Publicado por: Djalma Santos | 3 de maio de 2018

TESTES DE BOTÂNICA (23)

01. (UNICESUMAR) Espécies exóticas invasoras têm sido consideradas uma das maiores causas de perda de biodiversidade em ambientes naturais. Plantas exóticas têm ocupado nichos de nativas, exercendo tamanha dominância que os ecossistemas não têm capacidade de se recuperar naturalmente. Uma opção de manejo de árvores exóticas é a retirada de um anel da casca da árvore no tronco, chamado anelamento ou anel de Malpighi. Essa técnica é utilizada também por produtores de frutos, mas com objetivos diferentes. Sobre esse tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A retirada do anel da casca do tronco da árvore pode causar sua morte, porque, junto com a casca, é retirado o tecido condutor de produtos do metabolismo, o floema, que é vital para a sobrevivência.

II. A aplicação do anelamento em espécies exóticas tem se mostrado pouco eficaz, porque, diferentemente das nativas, as espécies exóticas apresentam o tecido floemático mais interno, sendo que, junto à casca, é retirado apenas o xilema.

III. Fruticultores utilizam o método de anelamento apenas em ramos laterais, com o objetivo de direcionar os açúcares produzidos para os frutos, tornando-os mais doces.

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) Apenas III.

02. (UEM) Sobre os órgãos vegetativos e reprodutivos das plantas, assinale o que for correto.

01. A cebola, o rabanete e a beterraba são raízes tipo bulbo.

02. As estípulas são responsáveis por conectar o ramo caulinar ao limbo da folha.

04. Na folha, a epiderme possui estômatos para a troca de gases, enquanto no caule o súber possui lenticelas que desempenham essa função.

08. O abacate é um fruto do tipo baga, pois apresenta apenas uma semente.

16. Carpelo é o nome dado ao conjunto cálice mais corola.

Soma das alternativas corretas:

03. (UFU) Um professor de Biologia propôs a quatro grupos de alunos que pensassem sobre a explicação acerca da condução da seiva bruta no interior das plantas vasculares. Os grupos apresentaram as seguintes possibilidades explicativas:

Qual grupo apresenta a explicação que contém aspectos nos quais se baseia a teoria de Dixon?

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

04. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações em relação às traqueófitas.

I. São representadas por grupos como as hepáticas e os musgos, que geralmente crescem em lugares úmidos.

II. Apresentam células condutoras especializadas, denominadas traqueídeos e tubos crivados.

III. Têm sistema vascular que apresenta um tecido condutor, o xilema, com paredes celulares compostas por lignina.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

05. (UNIOESTE) A conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas ocorreu em decorrência de importantes adaptações ao meio terrestre. Entre essas adaptações destaca-se o surgimento de elementos que permitiram a fecundação sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino. Esta importante aquisição evolutiva está presente:

a) apenas nas briófitas.

b) apenas nas gimnospermas e angiospermas.

c) apenas nas angiospermas.

d) apenas nas gimnospermas.

e) apenas nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

06. (UEPG) Muitas briófitas apresentam reprodução assexuada, por meio de propágulos, entretanto, a forma mais característica de reprodução é a alternância de gerações. Analise o esquema do ciclo reprodutivo de um musgo e assinale o que for correto.

01. Por meio de mitoses (evento II), ocorre a produção dos microsporângios diploides (estrutura C), os quais são liberados pela abertura do opérculo, levando a formação do protonema e, consequentemente, do gametófito diploide (estrutura D).

02. No esporângio, ocorre a meiose (evento II), originando os esporos (estrutura C), o que dá início à fase haploide do ciclo.

04. Ao germinar, o esporo origina o protonema, o qual produz ramificações que penetram no solo, formando rizoides. O gametófito haploide (estrutura D) é formado após sucessivas mitoses.

08. O anterídio (estrutura A) libera anterozoides que chegam ao arquegônio (estrutura B) e nadam até a oosfera, ocorrendo a fecundação. O zigoto origina um embrião, que se desenvolve por sucessivas mitoses (evento I), originando um esporófito adulto diploide.

Soma das alternativas corretas:

07. (UFLA) As células das plantas se caracterizam por serem:

a) Eucarióticas, com moléculas de clorofila presentes nos plastos.

b) Procarióticas, com moléculas de clorofila presentes nos plastos.

c) Eucarióticas, com moléculas de clorofila dispersas no citoplasma.

d) Procarióticas, com moléculas de clorofila dispersas no citoplasma.

08. (UNESP) Analise as imagens de uma mesma planta sob as mesmas condições de luminosidade e sob condições hídricas distintas.

Os estômatos desta planta estão:

a) abertos na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células-guarda para as células acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.

b) fechados na condição 2, pois há redução na troca de íons K+ entre as células acessórias e as células-guarda, mantendo a turgidez de ambas.

c) abertos na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células-guarda para as células acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.

d) fechados na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células acessórias para o interior das células-guarda, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.

e) abertos na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células acessórias para o interior das células-guarda, resultando na turgidez destas últimas.

09. (UERJ) Por serem formados por sedimentos bem finos, que se deslocam facilmente, os solos dos mangues são mais instáveis. Árvores encontradas nesse ambiente apresentam adaptações que garantem sua sobrevivência, como o formato diferenciado de suas raízes, ilustrado na imagem.

margahfitopato.blogspot.com.br

O formato diferenciado de raiz desses vegetais contribui para o seguinte processo:

a) fixação.

b) dispersão.

c) frutificação.

d) desidratação.

10. (UniTau) Algumas algas e as plantas apresentam ciclo de vida haplodiplobionte, com presença de indivíduos adultos haploides (n) e diploides (2n). Observe a gravura a seguir e leia as afirmativas referentes ao ciclo de vida das plantas.

Adaptado dehttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sporic_meiosis.svg.

Acesso em nov. 2017.

I. Nas pteridófitas, a fase B é mais longa do que a fase A e pode produzir esporos por homosporia.

II. Nas angiospermas, a fase B é dominante, e a planta adulta corresponde ao indivíduo esporofítico.

III. Nas angiospermas, a fase B pode ser representada por indivíduos hermafroditas ou dioicos.

IV. Briófitas apresentam a fase A duradoura e dominante, sendo o indivíduo esporófito vinculado a um gametófito.

V. Nas gimnospermas, são produzidos dois tipos de esporos, os megásporos e os micrósporos.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) I, II, III e IV, apenas.

e) I, II, III, IV e V.

11. (UNICESUMAR) A tabela abaixo apresenta características importantes desenvolvidas pelas plantas ao longo de sua história evolutiva.

De acordo com a tabela, as espécies I, II e III representam, respectivamente,

a) musgo, goiabeira e palmeira.

b) musgo, samambaia e pinheiro.

c) samambaia, palmeira e pinheiro.

d) palmeira, musgo e goiabeira.

e) samambaia, pinheiro e goiabeira.

12. (UEM) Sobre a anatomia e o funcionamento das angiospermas, assinale o que for correto.

01. Os meristemas primários, representados pelo colênquima e pelo esclerênquima, promovem o crescimento em espessura nas angiospermas.

02. Nos caules de monocotiledôneas, os feixes libero-lenhosos se distribuem por todo parênquima, não havendo distinção entre córtex e cilindro central.

04. As plantas xerófilas apresentam diversas adaptações, dentre elas a presença de estômatos em cavidades chamadas de criptas, o que contribui para diminuir a transpiração.

08. De acordo com a teoria da coesão-tensão, os processos de absorção e de condução da seiva bruta estão relacionados ao processo de transpiração.

16. As auxinas são fitormônios que atuam no amadurecimento dos frutos e que promovem a abscisão foliar.

Soma das alternativas corretas:

13. (UFU) Pesquisadores examinaram como quatro espécies do gênero Mimulus utilizam seus recursos para as reproduções sexuadas e assexuadas. Determinaram, para cada espécie, dados tais como: médias do volume de néctar, concentração de néctar, produção de sementes por flores, número de vezes que as flores foram visitadas por uma ave polinizadora e número médio de ramos enraizados (reprodução assexuada nas partes aéreas horizontais que desenvolvem raízes).

Qual espécie responderia melhor se um patógeno causasse diminuição de populações da ave polinizadora?

a) B.

b) A.

c) C.

d) D.

14. (FUVEST) Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas:

a) pequenas com estômatos concentrados na parte inferior, muitos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aquífero.

b) grandes com estômatos concentrados na parte inferior, poucos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aerífero.

c) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, ausência de tricomas, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aquífero.

d) grandes com estômatos igualmente distribuídos em ambas as partes, ausência de tricomas, ausência de cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.

e) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, muitos tricomas claros, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.

15. (PUC-RIO) A parede celular nos vegetais tem como característica ser:

a) uma barreira impermeável entre células.

b) impermeável à água.

c) constituída por celulose.

d) uma estrutura com ausência de resistência e flexibilidade.

e) encontrada apenas nas Gimnospermas e Angiospermas.

16. (UEM) Sobre as plantas vasculares, é correto afirmar que:

01. possuem raízes, enquanto as avasculares não as possuem.

02. são classificadas em dois grupos, de acordo com a produção ou não de frutos.

04. as que produzem frutos são abundantes no sul do Brasil, na conhecida Mata de Araucária.

08. são menores do que as demais plantas.

16. possuem xilema e floema.

Soma das alternativas corretas:

17. (UFLA) O esquema abaixo representa o ciclo de vida das plantas:

Sobre esse ciclo, assinale a alternativa correta:

a) O ciclo de vida é haplonte e a meiose forma gametas.

b) O ciclo de vida é haplonte e a meiose forma esporos.

c) O ciclo de vida é diplonte e a meiose forma esporos.

d) O ciclo de vida é diplonte e a meiose forma gametas.

18. (UERJ) Várias plantas possuem flores hermafroditas, ou seja, que apresentam os dois sexos. Em alguns desses casos, as estruturas femininas, os estigmas, estão posicionadas acima das estruturas masculinas, as anteras, conforme destacado na imagem.

Esse arranjo das partes reprodutoras está diretamente associado à seguinte vantagem:

a) atração de insetos.

b) proteção ovariana.

c) dispersão do pólen.

d) variabilidade genética.

19. (UniTau) A luz é um fator muito importante para o crescimento e o desenvolvimento das plantas, influenciando diretamente a realização da fotossíntese, a germinação de sementes e a produção de flores. Com relação aos efeitos da luz sobre o desenvolvimento vegetal, assinale a alternativa correta.

a) Os efeitos da luz sobre a floração são mediados por um pigmento vegetal chamado clorofila, armazenado no interior de cloroplastos.

b) Nas sementes fotoblásticas negativas, a sua germinação é inibida quando elas são colocadas no escuro, ou nas profundezas do solo.

c) As plantas de dias curtos florescem ao serem submetidas a um período de escuro igual ou maior do que o fotoperíodo crítico.

d) O estiolamento das plântulas, que é a ausência de clorofila e a presença de caule muito longo, é promovido pela luz.

e) O fototropismo positivo, que é o movimento da planta em direção à luz, é mediado pelo ácido abscísico, que se acumula no lado menos iluminado da planta.

20. (PUC-CAMPINAS) No Brasil, entre os produtos orgânicos mais comercializados estão o tomate, o morango e o café. Nesses vegetais,

a) as nervuras das folhas são paralelas.

b) as raízes são fasciculadas.

c) os feixes condutores são organizados ao redor do cilindro central.

d) o processo de polinização ocorre apenas pelo vento.

e) o metabolismo fotossintético é do tipo CAM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: