Publicado por: Djalma Santos | 5 de abril de 2018

TESTES DE BIOENERGÉTICA (XIV)

01. (UniTau) Assinale, dentre as alternativas, aquela que apresenta uma informação incorreta sobre a fotossíntese.

a) Nas reações de fixação do carbono, o NADPH e o ATP produzidos nas reações luminosas são usados para reduzir o dióxido de carbono a carbônico orgânico.

b) A equação balanceada para a fotossíntese pode ser descrita como:

c) A fotossíntese ocorre no interior de cloroplastos e, desse modo, é realizada com maior intensidade nos tecidos ricos nessa organela, como o parênquima clorofiliano.

d) Nas reações luminosas, primeiramente a energia luminosa entra no fotossistema I, onde é aprisionada e transportada até as moléculas de clorofila P680 do centro de reação.

e) No ciclo de Calvin, três moléculas de CO2 combinam-se com 3 moléculas de ribulose 1,5 bifosfato (RuBP), formando três moléculas de um composto intermediário instável, que se quebra e origina seis moléculas de 3-fosfoglicerato (PGA).

02. (UFVJM) A assimilação da luz pelas clorofilas “a” e “b” no processo de fotossíntese, principalmente, e secundariamente pelos pigmentos acessórios, como os carotenoides, determina o espectro de ação da fotossíntese. A intensidade de atividade fotossintética é excelente nas faixas do espectro correspondentes à luz violeta/azul e à luz vermelha. Entretanto, quando se expõe plantas verdes na faixa do espectro correspondente à luz verde, a atividade fotossintética diminui. A diminuição da atividade ocorre porque:

a) há reflexão da luz verde.

b) há refração da luz verde.

c) a luz verde proporciona saturação luminosa.

d) a luz verde possui menor intensidade que as outras.

03. (IFSC) Um dos fatores limitantes à vida é a obtenção de energia. Organismos autótrofos são capazes de sintetizar compostos orgânicos que são degradados, liberando a energia necessária para a realização das atividades metabólicas celulares. Já os organismos heterótrofos necessitam consumir outros seres para a obtenção desses compostos, pois não apresentam tal capacidade de síntese. Em relação a esse assunto, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. A principal diferença entre fotossíntese e quimiossíntese é a origem da energia utilizada para a obtenção de compostos orgânicos: no primeiro processo, a energia é luminosa enquanto que, no segundo, a energia é obtida a partir de reações de oxidação.

02. Fotossíntese é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados e que utiliza energia luminosa para sintetizar glicose a partir de oxigênio e água.

04. A fotossíntese e a respiração celular não são processos antagônicos, mas sim, complementares: o primeiro sintetiza moléculas orgânicas, enquanto o segundo degrada tais moléculas, produzindo energia.

08. Nas células vegetais, a respiração celular ocorre tanto durante o dia quanto à noite pois, para que a célula obtenha energia, é necessário que esse processo se realize a todo momento, independentemente da presença ou ausência de luz.

16. As células vegetais fazem fotossíntese quando há luz disponível no ambiente; já a respiração celular ocorre apenas na ausência de luz.

32. As plantas são seres autótrofos fotossintetizantes. Portanto, não realizam o processo de respiração celular, já que obtêm a energia diretamente da energia solar.

Soma das proposições corretas:

04. (PUC-SP) O botânico inglês F.F. Blackman notabilizou-se por seus estudos sobre fotossíntese vegetal. Ele mediu os efeitos de diferentes intensidades luminosas, concentrações de CO2 e temperaturas sobre a taxa de fotossíntese. Alguns dos resultados de seus experimentos podem ser visualizados no gráfico a seguir.

Considerando o gráfico acima e os seus conhecimentos sobre esse processo biológico, pode-se concluir que, na fotossíntese,

a) a síntese de carboidratos é um fenômeno que não depende da temperatura.

b) o fator luz é o único responsável pelas variações na taxa fotossintética.

c) ocorrem fenômenos que dependem diretamente da luz e fenômenos independentes da luz.

d) as limitações de CO2 e de temperatura são superadas quando há bastante luz.

05. (FUVEST) Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:

A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são:

06. (UFPR) A produção de diversos tipos de comidas e bebidas, como pães, iogurtes, coalhada, vinho e vinagre, deve-se a um processo metabólico que ocorre em alguns organismos vivos, como bactérias e fungos. Esse processo é conhecido como:

a) fermentação.

b) respiração.

c) decomposição.

d) reprodução.

e) nutrição.

07. (FIT) A figura ilustra o processo de fotossíntese em um cloroplasto.

Tendo em vista o processo da fotossíntese, assinale a alternativa correta.

a) A energia luminosa é utilizada diretamente para a fotólise da água nos tilacoides e para a síntese de glicose no ciclo de Calvin.

b) A primeira etapa da fotossíntese consiste na absorção do gás carbônico e da água para a síntese de glicose e a liberação de gás oxigênio, respectivamente.

c) As moléculas de NADP+ são encarregadas do transporte de hidrogênios dos tilacoides para as enzimas presentes no estroma.

d) A segunda etapa da fotossíntese consiste na fosforilação das moléculas de ADP e na redução das moléculas de NADP+.

e) A energia química das moléculas de ATP é utilizada pela clorofila para a quebra da molécula de água e a consequente liberação de gás oxigênio.

08. (FAMERP) As algas são importantes produtoras de gás oxigênio, substância fundamental para a maioria dos seres vivos. O gás oxigênio liberado pelas algas provém

a) moléculas de piruvato, derivadas da glicólise que ocorre na respiração celular.

b) moléculas de água, após a fotólise que ocorre na fotossíntese.

c) moléculas de glicose, após a glicólise que ocorre na respiração celular.

d) moléculas de nitrato, derivadas da oxidação durante a quimiossíntese.

e) moléculas de gás carbônico, após a etapa química da fotossíntese.

09. (URCA) Com raras exceções à regra, a energia entra nas cadeias alimentares da vida no nosso planeta a partir de uma substância que repassa essa energia para outros sistemas moléculas. Essa molécula é:

a) RNA, um polissacarídio.

b) DNA, um ácido desoxirribonucleico.

c) Clorofila, uma porfirina.

d) RNA, uma proteína.

e) Clorofila, uma proteína.

10. (UniTau) As bactérias são organismos unicelulares procariontes que podem ocasionar diversas patologias, como a tuberculose, o tétano e a sífilis. Porém, podem ser bastante importantes, assim como as leveduras, na produção de fármacos, e de alimentos, por realizarem o processo de fermentação. Sobre essa temática, analise as afirmações a seguir.

I. A produção de cerveja envolve a utilização de leveduras no processo de fermentação dos açúcares.

II. Os vinhos são elaborados por processo de fermentação alcoólica, realizado por leveduras.

III. Sobre a fermentação láctica: é usada para a produção de queijos, iogurte e coalhadas; ocorre em células musculares.

IV. A produção de pães faz uso de leveduras, cuja atuação leva à produção de bolhas de gás carbônico, o que resulta no crescimento da massa do pão.

V. Leveduras são utilizadas na produção de vinagre, uma vez que conseguem oxidar etanol, produzindo ácido acético.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) III e IV, apenas.

c) III, IV e V, apenas.

d) I, II e V, apenas.

e) I, II, III e IV, apenas.

11. (UEFS) Em três tubos de ensaio foi adicionado o mesmo meio de cultura líquido mantendo-se um espaço com ar. Em cada tubo foi cultivada uma espécie diferente de bactéria. As células dessas bactérias se reproduziram a ponto de as colônias serem visíveis a olho nu. Ao final do experimento, verificou-se a distribuição dessas colônias no meio de cultura.

As espécies de bactérias contidas nos tubos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

a) anaeróbias facultativas, aeróbias obrigatórias e anaeróbias obrigatórias.

b) aeróbias obrigatórias, anaeróbias obrigatórias e anaeróbias facultativas.

c) anaeróbias obrigatórias, anaeróbias facultativas e aeróbias obrigatórias.

d) anaeróbias obrigatórias, aeróbias obrigatórias e anaeróbias facultativas.

e) aeróbias obrigatórias, anaeróbias facultativas e anaeróbias obrigatórias.

12. (UPE) Leia o texto a seguir:

As bactérias empregaram o oxigênio reativo para aprimorar os processos celulares de transformação de energia, no que talvez constitua o maior exemplo de reciclagem de todos os tempos, cumprindo as seguintes etapas: oxidando o material que produziam, ao aprisionarem a energia da luz, as bactérias fotossintéticas roxas aumentaram sua capacidade de metabolizar ATP, o composto de armazenagem de energia usado por todas as células de todos os seres vivos. Decompondo as moléculas orgânicas e produzindo dióxido de carbono e água, as bactérias desviaram a combustão natural do oxigênio para seus próprios fins. Os organismos fermentadores foram atacados por bactérias, que usavam oxigênio e se multiplicaram em seu interior. É provável que os invasores – linhagem roxa – tenham sido as protomitocôndrias, que, alimentadas e protegidas num meio ambiente vivo, poderiam sair-se melhor, não destruindo seus hospedeiros, intolerantes ao oxigênio.

Fonte: MARGULIS, L.; SAGAN, D. O que é vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002. (Adaptado).

Sobre isso, assinale a alternativa correta.

a) Os quatro processos celulares de transformação de energia nos seres vivos envolvem a luz do sol. São divididos em dois grupos: os de incorporação de energia, a exemplo da respiração e fermentação, e os de liberação de energia, tais como fotossíntese e quimiossíntese.

b) Em média, duas moléculas de ATP são produzidas pela respiração de uma molécula de glicose, enquanto essa mesma quantidade de glicose, com a evolução da fermentação, passou a gerar até 36 moléculas de ATP.

c) Admitir uma hipótese heterotrófica para explicar a origem dos seres vivos implica a aceitação da ocorrência de reações químicas muito mais complexas, pois o metabolismo dependia da presença de oxigênio, com rendimento energético menor e, consequentemente, menor descendência.

d) Por causa de mutações no material genético de seres heterótrofos, surgiram células autótrofas com a capacidade de produzir o seu próprio alimento a partir do uso de gás carbônico e de água do ambiente, utilizando a luz solar como fonte de energia para a síntese de matéria orgânica.

e) Atualmente, apesar de as mitocôndrias possuírem o seu próprio DNA linear e continuarem a se reproduzir como bactérias, o parasitismo se tornou permanente. Assim, ela não pode sobreviver sozinha, embora sua hospedeira o faça.

13. (UEM) Assinale o que for correto sobre a fotossíntese, cuja equação geral (não balanceada) está representada abaixo.

01. Os cloroplastos, locais onde a fotossíntese ocorre, estão presentes em células de plantas e algas.

02. A clorofila recupera os elétrons perdidos durante a fotossíntese a partir da decomposição de moléculas de CO2.

04. Na etapa de fixação do carbono, o NADPH e o ATP produzidos nas etapas iniciais da fotossíntese fornecem, respectivamente, hidrogênio e energia para a produção de glicídios a partir do gás carbônico.

08. Uma vez balanceada a equação e supondo que o processo ocorra com 100% de rendimento, é correto afirmar que a reação de 36 g de CO2 com H2O em excesso produzirá 182,3 g de C6H12O6.

16. A substância C6H12O6 é um hidrato de carbono. Os hidratos de carbono possuem fórmula geral Cx(H2O)y.

Soma das alternativas corretas:

14. (IFRR) O gráfico abaixo mostra a taxa de assimilação de CO2 por plantas em função da quantidade de luz absorvida. O ponto X corresponde ao ponto de compensação luminosa, no qual a absorção e a liberação de CO2 são iguais.

(Gráfico adaptado de Taiz, L. e Zeiger, E., Fisiologia Vegetal. 3ª Ed. Porto

Alegre: Artmed, 2004.)

Considerando os dados mostrados no gráfico é correto afirmar que quando a luz absorvida está

a) acima do ponto X a taxa de respiração é maior do que a taxa de fotossíntese, pois a planta está acumulando material de reserva.

b) abaixo do ponto X não ocorre fotossíntese e a planta realiza apenas respiração, o que justifica os valores negativos de assimilação de CO2.

c) acima do ponto X a planta realiza apenas fotossíntese, o que torna os valores de assimilação de CO2

d) abaixo do ponto X o valor da taxa de assimilação de CO2 é negativa porque a planta está consumindo mais CO2 para a produção de material de reserva.

e) abaixo do ponto X o consumo de oxigênio é maior do que a sua produção e a planta está degradando material de reserva.

15. (UFAM) Sobre o processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta:

a) Três componentes são essenciais para a fotossíntese, luz, H2O e O2.

b) Ocorre em duas etapas, na primeira etapa, também chamada de fase clara, a energia luminosa estimula a fixação do carbono, onde 3 moléculas de Ribulose-1-5-bifosfato são convertidas em 6 moléculas de 3-fosfoglicerato, que é a primeira reação do ciclo de Calvin.

c) Na membrana dos tilacoides há complexos enzimáticos, fotossistemas, que reduzem a molécula de água produzindo elétrons de alta energia e CO2. Posteriormente estes elétrons transferem energia para a síntese do ATP e NADPH.

d) Enquanto as células animais realizam respiração oxidativa para produção de ATP, nas células vegetais este processo é realizado pela fotossíntese.

e) O processo de fotossíntese ocorre em presença de energia luminosa e o substrato energético é H2O e CO2, produzindo ATP e O2.

16. (IFMT) O esquema abaixo mostra o processo de produção de açúcares, a partir de moléculas de gás carbônico e de água.

Nesse processo, a organela, envolvida diretamente na reação, está indicada na alternativa:

a) Lisossomos.

b) Ribossomos.

c) Complexo de golgiense.

d) Cloroplasto.

e) Retículo endoplasmático.

17. (UEFS) Na mitocôndria, uma série de reações bioquímicas e o transporte de substâncias garante, ao final da respiração celular, a produção de moléculas de ATP formadas durante a fosforilação oxidativa. Na fosforilação oxidativa, as moléculas:

a) de glicose são convertidas em moléculas de ácido pirúvico no citoplasma, havendo liberação de moléculas de NADH e gás carbônico.

b) de acetil-Coenzima A são oxidadas no ciclo de Krebs, havendo a liberação de moléculas de NADH, FADH2 e gás carbônico.

c) de NADH e FADH2 doam seus elétrons na cadeia respiratória e liberam íons H+ que retornam à matriz pela membrana interna.

d) de água são reduzidas ao receberem os elétrons livres oriundos das moléculas de NADH e FADH2 produzidas no ciclo de Krebs.

e) de ADP recebem os fosfatos liberados pelas moléculas de NADH e FADH2 e são convertidos em ATP na cadeia respiratória.

18. (UEA) Em um experimento, uma célula animal, rica em mitocôndrias, foi mantida em um meio com condições ideais para a realização da respiração celular. Após certo período, adicionou-se ao meio uma substância X, que bloqueia a ação dos citocromos no transporte de elétrons na cadeia respiratória que ocorre no interior das mitocôndrias. Sabendo que M indica o momento em que a substância X foi adicionada, assinale a alternativa que representa a variação no consumo de gás oxigênio durante o experimento.

19. (UFMS) Revendo a história da alimentação, verifica-se que o pão se tornou um alimento-símbolo. Na fabricação de pães, adiciona-se fermento químico ou biológico para a massa expandir-se e tornar-se macia. Isso acontece devido a produção de:

a) Oxigênio.

b) Ácido pirúvico.

c) Gás carbônico.

d) Ácido láctico.

e) Açúcares.

20. (IFMT) A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol. Com relação à fotossíntese, assinale a alternativa correta.

a) A fase clara ocorre na membrana dos tilacoides do cloroplasto.

b) Redução do dióxido de carbono em carbono orgânico na fotossíntese ocorre via ciclo de Krebs.

c) O processo que ocorre em alguns organismos heterotróficos, como forma de obtenção de energia.

d) Por meio do processo de catálise, a água fornece H+ para a síntese de NADPH2 e O2 para a atmosfera (fotólise).

e) A clorofila é um pigmento encontrado no interior dos ribossomos que atua no processo de fotossíntese (cloroplastos).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: