorreto afirmar:

a) ATP e NADPH são produtos da reação de claro que serão consumidos no ciclo de Calvin.

b) A cadeia transportadora de elétrons se encontra na membrana dos tilacoides dos cloroplastos.

c) A função primária do ciclo de Calvin é sintetizar carboidratos simples.

d) A sequência que representa corretamente o fluxo de elétrons durante a fotossíntese é: H2O > NADPH > ciclo de Calvin.

e) As moléculas de ATP que são produzidas na fotossíntese são usadas na respiração.

14. (UEA) Leia o texto para responder esta questão.

As leveduras são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Apresentam parede celular e membrana plasmática envolvendo o citoplasma, onde são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense e outras organelas. Não possuem cloroplastos e nem moléculas de clorofila dispersas no citosol. A fermentação realizada por leveduras é diferente da fermentação realizada pelos músculos humanos, porque:

a) a primeira produz gás carbônico e a segunda não produz esse gás.

b) a primeira utiliza glicose e a segunda utiliza aminoácidos.

c) a primeira produz 2 ATP e a segunda produz 38 ATP.

d) a primeira utiliza energia luminosa e a segunda não utiliza essa energia.

e) a primeira utiliza gás oxigênio e a segunda não utiliza esse gás.

15. (UEPG) Dentre as diferentes estratégias utilizadas para a obtenção de energia pelas células, assinale o que for correto.

01. Na respiração aeróbia, o oxigênio é o aceptor final de elétrons e há produção de gás carbônico e água. A energia obtida na respiração é utilizada na síntese de adenosina trifosfato (ATP).

02. Durante a fotossíntese, na etapa química, a energia luminosa é absorvida pela clorofila e armazenada em ATP, utilizado pela planta para a produção de glicose, a partir de oxigênio e água.

04. Na fermentação, a glicose é quebrada sem consumo de oxigênio do ambiente. Esta é uma estratégia de obtenção de energia utilizada pelos organismos anaeróbios obrigatórios, os quais não possuem enzimas que participam do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória.

08. A glicose é a fonte primária de energia. Durante um período de exercício físico intenso, os lipídeos podem ser oxidados e, embora forneçam mais energia que a glicose, o processo é mais lento.

Soma das alternativas corretas:

16. (UFPR) A figura abaixo apresenta uma classificação dos seres vivos baseada em sua fonte primária de energia.

16

Bactérias são encontradas nos grupos:

a) 1, 2 e 3, apenas.

b) 1, 2 e 4, apenas.

c) 1, 3 e 4, apenas.

d) 2, 3 e 4, apenas.

e) 1, 2, 3 e 4.

17. (UNICISAL) A glicólise, etapa da respiração celular, é uma sequência de 10 reações enzimáticas, na qual uma molécula de glicose é convertida em duas moléculas de três carbonos, o piruvato, com a produção concomitante de ATP e NADH. Quando o oxigênio molecular não está presente (por exemplo, em raízes de plantas em solos alagados), a glicólise pode ser a fonte principal de energia para as células. Para que a produção de energia em raízes de plantas continue ocorrendo na via glicolítica, quando o oxigênio molecular não está presente, é necessário que o NADH, produzido na glicólise, seja reoxidado pelas vias de fermentação láctica ou alcoólica, permitindo:

a) a produção de uma pequena quantidade de energia química na forma de ATP.

b) que os produtos lactato e etanol sejam imediatamente oxidados no ciclo do ácido cítrico.

c) a liberação de CO2 pelas duas vias de fermentação, produzindo pequena quantidade de ATP.

d) o pleno funcionamento do ciclo do ácido cítrico e da cadeia transportadora de elétrons na mitocôndria.

e) que ambas as vias da fermentação, as quais ocorrem exclusivamente na matriz mitocondrial, liberem CO2, produzindo ATP.

18. (UNIFOR) Considere os seguintes seres vivos:

I. Cajueiro

II. Bactéria

III. Macaco prego

IV. Fungo

V. Arara azul

VI. Musgo

A opção que contém a correlação correta entre o ser vivo e a sua principal forma de obtenção de energia é, respectivamente:

a) autotrófica – autotrófica – heterotrófica – heterotrófica – autotrófica – autotrófica.

b) heterotrófica – heterotrófica – autotrófica – autotrófica – heterotrófica – heterotrófica.

c) autotrófica – heterotrófica – heterotrófica – heterotrófico – heterotrófica – autotrófica.

d) autotrófica – heterotrófica – heterotrófica – autotrófica – autotrófica – autotrófica.

e) heterotrófica – autotrófica – autotrófica – heterotrófica – autotrófica – heterotrófica.

19. (PUC-PR) Leia o fragmento de texto a seguir:

Mars One: já há quem saiba como produzir água e oxigênio em Marte

Os primeiros colonos da Mars One deverão sobreviver no planeta vizinho suportados por sistemas que geram oxigênio a partir da eletrólise e produzem água recorrendo a componentes existentes no solo marciano

As naves do consórcio Mars One só deverão partir para Marte depois de 2023 – e pelo meio ainda haverá um reality show para a seleção da primeira colônia humana e recolha de fundos. As previsões do consórcio holandês apontam para o envio de 24 a 40 pessoas para o planeta vizinho. O que coloca a questão: como vão viver estas pessoas se alguma vez chegarem a Marte? A resposta à questão já começou a tomar forma: a empresa Paragon, que havia sido previamente selecionada pelo consórcio Mars One, acaba de dar a conhecer as linhas mestras de uma solução conhecida como Controle Ambiental do Habitat de Superfície e Sistema de Suporte à Vida (ECLSS) que terá como objetivo prover os primeiros colonos de Marte com água e oxigênio a partir de recursos existentes em Marte ou que derivam da atividade humana enquanto se encontra no denominado planeta vermelho.

A Paragon aproveitou a experiência ganha, durante as duas últimas décadas, no desenvolvimento de suporte da vida humana em ambientes inóspitos para delinear uma solução composta por cinco módulos – que recriam o ciclo da água e do oxigênio.

Entre os módulos essenciais figura o Sistema de Gestão da Atmosfera (AMS), que tem por objetivo a produção de oxigênio através da eletrólise da água. Este módulo também estará apto a detectar incêndios e compostos nocivos, bem como a proceder à monitorização do dióxido de carbono. A produção de oxigênio será seguramente uma das preocupações prioritárias para o ambicioso projeto de instalação de uma colônia em Marte, mas não poderá funcionar sem o apoio de outros módulos. A água usada na eletrólise (que produzirá o oxigênio) será produzida por um Sistema de Processamento de Recursos (ISRPS) a partir dos componentes existentes no solo marciano. O ISRPS deverá ainda assegurar a produção de nitrogênio e argônio a partir da atmosfera marciana.

Disponível em: <http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2015-07-01-Mars-One-ja-ha-quem-saiba-como-produzir-agua-e-oxigenio-em-Marte&gt;. Acesso em 05.07.2015.

Imagine que, pelas condições do planeta, a produção que será feita não seja exatamente de oxigênio, mas de um elemento análogo. Se esse elemento conseguisse ser utilizado pelo corpo, na mitocôndria, ele seria usado para formação de água e, portanto, seria detectado:

a) No ciclo de Krebs.

b) Na glicólise.

c) No ciclo de Calvin.

d) Na cadeia respiratória.

e) Na fase de Hill.

20. (UNIVERSIDADA CATÓLICA SC) Considerando os ciclos do oxigênio e do gás carbônico, é correto afirmar que:

a) As florestas, visto que são comunidades clímax, são responsáveis pela maior parte do oxigênio produzido no planeta.

b) O oxigênio produzido pela fotossíntese é oriundo da quebra da molécula de gás carbônico.

c) A fotossíntese possui uma fase clara (Reação de Hill), que ocorre exclusivamente durante o dia, e uma fase escura (Reação de Blackman), que ocorre exclusivamente na ausência de luz.

d) Ao contrário da fotossíntese, cuja taxa oscila dependendo da quantidade de luz, a taxa respiratória é praticamente constante durante o dia e a noite.

e) O ponto de compensação fótico da fotossíntese ocorre quando a fotossíntese é máxima.

gab


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: