Publicado por: Djalma Santos | 10 de março de 2018

TESTES DE MEMBRANA E PERMEABILIDADE CELULAR (2)

01. (ACEFE) A salga é um dos mais antigos meios de conservação de alimentos conhecido. Seu princípio está baseado no emprego do sal que, em concentração adequada, diminui ou até mesmo impede a decomposição do alimento, quer seja pela “autólise”, quer seja pela ação de microrganismos. Este processo está diretamente relacionado com a membrana plasmática (membrana celular). Em relação ao tema e correto afirmar.

a) O Transporte Passivo ocorre através da membrana semipermeável sempre a favor do gradiente de concentração, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Nele, a água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de maior concentração de soluto para o de menor concentração, não envolvendo “gasto” de energia. A pressão com a qual a água é forcada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.

b) A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasma lema, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas, encontrada somente em células eucariontes.

c) O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana plasmática é o mosaico fluído, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com este modelo, a membrana é formada por uma bicamada lipídica (fosfolipídios) onde se encontram mergulhadas moléculas de proteínas. Externamente, apresenta o glicocalix, que entre outras funções, participa do reconhecimento intercelular.

d) O sal inibe o crescimento microbiano afetando a pressão osmótica das células. Os microrganismos morrem por turgência, pois como o meio externo contém alta concentração de sal, a água entra no citoplasma do microrganismo através do processo de osmose.

02. (UNICID) A figura ilustra um dos efeitos da osmose em uma célula vegetal.

Observando a posição da membrana com relação à parede celular, é correto afirmar que o meio em que a célula está imersa é:

a) Hipertônico, pois a célula apresenta aumento do volume interno.

b) Isotônico, pois a célula não apresenta alteração do volume interno.

c) Hipotônico, pois a célula apresenta diminuição do volume interno.

d) Hipotônico, pois a célula apresenta aumento do volume interno.

e) Hipertônico, pois a célula apresenta diminuição do volume interno.

03. (UECE) “O Premio Nobel de Química de 2003 foi outorgado ao descobridor dos canais de água e a um estudioso da estrutura e mecanismos dos canais de íons. (…). Metade do premio foi outorgada ao químico e medico Peter Agre da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, EUA, pela descoberta dos canais de água, e a outra metade ao bioquímico e médico Roderick MacKinnon da Universidade Rockfeller, em Nova Iorque, EUA, por estudos estruturais e mecanisticos de canais de íons.”

(Química Nova na Escola. Canais de agua e de ions, N° 18, 2003).

Sobre os canais de ions, e correto afirmar que:

a) Os canais de água são cruciais para a vida, sendo encontrados em todos os organismos exceto nas bactérias.

b) Há muitas proteínas canais de água (aquaporinas) no mundo vivo, sendo que nos seres humanos existem pelo menos 11 aquaporinas diferentes, porém nas plantas esses canais sao ausentes.

c) O transporte de uma espécie ao longo de um gradiente de concentração é mediado por proteínas canais na membrana, enquanto o transporte contra um gradiente de concentração é mediado por bombas na membrana tais como a ATPase Na+/K+.

d) No caso dos canais de água no pâncreas, seu funcionamento é estimulado pelo hormônio antidiurético “vasopressina”; pessoas com deficiência desse hormônio podem sofrer da doença diabetes insipida, que causa a produção de 10-15 L de urina por dia.

04. (CESPE-UnB)

Tendo como referência a figura acima, que ilustra o esquema de uma membrana biológica, assinale a opção correta.

a) A estrutura I, na face interna da membrana, funciona como identificadora de células e protege as membranas contra danos mecânicos e químicos.

b) A estrutura II impede a passagem de íons e de moléculas solúveis em água, que são transportados através dos fosfolipídios.

c) As células procariotas adjacentes às estruturas I e II estão conectadas a uma complexa rede de tubos e filamentos proteicos que constituem o citoesqueleto.

d) As proteínas das membranas biológicas são suscetíveis de deslocamentos.

05. (UNICENTRO) A membrana plasmática possui diversas especializações, como exemplo, as microvilosidades que estão presentes em células do epitélio intestinal. Com relação à função das microvilosidades, assinale a alternativa correta.

a) Auxiliam na produção de bile.

b) Diminuem a superfície de absorção.

c) Secretam acido clorídrico.

d) Aumentam a superfície de absorção.

e) Produzem LH e FSH.

06. (UEPG) A membrana plasmática é fluida e, como tal, trata-se de uma estrutura permeável. Ao longo da evolução dos seres vivos, surgiram modificações na superfície das células que trouxeram a essas, algumas vantagens. Com relação a essas estruturas e envoltórios externos à membrana plasmática, assinale o que for correto.

01. O glicocálice ou glicocálix é formado por uma camada frouxa de glicídios, associados a lipídios e às proteínas de membrana. É encontrado nas células animais e de muitos protistas.

02. Em algumas bactérias, além da parede celular, ocorre outro envoltório chamado de cápsula. A cápsula está situada entre a membrana plasmática e a parede celular e sua função é tornar a bactéria impermeável.

04. A parede celular está presente na maioria das bactérias, nas cianobactérias, em alguns protistas, nos fungos e nas plantas.

08. Nas bactérias e cianobactérias, a parede celular é composta basicamente por celulose.

16. O glicocálice ou glicocálix tem como uma das suas funções constituir uma barreira contra agentes físicos e químicos do meio externo.

Soma das alternativas corretas:

07. (UPE) As proteínas da membrana plasmática exercem várias funções, agem como transportadoras, receptoras, dentre outras. Na coluna I, estão esquematizados modelos de transporte através de proteínas; na coluna II, o tipo de proteína, e, na coluna III, a descrição desse transporte. Estabeleça a correta associação entre as três colunas.

Assinale a que apresenta a associação correta.

a) 1 D IV / 2 C II / 3 A III / 4 B I.

b) 1 A II / 2 B III / 3 C I / 4 D IV.

c) 1 C IV / 2 B I / 3 A III / 4 D II.

d) 1 D IV / 2 A III / 3 C I / 4 B II.

e) 1 B I / 2 C III / 3 D II / 4 A IV.

08. (UDESC) Analise as proposições com relação à osmose, um fenômeno vital para os seres vivos.

I. Ocorre a passagem de solvente do meio hipotônico para o meio hipertônico.

II. Ocorre a passagem de água do meio hipotônico para o meio hipertônico.

III. Ocorre a passagem de soluto do meio hipotônico para o meio hipertônico.

IV. Ocorre a passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico, por transporte ativo.

V. Caracteriza-se por ser um transporte ativo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa I é verdadeira.

e) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

09. (UEM) Células são revestidas por uma fina película denominada membrana plasmática. Ela envolve o citoplasma e controla tanto a entrada de substâncias na célula quanto a saída delas. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) sobre a membrana plasmática.

01. Na propagação do impulso nervoso, os canais proteicos da membrana plasmática do neurônio se abrem. Nesse processo, íons Na+ penetram na célula (despolarização) e, em seguida, ocorre a saída de íons K+ (repolarização) da membrana plasmática.

02. A fibrose cística é causada por uma mutação que altera uma proteína existente na membrana plasmática, cuja função é bombear íons Cl¯. Essa alteração causa redução na quantidade de água na secreção, e essa secreção se torna mais concentrada, caracterizando o quadro clínico da doença.

04. Na membrana plasmática das células musculares existem proteínas receptoras de insulina, hormônio que estimula a entrada de glicose na célula.

08. As células animais podem apresentar um revestimento externo constituído de glicídios e de glicoproteínas, o glicocálix. Ele participa do reconhecimento de uma célula por outra, facilitando a comunicação entre elas.

16. A difusão simples é um processo ativo de transporte de substâncias através da membrana plasmática e, para ocorrer, deve haver diferença na concentração da substância dentro e fora da célula, com gasto de energia. É o que ocorre, por exemplo, nas células humanas, que estão sempre consumindo O2 em sua respiração; assim, a concentração desse gás no interior celular é sempre alta.

Soma das proposições corretas:

10. (PUC-RS) A conservação de alimentos exige que se iniba a proliferação microbiana. Há uma variedade de técnicas capazes de atingir esse objetivo, entre elas a salga de carnes e a produção de conservas e compotas por meio de soluções concentradas de sal ou açúcar. Com relação a isso, é correto afirmar que,

a) no processo da salga de carnes, há entrada de sal nas células por osmose.

b) no charque, a salga impede o crescimento de fungos como o Clostridium botulinum.

c) ao armazenar uma lata de pêssegos em calda à temperatura de 0°C, haverá congelamento.

d) numa salmoura concentrada, as células de microrganismos perdem água, ficando murchas ou desidratadas.

11. (UNICID) O esquema ilustra o transporte de dois íons, o sódio e o potássio, pela membrana celular.

A partir da análise do esquema é correto afirmar que:

a) O potássio entra na célula por simples difusão.

b) O sódio é transportado ativamente para fora da célula.

c) O potássio entra e o sódio sai livremente na célula.

d) O sódio é transportado por difusão facilitada para fora da célula.

e) A célula necessita de muito sódio internamente.

12. (PUC-RIO) Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:

a) Todas as células dos seres vivos têm parede celular.

b) Somente as células vegetais têm membrana celular.

c) Somente as células animais têm parede celular.

d) Todas as células dos seres vivos têm membrana celular.

e) Os fungos e bactérias não têm parede celular.

13. (UFLA) Toda célula é revestida por uma fina película, que delimita o espaço interno, isolando-a do ambiente ao redor, denominada membrana plasmática. Analise as proposições a seguir sobre essa membrana:

I. Ela é constituída por duas camadas moleculares de fosfolipídeos, que, se deslocam continuamente, no plano da membrana.

II. Apresenta proteínas distribuídas espaçadamente na dupla camada fosfolipídica, que, obrigatoriamente, atravessam de lado a lado a bicamada.

III. O glicocálix, presente na maioria das células animais e, também, em certos protozoários, é composto por glicídios associados a lipídeos ou a proteínas na parte externa da membrana.

IV. Células de bactérias, de fungos e de certos protozoários apresentam, internamente à membrana plasmática, um envoltório relativamente espesso, denominado parede celular.

Marque a alternativa correta:

a) Somente as proposições I e III estão corretas.

b) Somente as proposições I e IV estão corretas.

c) Somente as proposições II e IV estão corretas.

d) Somente as proposições II e III estão corretas.

14. (UERJ) Junções comunicantes ou junções gap, um tipo de adaptação da membrana plasmática encontrada em células animais, permitem a comunicação entre os citoplasmas de células vizinhas. Esse tipo de associação entre as células proporciona o seguinte resultado:

a) forte adesão.

b) barreira de proteção.

c) integração funcional.

d) exocitose de substâncias.

15. (UniTau) A manutenção do equilíbrio interno, ou homeostasia, está relacionada ao controle hídrico nos compartimentos intra e extracelulares. As membranas limitam a célula, agindo como uma barreira seletiva aos íons, controlando o volume celular. Entretanto, as características do ambiente em que o animal vive interferem na manutenção desse equilíbrio interno de fluidos corpóreos. A figura mostra a variação da concentração dos fluidos corpóreos de duas espécies de crustáceos, em função das variações da concentração salina da água do mar. A linha contínua em negrito representa a concentração salina do caranguejo estuarino, e a linha pontilhada localizada entre as cruzes na figura representam a concentração salina do caranguejo marinho. As cruzes nas extremidades das linhas marcam os limites de tolerância para cada uma das espécies, a partir dos quais o animal morre.

Considerando as informações apresentadas na figura e seus conhecimentos acerca de homeostasia, leia as afirmativas a seguir.

I. O caranguejo marinho não consegue regular a concentração de seus fluidos, e acaba se ajustando às alterações de concentração que ocorrem na água do mar, portanto é um osmoconformista.

II. Ambos os caranguejos são capazes de regular sua concentração interna, até certo ponto, em função da variação do meio externo, portanto são osmorreguladores.

III. O caranguejo estuarino é capaz de regular indefinidamente a sua concentração interna, em função da variação do meio externo, portanto é um osmorregulador.

IV. O caranguejo marinho é capaz de regular sua concentração interna, até certo ponto, independentemente da variação do meio externo, portanto é um osmoconformista.

V. O caranguejo estuarino é capaz de regular sua concentração interna, até certo ponto, independentemente da variação do meio externo; portanto é um osmorregulador.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) III e IV, apenas.

d) I e V, apenas.

e) III e V, apenas.

16. (UEPG) O envoltório presente nas células é denominado de membrana plasmática e o modelo de sua estrutura foi proposto por S. J. Singer e G. Nicholson, em 1972, e denomina-se modelo do mosaico fluido. Assinale o que for correto quanto às características desta estrutura.

01. A parede celular, presente em bactérias, fungos e plantas, é um envoltório da membrana plasmática, que confere resistência e torna a célula impermeável, uma vez que impede o trânsito de substâncias tanto de fora para dentro, quanto de dentro para fora das células.

02. O glicocálice é formado por uma camada de glicídios, associados aos lipídios e às proteínas de membrana, proporcionando resistência à membrana e conferindo às células a capacidade de se reconhecerem.

04. A membrana plasmática tem como característica a permeabilidade seletiva, ou seja, a membrana plasmática permite a livre passagem de qualquer substância, independente de tamanho ou origem da mesma.

08. Segundo o modelo do mosaico fluido, existem duas camadas de fosfolipídios que formam um revestimento fluido, delimitando a célula e separando-a do meio externo. Existem proteínas que ficam imersas na bicamada fluida de fosfolipídios formando vias de passagem para substâncias.

Soma das alternativas corretas:

17. (IFSuldeMinas)

Experiência mostra ser possível cultivar batatas em Marte

Em janeiro de 2016, utilizando um dos solos da Terra mais parecidos com o de Marte (com até 20 vezes mais sais que a maior parte dos solos), pesquisadores peruanos e norte-americanos deram início ao projeto Batatas em Marte. O objetivo foi verificar se a batata pode ser cultivada em condições como as que existem no planeta vermelho. Embora ainda falte tratar de outros problemas, os primeiros resultados mostram que o tubérculo consegue crescer em solos tão áridos e salobros como os marcianos.

Adaptado de MIGUEL ÁNGEL 10/03/2017.Disponível em <http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/09/ciencia/1489084581_023882.html&gt;.

Nessas condições ocorrerá, para fora das células da batata, o processo de:

a) osmose.

b) difusão simples.

c) difusão facilitada.

d) transporte ativo.

18. (FIT) A figura a seguir ilustra uma proteína canal da membrana de uma célula eucarionte, responsável pela difusão facilitada entre os meios extra e intracelular.

Para que ocorra o transporte de uma determinada substância por difusão facilitada, é condição necessária:

a) o fornecimento de ATP, uma vez que se trata de um processo ativo, cujo fluxo é contrário ao gradiente de concentração.

b) a existência de um gradiente de concentração entre os meios mais concentrado e menos concentrado.

c) uma maior concentração no meio intracelular e, consequentemente, uma maior pressão osmótica, o que promove o fluxo.

d) afinidade com os fosfolipídios da membrana, uma vez que o fluxo ocorre entre eles, a favor do gradiente de concentração.

e) a mudança conformacional da proteína canal, o que permite o fluxo entre os meios independentemente das concentrações.

19. (UFPR) Numere a coluna II de acordo com sua correspondência com a coluna I, relacionando os diferentes transportes que acontecem na membrana plasmática com os respectivos casos exemplares desses transportes.

COLUNA I

1. Osmose.

2. Transporte ativo.

3. Fagocitose.

4. Difusão facilitada.

COLUNA II

( ) Acontece na absorção de glicose ao nível das vilosidades intestinais.

( ) Acontece na conservação da carne pelo salgamento.

( ) Ocorre na transmissão do impulso nervoso resultante da polarização da membrana.

( ) Acontece quando células do sangue eliminam microrganismos invasores.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 3 – 4 – 2.

b) 1 – 2 – 4 – 3.

c) 3 – 1 – 2 – 4.

d) 4 – 1 – 2 – 3.

e) 4 – 3 – 1 – 2.

20. (FAMERP) Analise a figura, que ilustra, de maneira esquemática, a disposição das moléculas de fosfolipídios presentes em alguns componentes celulares.

Em células eucarióticas, tal disposição de fosfolipídios é encontrada:

a) no complexo golgiense e no retículo endoplasmático.

b) no peroxissomo e no ribossomo.

c) no citoesqueleto e na mitocôndria.

d) nos centríolos e no lisossomo.

e) no envoltório nuclear e no cromossomo.

Anúncios

Responses

  1. Não compreendi muito bem a questão 20. Por que a resposta seria a A?

    • ALTERNATIVA CORRETA: A (“no complexo golgiense e no retículo endoplasmático.”)
      – Ribossomo, citoesqueleto, centríolos e cromossomos, são desprovidos de membrana.
      Djalma Santos

      • Ahh, sim!! Muito obrigada mesmo!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: