Publicado por: Djalma Santos | 1 de fevereiro de 2018

TESTES SOBRE FUNGOS (3)

01. (ACAFE) Fungos contra baratas

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal descobriram que o fungo Aspergillus westerdijkia tem grande potencial para infectar baratas ainda em sua fase embrionária, nas ootecas, as estruturas que abrigam seus ovos. A pesquisa, realizada com apoio da FAPESP, trata-se de uma dupla inovação: aliem de poder se transformar em uma alternativa aos riscos provocados por inseticidas químicos ao meio ambiente, o fungo ataca o inseto em uma fase crítica do seu desenvolvimento, quebrando seu ciclo de multiplicação.

Fonte: Biologia & Ciências, 19/04/2016.Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos, existindo espécies unicelulares e pluricelulares. Externamente, as células dos fungos são impregnadas, em sua grande maioria por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.

II. Os fungos pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa, chamada de hifa, agrupada, formando um pseudo tecido denominado micélio.

lll. Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, como parasitas ou estabelecendo associações mutualísticas com outros organismos. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores.

lV. O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas. Devido ao uso de inimigos naturais para controlar a população e propagação das pragas, não há desvantagens na utilização dessa técnica.

V. Micose é o nome genérico dado às infecções provocadas por fungos. Entre as micoses que afetam os seres humanos podemos citar: candidíase, tricomoníase e pitiríase.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) IV – V.

b) III – IV.

c) II – III – IV.

d) I – II – III.

02. (UEM) No Reino Fungi existem algumas espécies que são economicamente importantes para o homem e outras que são patogênicas. Sobre os organismos desse Reino, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A estomatite, doença comum em crianças, é causada por um fungo oportunista.

02. As leveduras são fungos unicelulares e todos os seus representantes são causadores de doenças.

04. O botulismo é causado pela ingestão de alimentos contaminados por produtos tóxicos do metabolismo de um fungo.

08. O “sapinho” é uma candidíase bucal em humanos, causada por um fungo, que surge quando o indivíduo está com baixa imunidade.

16. Os fungos têm destaque na agricultura, pois podem causar a ferrugem e prejuízos na conservação de sementes.

Soma das alternativas corretas:

03. (UEG) Foi publicado na revista científica Microbiology, em 2008, a descoberta, na Patagônia argentina, de uma nova espécie de fungo ascomiceto endofítico em uma espécie arbórea de florestas capaz de produzir grande quantidade de hidrocarbonetos e derivados de diesel, um subproduto do petróleo. Esse fungo também pode formar essas substâncias a partir da celulose.

LOPES, S., ROSSO, S.Bio: volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 260-261.

Com base nessas informações e nas características desse fungo, tem-se o seguinte:

a) esse fungo, sendo considerado ascomiceto, possui tecidos hifáticos e micelínicos, o que pode possibilitar a produção dessas substâncias.

b) esse fungo é considerado endofítico, uma vez que pode ser parasita facultativo, e seu micélio não está entre os tecidos do hospedeiro vegetal, no caso, a espécie arbórea.

c) o desenvolvimento de substâncias a partir da celulose é devido ao fato de a parede celular fúngica conter esse monossacarídeo abundante na sua constituição.

d) a relação ecológica desse fungo com a espécie arbórea se torna intraespecífica comensal, uma vez que o fungo tem autonomia na produção das substâncias.

e) espécie como essa descoberta na Patagônia consegue realizar processos biotecnológicos em função do seu potencial enzimático e importância ecológica.

04. (PUC-RS) Os fungos são organismos que possuem características que tornam este grupo de seres vivos bastante peculiar, pois evoluíram de maneira tal que, atualmente, apresentam uma grande diversidade de formas corporais, de ciclos de vida e de estruturas reprodutivas, o que favorece a sua adaptação a variadas condições ambientais. Sobre os fungos, é correto afirmar que:

a) Cada um de seus filamentos é denominado de micélio.

b) O cogumelo corresponde ao corpo de frutificação nos Basidiomicetos.

c) São seres procariotos e fermentadores que decompõem a matéria orgânica.

d) Seus esporângios produzem esporos – células diploides (2n) envolvidas no processo de reprodução sexuada.

e) A fusão de hifas, também conhecida como plasmogamia, corresponde à parte assexuada do seu ciclo reprodutivo.

05. (UDESC) Em relação aos fungos é correto afirmar.

a) São procariontes e realizam sua nutrição por quimiossíntese.

b) Não possuem organelas celulares, pois a estrutura deles é constituída de capsídeo.

c) São classificados em quatro classes: Sarcodínea, Ciliophora, Flagellata e Sporozoa.

d) São nocivos à saúde, pois todas as espécies causam micoses ao homem.

e) São eucariontes e a maioria deles possui sua estrutura composta por um emaranhado de filamentos designados hifas, cujo conjunto se chama micélio. Também existem formas unicelulares.

06. (UEA) Na década de 1920, o pesquisador Alexander Fleming notou, em uma cultura de bactérias, o desenvolvimento de um fungo de determinado gênero, que impedia o crescimento de bactérias. Ele identificou a substância produzida pelo fungo responsável por essa inibição, descobrindo-se, assim, o primeiro antibiótico. O fungo é um organismo 1, unicelular ou pluricelular, e que quanto à forma de nutrição é chamado 2. As lacunas (1 e 2) do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por:

a) procarionte e autótrofo ou heterótrofo.

b) eucarionte e autótrofo.

c) procarionte e heterótrofo.

d) procarionte e autótrofo.

e) eucarionte e heterótrofo.

07. (UFSM) Esta questão está baseada em trechos da reportagem “A microbiologia dos alimentos e das bebidas”. (Scientific American Brasil – A Ciencia na cozinha, 3, 2007.)

Os tempehs são alimentos que se apresentam sob a forma de um doce de matéria vegetal recoberto e penetrado pelo micélio branco de uma espécie de Rhizopus. Mesmo que você não conheça esse alimento típico da Indonésia, já compreendeu, pela palavra-chave sublinhada, que os tempehs contam com a ação de _______________ para serem produzidos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) bactérias

b) fungos

c) bactérias e fungos

d) bactérias e algas unicelulares

e) algas unicelulares

08. (UNISC) Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que indica as características dos fungos.

a) São eucariontes, heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. Parede celular formada, principalmente, por quitina.

b) São eucariontes, autótrofos, pluricelulares. Parede celular formada, principalmente, por celulose.

c) São eucariontes, heterótrofos, pluricelulares. Células desprovidas de parede celular.

d) São procariontes, unicelulares, maioria heterótrofos. Parede celular formada por peptideoglicano.

e) São procariontes, autótrofos, unicelulares. Parede celular formada por celulose.

09. (UECE) O Reino Fungi compreende seres particulares, dentre os quais o mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis utilizados em diversas receitas culinárias e o Penicillium associado à produção de antibióticos. Com relação aos fungos, analise as proposições abaixo.

I. São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, exclusivamente heterotróficos.

II. Nos fungos pluricelulares, o glicogênio é o material de reserva, mas nos unicelulares o amido é que cumpre essa função energética.

III. Realizam sua nutrição através de digestão extracorpórea, liberando, no ambiente, enzimas digestivas que transformam macromoléculas em moléculas menores.

IV. Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.

Está correto o que se afirma somente em:

a) I e IV.

b) II e IV.

c) II e III.

d) I e III.

10. (UFMS) Observe o desenho abaixo e indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s) sobre esse grupo de organismos.

10

01. São organismos eucarióticos.

02. Fazem parte do Reino Fungi.

04. Existem espécies comestíveis, venenosas e outras alucinógenas.

08. Existem espécies fotossintetizadoras.

16. Podem ser saprófitas ou parasitas.

32. O champignon é um exemplo pertencente a esse grupo.

Soma das alternativas corretas:

11. (FUMEC) Observe o organismo representado figura abaixo:

11

Com base nas informações da figura, é correto afirmar que o grupo do organismo representado não possui seres do tipo:

a) consumidor.

b) decompositor.

c) parasita.

d) produtor.

12. (UEPG) O ramo da biologia que estuda os fungos é a micologia. Seus principais representantes são os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras. Com relação às características gerais deste grupo, assinale o que for correto.

01. Os fungos são eucariontes e, embora existam formas unicelulares, como o levedo, a maioria é formada por um emaranhado de filamentos, as hifas, cujo conjunto se chama micélio.

02. Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo. As hifas podem ser de dois tipos: cenocíticas e septadas.

04. Os fungos são autotróficos e, além da clorofila a, algumas espécies possuem ficocianina (pigmento azul) ou ficoeritrina (pigmento vermelho).

08. Durante os processos de reprodução sexuada de muitas espécies de fungo, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos, constituindo os corpos de frutificação, dos quais cogumelos e orelhas-de-pau são os exemplos mais conhecidos.

16. A parede celular dos fungos é formada por peptidoglicanos e ao redor da parede existe uma cápsula, de consistência viscosa e formada por proteínas e polissacarídeos.

Soma das alternativas corretas:

13. (PUC-RJ) Indique, dentre os processos abaixo, a opção que esteja relacionada com a nutrição em fungos.

a) Síntese de matéria orgânica com energia liberada da oxidação de matéria inorgânica.

b) Síntese de matéria orgânica com utilização de energia luminosa.

c) Digestão extracorpórea e absorção celular de matéria orgânica digerida do meio.

d) Digestão corpórea e extracelular em órgãos específicos.

e) Endocitose de moléculas orgânicas complexas do meio e digestão intracelular.

14. Sobre os fungos, pode-se afirmar que:

I   II

0  0 –  assemelham-se às células animais, por apresentarem quitina na parede da maior parte de suas espécies.

1  1 – não realizam o ciclo de Krebs.

2  2 – são heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta ou viva.

3  3 –  armazenam amido como substância de reserva.

4  4 – apenas os fungos deuteromicetos são capazes de sintetizar clorofila, constituindo-se num elo evolutivo com os vegetais.

15. (UFT) As plantações de eucalipto (Eucalyptus globosus) no município de Ponte Alta, Estado do Tocantins, foram prejudicadas com o aparecimento de uma doença grave provocada por um fungo, conhecida como murcha de ceratocistis (Ceratocystis sp.). O fungo inicia a colonização pelas raízes e rapidamente se espalha pela planta toda, as extremidades apicais secam e a planta morre.

A partir destas informações é incorreto afirmar:

a) Ceratocystis se enquadra em um grupo de organismos eucariontes, heterotróficos, geralmente multinucleados e Eucalyptus em um grupo de eucariontes, multicelulares e fotossintetizantes.

b) O eucalipto apresenta um risco potencial para a flora do cerrado por ser exótica.

c) A taxa de multiplicação da população de Ceratocystis é potencialmente mais elevada que a de Eucalyptus.

d) Eucalyptus e Ceratocystis são os nomes específicos do eucalipto e do fungo, respectivamente.

e) A relação ecológica entre Ceratocystis e Eucalyptus é do tipo interespecífica negativa.

16. (FPS) Algumas espécies de fungos filamentosos podem provocar micoses, particularmente na pele de seres humanos e animais. É possível inferir que tais organismos:

a) São formados por hifas multicelulares, com parede celular constituída por celulose.

b) Possuem micélios ramificados e são parasitas anaeróbios.

c) São heterótrofos que se reproduzem assexuadamente por brotamento ou gemulação.

d) São conhecidos como “mofos” e produzem esporos sexuais através mitoses sucessivas.

e) Não possuem pigmentos fotossintetizantes e secretam enzimas extracelulares.

17. (UNITINS) Mofos, bolores e champignons fazem parte do reino Fungi. Sobre os fungos, é correto afirmar que:

a) armazenam amido e lipídeo como substância de reserva, assim como os animais.

b) os fungos, em sua maioria, são multicelulares e apresentam filamentos chamados de hifas.

c) são organismos eucarióticos, exclusivamente multicelulares, autótrofos, com parede celular constituída de queratina.

d) reproduzem-se apenas assexuadamente por meio dos esporos.

e) as micorrizas são fungos parasitas que crescem no interior das células das raízes de algumas plantas.

18. (FPS) Fungos possuem papel ecológico como decompositores na cadeia alimentar, mas também podem causar micoses, particularmente na pele. Esses organismos:

a) Produzem pigmentos fotossintetizantes.

b) Armazenam amido como reserva energética.

c) Possuem parede celular constituída por lignina.

d) Realizam digestão extracelular.

e) Reproduzem-se sexuadamente por gemulação.

19. (COVEST) Os fungos têm grande importância na agricultura, na indústria e na medicina. Sobre essa questão, considere o que é afirmado a seguir.

I   II

0   0 – Sua importância para a agricultura é reconhecida devido às doenças causadas em plantas cultivadas, a exemplo de milho, feijão, batata, café e algodão. Além disso, os fungos causam prejuízo na conservação de sementes, a exemplo do Aspergillus flavus que produz potentes toxinas que podem causar lesões hepáticas graves.

1  1 – Os fungos são também aliados dos interesses humanos na agricultura. É o caso da associação de fungos com as raízes da planta hospedeira formando as micorrizas, onde os fungos obtêm nutrientes e aumentam a capacidade de absorção de sais minerais do solo pelas raízes.

2  2 – Doenças causadas por fungos, que são chamadas micoses, ocorrem no homem; as mais comuns são o “sapinho”, ou a candidíase, causada pelo fungo Candida albicans, e a “frieira” ou pé-de-atleta, provocada pelo fungoTinea pedis.

3  3 – Na fabricação do álcool e de bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja, é fundamental a participação dos fungos da espécie Agaricus campestris, que realizam fermentação alcoólica, convertendo açúcar em álcool etílico.

4  4 – Os fungos são enquadrados num reino exclusivo: o reino Fungi, devido às suas especificidades. Sua reprodução normalmente envolve esporos, como ocorre entre algumas plantas; mas armazenam glicogênio e, como os animais, apresentam nutrição heterótrofa.

20. (UEPG) A área da Biologia responsável pelo estudo dos fungos é a micologia. Estes seres possuem funções importantes, tais como a decomposição, a produção de antibióticos e na alimentação, por exemplo. Em relação às características dos fungos, assinale o que for correto.

01. A reprodução sexuada ocorre por meio de brotamento ou pela produção de esporos, originando organismos com núcleos diploides resultantes de mitoses sucessivas.

02. Um representante do grupo dos ascomicetos é o levedo (Saccharomyces cerevisiae), usado na fabricação de bebidas alcoólicas, o qual se reproduz assexuadamente por brotamento.

04. São seres heterotróficos capazes de absorver moléculas orgânicas simples por meio de uma digestão extracorpórea, processo em que ocorre o lançamento ao meio de enzimas que digerem essas moléculas e assim pode absorver as partículas menores.

08. Os liquens são associações entre fungos e plantas. Os fungos desenvolvem uma relação de parasitismo nas raízes das plantas, as quais lhes fornecem água e sais minerais.

Soma das alternativas corretas:

gab

 

Anúncios

Responses

  1. Muito boas as suas listas de exercícios professor, estão me ajudando bastante. Obrigada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: