Publicado por: Djalma Santos | 28 de março de 2018

TESTES DE BOTÂNICA (22)

01. (UNIOESTE) Ao se estudar o ciclo de vida das plantas, a alternância de gerações é um fenômeno marcante, no qual organismos haploides multicelulares se desenvolvem em alternância com as formas diploides. Sobre este processo, é correto afirmar que, nas plantas,

a) a geração diploide, denominada esporofítica, produz, pela meiose, celulas haploides denominadas esporos que podem se dividir por mitose e originar um organismo haploide multicelular.

b) os gametas são produzidos por meiose pelos organismos diploides denominados gametófitos e, ao se encontrarem na fecundação, darão origem ao zigoto.

c) do grupo das briófitas, o gametófito é desenvolvido e duradouro, enquanto o esporófito é reduzido, transitório e independente do gametófito.

d) do grupo das fanerógamas, o esporófito é complexo, duradouro e visível, enquanto o gametófito é muito reduzido e independente do esporófito.

e) do grupo das criptógamas, o gametófito é reduzido e transitório, enquanto o esporófito é desenvolvido, complexo e duradouro.

02. (UEM) Sobre as angiospermas, assinale o que for correto.

01. Possuem raízes do tipo rizomas, tubérculos e bulbos.

02. Intensidade luminosa, temperatura e concentração de CO2 são fatores que interferem na produção de substâncias orgânicas pelas angiospermas.

04. Possuem estróbilos, estruturas relacionadas com a reprodução sexuada.

08. São formadas por células procarióticas vegetais, com parede celular celulósica.

16. No pedicelo das folhas, concentram-se os cloroplastos responsáveis pela fotossíntese da planta.

Soma das alternativas corretas:

03. (UNESPAR) Um incêndio florestal em Portugal mata 64 pessoas, em junho de 2017, levantando o debate sobre os riscos do plantio de eucalipto. A utilização do eucalipto em grande escala é negativo para o ambiente, pois provoca o desaparecimento da fauna local, a diminuição dos recursos hídricos e, por apresentar características inflamáveis, o aumento do risco de incêndio. Sobre o eucalipto, assinale a alternativa correta.

a) O eucalipto retira grande quantidade de água do solo e a perde por meio da transpiração. O principal órgão que faz a transpiração e a estrutura pela qual sai o vapor d’ água são, respectivamente, caule e lenticela.

b) As fibras do tronco do eucalipto são utilizadas como matéria-prima para fabricação de celulose e papel. A celulose é um polímero de cadeia longa composto por um só monômero (glicose), classificado como polissacarídeo.

c) Em condições de estresse hídrico, o eucalipto incrementa a biossíntese do hormônio etileno e, consequentemente, estimula o fechamento dos estômatos.

d) O tecido responsável pelo crescimento em espessura do eucalipto é o esclerênquima, ou seja, ele é responsável pelo crescimento secundário.

e) O eucalipto é uma planta monocotiledônea, pois os embriões possuem apenas um cotilédone.

04. (UDESC) Existem estruturas epidérmicas compostas por células clorofiladas que delimitam uma abertura e que são capazes de controlar as trocas gasosas da planta com o ambiente. Estas estruturas nas folhas das plantas de clima seco (xerófitas), em geral, aparecem em maior número, possivelmente como uma adaptação para economizar água.

Assinale a alternativa que indica o nome desta estrutura foliar.

a) tricomas.

b) parênquima clorofiliano.

c) xilema.

d) estômatos.

e) floema.

05. (UFRGS) No processo evolutivo das Angiospermas, ocorreram vários eventos relacionados à reprodução. Assinale a afirmação correta em relação a esses eventos.

a) Os insetos visitam as flores para alimentar-se dos carpelos, o que favorece a fecundação.

b) As aves que se alimentam de frutos carnosos são os principais agentes de polinização dessas espécies.

c) Estames longos favorecem a dispersão dos frutos pelo vento e por insetos.

d) A dispersão dos frutos pela água foi uma conquista das angiospermas mais evoluídas.

d) A interação entre plantas, polinizadores e dispersares de sementes é, em sua maioria, mutualística.

06. (UEPG) Considerando algumas adaptações presentes nas plantas, assinale o que for correto.

01. As raízes respiratórias, ou pneumatóforos, são raízes aéreas que ocorrem em algumas plantas que vivem em solos pobres em oxigênio, comum em manguezais brasileiros. O processo de aeração pode ocorrer por meio de pequenos orifícios (pneumatódios).

02. O cladódio é um caule aéreo modificado, com função fotossintetizante e, em algumas espécies, também de reserva de água. Tem-se como exemplo o cacto, cujo caule é sempre verde e apresenta folhas atrofiadas em forma de espinhos, reduzindo a perda de água por transpiração.

04. O tubérculo é um caule subterrâneo adaptado à reserva de material nutritivo. Como exemplo, podemos citar a batata (Solanum tuberosum).

08. Os haustórios são folhas modificadas presentes na base das flores. Podem ser coloridas, devido a presença de pigmentos, atuando assim como estruturas de atração para os agentes polinizadores.

Soma das alternativas corretas:

07. (UFSC) Na agricultura são utilizadas plantas perenes ou anuais. Plantas perenes são aquelas cujo ciclo de vida (germinação, florescimento e morte) é superior a dois anos. Já as plantas de ciclo anual são aquelas cujo ciclo de vida ocorre no período de um ano ou menos. Assinale a alternativa que corretamente indica duas culturas de ciclo anual.

a) Milho e soja.

b) Laranja e feijão.

c) Arroz e pêssego.

d) Banana e café.

e) Cana-de-açúcar e trigo.

08. (UEPG) As briófitas são plantas que apresentam características de transição do ambiente aquático para o terrestre. Assinale o que for correto sobre este grupo.

01. As briófitas não possuem raízes e a absorção de água do meio ocorre diretamente através da superfície do corpo do gametófito em contato com o substrato, fixo por meio de rizoides.

02. As células epidérmicas das briófitas secretam, na superfície exposta ao ar, substâncias que formam uma película protetora e impermeabilizante.

04. Os anterozoides em contato com a oosfera originam um zigoto haploide (n), o qual desenvolve-se no anterídio, formando o gametófito (2n). Neste local, por meio da meiose, são produzidos e liberados os esporos diploides (2n).

08. Nos gametófitos, podemos encontrar os gametângios, localizados, muitas vezes, na parte apical do corpo da planta. Há a parte masculina, com anterídio, onde são formados os anterozoides, e a parte feminina, com arquegônio, onde é formada a oosfera.

16. Uma característica das briófitas, ligada ainda à dependência em relação à água, é a presença de gametas masculinos flagelados, os quais deslocam-se de modo eficiente em meio líquido.

Soma das alternativas corretas:

09. (UEL) Leia o trecho do poema a seguir.

— Trabalhando nessa terra, tu sozinho tudo empreitas: serás semente, adubo, colheita.

— Não levas semente na mão: és agora o próprio grão.

(MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13. Disponível em: <www.nead.unama.br>. Acesso em: 28 ago. 2017).

A semente é considerada uma estrutura reprodutiva originada a partir do desenvolvimento do óvulo. Com base nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.

a) Nas angiospermas, a semente é um óvulo imaturo envolvido por cinco camadas de tecidos parenquimáticos que formam os estróbilos masculino e feminino.

b) A dependência de água para a fecundação nas gimnospermas possibilita a dispersão de suas sementes nas mais diferentes regiões do planeta.

c) À semente das angiospermas é atribuído um valor significativo de sobrevivência porque ela confere nutrição ao embrião até que ocorra a germinação.

d) As sementes das gimnospermas são protegidas por um carpelo queratinizado, o que dificulta a sua ingestão e dispersão pelos animais frugívoros.

e) A germinação das sementes de gimnospermas ocorre na forma hipógea, ou seja, os cotilédones são trazidos para fora do solo, o que lhes confere uma vantagem evolutiva.

10. (UPF)

(Foto: Daniel Castellano. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ritmo-de-regeneracao-das-araucarias-e-preocupante-0216q6xu4dor9.

Acesso em3 set. 2017)

“A araucária (Araucaria angustifolia) é a mais bela e imponente árvore do Sul do Brasil. É uma planta muito antiga que chegou a constituir mais de 40% das árvores existentes na Floresta Ombrófila Mista, por isso mesmo conhecida como Mata de Araucárias. É uma espécie pioneira, cuja proteção permite o crescimento das demais espécies ao seu redor. Os animais e mesmo parte da cultura brasileira dependem da araucária. Um dos pratos típicos, o pinhão, também está no cardápio obrigatório da fauna desse ecossistema.”

(Disponível em: http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com.br/2008/08/importncia-da-araucria-e-tentativa-de.html. Adaptado. Acesso em 3 set. 2017)

Em relação às características botânicas da araucária, assinale a alternativa correta.

a) Seus gametófitos são microscópicos e nutricionalmente dependentes do esporófito.

b) É uma gimnosperma monoica, pertencente ao grupo das coníferas.

c) As sementes, os pinhões, são produzidas nos frutos denominados pinhas.

d) É uma espécie caducifólia, com folhas simples e lanceoladas.

e) Apresenta xilema constituído por traqueídeos e elementos de vaso, que funcionam como células condutoras de água e de sustentação.

11. (UCS) A fecundação cruzada é de grande importância para a maioria dos organismos, pois aumenta a possibilidade de se formarem novas combinações gênicas na descendência, ampliando as chances de sucesso em possíveis variações ambientais. Diversas plantas monoicas desenvolveram mecanismos que evitam ou impedem a autofecundação. O mecanismo que consiste no amadurecimento de estame e ovários em épocas diferentes é denominado de:

a) homostilia.

b) alogamia.

c) dicogamia.

d) hercogamia.

e) heterostilia.

12. (PUC-RS) Também conhecido como nogueira-do-japão, o Ginkgo biloba é considerado um “fóssil vivo” por existir há mais de 150 milhões de anos. Seu uso está relacionado à intensificação da memória e da atenção. É uma espermatófita da subdivisão Coniferophytina inserida na classe Pinatae. Sobre o Ginkgo biloba é correto afirmar que:

a) apresenta polinização entomófila.

b) é classificado como uma pteridófita.

c) é uma espermatófita com gametas flagelados.

d) não apresenta estruturas de reprodução visíveis.

13. (PUC-PR) Leia o texto a seguir.

Chá de cavalinha

De nome científico Equisetum arvense, a cavalinha é uma herbácea de rizoma horizontal de onde saem dois caules aéreos: os férteis e os estéreis. Ambos chegam, em média, até 30 cm de altura e são de cor amarelada na base e avermelhada na ponta, de onde sai a “espiga”. A cavalinha possui folhas pequenas em formato de agulha, sendo uma planta que não possui flores nem sementes. Um dos seres vivos mais antigos da Terra, a cavalinha é datada do período Paleozoico, quando havia espécimes de até 10 metros de altura por 2 de diâmetro. […] Atua mente, a planta vem sendo utilizada, principalmente, com finalidades terapêuticas, sendo o seu consumo em forma de chá um dos mais populares. Ela pode ser plantada em pequenos vasos e guardadas em residências, já que vive bem em meia sombra.

Para que serve

A cavalinha é uma planta muito eficiente para o tratamento de problemas ósseos, para o tratamento de disfunções renais, de disfunções de vias urinárias e de problemas na próstata. O chá também pode ser utilizado para tratar hemorragias nasais, perda excessiva de sangue na menstruação, inflamação da próstata e casos de inchaço. O chá de cavalinha estimula a cicatrização e atua como profundo hidratante da pele e do organismo como um todo. Além disso, ele é muito eficiente na recuperação de ferimentos na pele e no tratamento de frieiras, de aftas e de úlceras. Outro benefício do consumo do chá de cavalinha é a boa aparência das unhas e da pele. […]

Disponível em < http://www.saudemedicina.com/cha-de-cavalinha/&gt;. Acesso em 13/06/17.

Com base nas descrições do texto, é correto afirmar que a cavalinha pertence ao grupo das:

a) briófitas.

b) angiospermas.

c) pteridófitas.

d) gimnospermas.

e) espermatófitas.

14. (MACKENZIE) A respeito da reprodução nos 4 grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), é correto afirmar que:

a) há ocorrência, em todos eles, de alternância de gerações, isto é, ocorre uma fase gametofítica seguida de uma fase esporofítica.

b) a meiose, nas Angiospermas e Gimnospermas, ocorre para a formação de gametas; enquanto nas Briófitas e Pteridófitas, a meiose ocorre para a formação de esporos.

c) a fase predominante, em todos os 4 grupos, é a esporofítica.

d) o grão-de-pólen é uma exclusividade das Angiospermas.

e) óvulo e ovário são estruturas que se desenvolvem em Gimnospermas e Angiospermas e que levam à formação da semente e do fruto.

15. (ACAFE) Considerando que Botânica é a parte da Biologia que estuda as plantas, analise as afirmações a seguir.

I. O fruto é uma estrutura presente nas gimnospermas e angiospermas, sendo importante para a dispersão e a proteção da semente.

II. As angiospermas estão subdivididas em dois grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. Como exemplos de plantas dicotiledôneas, pode-se citar: feijão, amendoim, soja, arroz e trigo.

III. As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas e dependem da água para a fecundação.

IV. As plantas vasculares são dotadas de xilema e floema, estruturas responsáveis pelo transporte da seiva bruta e da seiva elaborada, respectivamente.

V. Os tecidos meristemáticos são responsáveis pelo crescimento dos vegetais e a partir deles são formados os tecidos adultos da planta.

Todas as afirmações estão corretas em:

a) I – II – III.

b) II – III – V.

c) III – IV – V.

d) II – V

16. (UFSC) Na maioria das plantas, a folha é o principal órgão fotossintético. As estruturas histológicas de uma folha vegetal são mostradas esquematicamente na figura abaixo.

FAVARETTO, J. A. Biologia unidade e diversidade, 2o ano. 1.São Paulo: FTD, 2016, p. 243.

Sobre as estruturas foliares, é correto afirmar que:

01. as plantas xerófitas podem apresentar a epiderme com várias camadas de células.

02. a cutícula facilita a troca gasosa entre a epiderme e o ar atmosférico.

04. a epiderme superior, por receber diretamente a luz do sol, possui maior quantidade de cloroplasto em relação aos outros tecidos.

08. em todas as estruturas histológicas de uma folha ocorre fotossíntese.

16. os estômatos selecionam o CO2, que é utilizado na fotossíntese, e o N2, que é utilizado na formação das proteínas e dos ácidos nucleicos.

32. a folha é um órgão formado por vários tecidos vegetais.

64. as folhas como a representada no esquema são encontradas nas Briófitas, nas Pteridófitas, nas Gimnospermas e nas Angiospermas.

Soma das alternativas corretas:

17. (UNICESUMAR) A araucária (Araucaria angustifolia) é a espécie de gimnosperma que produz o pinhão, bastante utilizado na gastronomia em regiões do Sul do Brasil. Nas gimnospermas,

a) o pinhão tem estruturas correspondentes aos frutos carnosos das angiospermas.

b) a novidade evolutiva é a vascularização, permitindo a conquista do ambiente terrestre.

c) os esporos femininos e masculinos são formados nos estróbilos após mitose.

d) a semente é formada pelo óvulo fecundado e o endosperma.

e) o transporte dos esporos depende da presença de água.

18. (UEPG) Os eventos de gutação e transpiração levam à perda de água pela planta. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01. Em algumas plantas, o excesso de água empurrado pela pressão da raiz pode ser eliminado em pequenas gotas por meio dos hidatódios, situados nas folhas. Esse fenômeno é denominado de gutação e ocorre quando o solo está hidratado e o ar muito úmido, dificultando assim a perda de água por transpiração.

02. Na maioria das plantas, os estômatos ficam abertos quando há luz e boa disponibilidade de água, permitindo a entrada de gás carbônico e a transpiração.

04. Quando há excesso de água, as células do parênquima clorofiliano secretam o hormônio ácido abscísico, o qual inibe o transporte ativo do íon potássio, estimulando o fechamento dos estômatos e permitindo assim evento da transpiração.

08. Plantas de regiões quentes e secas apresentam algumas peculiaridades que evitam o excesso de perda de água pelas folhas. As folhas são maiores e mais finas, com muitos estômatos na superfície, os quais permanecem fechados durante o dia e se abrem durante a noite, impedindo assim a desidratação por transpiração.

Soma das alternativas corretas:

19. (PUC-RS) Algumas tribos indígenas da região da Amazônia costumam alimentar-se das sementes oleaginosas de Hevea brasiliensis, também conhecida como seringueira. A importância econômica dessa planta está fortemente vinculada à extração de látex para a produção de borracha, podendo ser utilizada também para a produção de óleos, vernizes, tintas e suplementos alimentares. A partir dessas informações, é possível concluir que:

a) seu fruto não permite classificá-la como angiosperma.

b) suas folhas pecioladas permitem classificá-la como monocotiledônea.

c) seu látex, ao ser secretado, protege áreas de tecidos vegetais lesionadas.

d) suas sementes são oleaginosas devido a seu alto teor de carboidratos.

20. (UPF) A figura abaixo representa, de forma esquemática, um corte transversal tridimensional numa folha de dicotiledônea.

(Disponível em: http://www.survivalworld.com/science/anatomy/leaf-anatomy.

html#.WOeXcIWcHIU.Adaptado. Acesso em 07 abr. 2017)

Sobre a figura, assinale a alternativa incorreta.

a) O número 5 indica a cutícula, camada de cera impermeabilizante produzida pelas células epidérmicas, cuja principal função é evitar a perda de água.

b) O número 2 indica a epiderme abaxial da folha, tecido aclorofilado cuja função principal é o revestimento do órgão.

c) O número 3 indica um estômato, estrutura epidérmica que permite as trocas gasosas, pois apresenta um poro (ostíolo) que permanece sempre aberto.

d) O número 4 indica o mesofilo foliar, composto por parênquima paliçádico no lado adaxial e por parênquima lacunoso no lado abaxial.

e) O número 1 indica um feixe vascular, estrutura de condução composta principalmente por xilema e floema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: