Publicado por: Djalma Santos | 12 de junho de 2018

TESTES DE HISTOLOGIA ANIMAL (14)

01. (FPS) O sistema imunológico é formado por órgãos, células e moléculas que protegem o organismo humano contra enfermidades. Considerando a importância das células de defesa contra agentes etiológicos específicos e na homeostase do corpo humano, identifique os tipos celulares abaixo e, a seguir, preencha a coluna com relação às suas respectivas funções.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 3, 5, 4, 2, 1.

b) 2, 3, 1, 5, 4.

c) 4, 2, 3, 1, 5.

d) 1, 4, 2, 3, 5.

e) 5, 3, 1, 4, 2.

02. (UECE) Os discos de Merkel são estruturas ligadas à percepção do(a):

a) Visão.

b) Audição.

c) Tato.

d) Paladar.

03. (UFRR) A histamina é uma substância que desempenha papel importante nas inflamações e reações alérgicas, sendo responsável pelo edema (inchaço) e pelo eritema (vermelhidão). Quando liberada pelas células, a histamina provoca aumento da permeabilidade dos capilares sanguíneos, facilitando a liberação de anticorpos. Marque a alternativa que Indica o tipo de leucócito responsável pela liberação da histamina:

a) Eosinófilo.

b) Basófilo.

c) Linfócito.

d) Monócito.

e) Neutrófilo.

04. (IFMG) Tecidos são formados pelo agrupamento de células especializadas no desempenho de alguma função. Em vertebrados, identificam-se quatro tipos de tecidos, que são os tecidos epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Sobre esses tecidos e suas funções, identifique a afirmativa incorreta:

a) O tecido epitelial que reveste o intestino delgado apresenta dobras chamadas microvilosidades, que garantem um aumento da superfície celular e, assim, facilitam a absorção dos nutrientes.

b) O tecido adiposo é um tipo particular de tecido muscular, no qual as células são preenchidas por gotas de lipídios que deslocam o núcleo para sua periferia.

c) As principais células encontradas no tecido nervoso são os neurônios, responsáveis, entre outras coisas, pelas sensações olfativas, visuais, auditivas, gustativas e táteis.

d) O tecido ósseo é um tecido rígido e resistente, que tem como função, dentre outras, a sustentação do organismo.

05. (UCPel) O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo. Sua rigidez resulta do acúmulo de sais minerais, principalmente de carbonato de cálcio e fosfato de cálcio disperso pela matriz orgânica constituída por proteoglicanas, fibras colágenas e glicoproteínas. O elemento ósseo responsável pela determinação de sua rigidez é:

a) O osteócito.

b) O sistemas de Havers.

c) A matriz.

d) Os osteoclastos.

e) Os osteoblastos.

06. (UNISC) A ação dos mastócitos do tecido conjuntivo propriamente dito pode ser relacionada com:

a) Processos alérgicos.

b) Produção de fibras colágenas.

c) Fagocitose de antígenos.

d) Regeneração do tecido.

07. (UFU) Assinale a alternativa que apresenta corretamente um tecido, um dos seus tipos celulares e a função desse tecido:

a) Conjuntivo, fibroblasto, nutrição.

b) Ósseo, condroblasto, sustentação.

c) Nervoso, hepatócito, secreção.

d) Epitelial, osteócito, comunicação.

08. (COVEST) Em várias partes do mundo, a tatuagem é vista como moda e/ou livre expressão de pensamento e comportamento, especialmente pelo público jovem. Sobre este assunto, observe a figura abaixo, que mostra a região da pele em que a tinta que colore as tatuagens é injetada, e considere as assertivas que se seguem:

I   II

0  0 – O folheto germinativo que origina a camada da pele onde é fixada a tatuagem, é a mesma que origina os vasos sanguíneos.

1   1 – Apesar da constante renovação celular da epiderme, a tinta das tatuagens permanece na pele por anos porque é injetada na derme.

2  2 – As tintas usadas nas tatuagens não são reconhecidas como “corpos estranhos” e, portanto, não são eliminadas devido a resposta imune do hospedeiro.

3  3 – A exposição da pele tatuada ao sol não é recomendada, pois estimula a produção de melanina sobre a camada da pele onde é injetada a tinta, dificultando sua visualização.

4  4 – Tatuagens não são recomendadas a pessoas com diabetes, devido aos problemas de coagulação sanguínea, e a pessoas com o vírus HIV, devido ao risco de infecções.

09. (UECE) As alergias são respostas do sistema imunológico a substâncias estranhas ao nosso organismo e os sintomas mais comuns das alergias são causados pela ação do exército de defesa do nosso corpo. Em casos mais graves pode ocorrer um processo denominado choque anafilático, que é uma reação alérgica intensa. Dentre os tipos celulares principalmente relacionados a esse tipo de reação estão:

a) Macrófagos e neutrófilos.

b) Linfócitos e macrófagos.

c) Mastócitos e basófilos.

d) Leucócitos e mastócitos.

10. (UEA) Uma importante toxina anestésica, popularmente conhecida como curare, pode ser extraída de plantas nativas de florestas brasileiras e empregada na caça de animais utilizados como alimento por tribos indígenas. A morte das aves e dos mamíferos caçados com tal técnica ocorre através da asfixia, interrupção das trocas respiratórias pulmonares, sem, entretanto, afetar o batimento do coração. É correto dizer que a ação dessa toxina é verificada no tecido:

a) Epitelial pulmonar, obstruindo os alvéolos.

b) Muscular esquelético, impossibilitando a ventilação pulmonar.

c) Nervoso periférico, paralisando a transmissão do impulso nervoso.

d) Conjuntivo cartilaginoso, bloqueando a circulação sanguínea.

e) Ósseo estrutural, destruindo as células vermelhas do sangue.

11. (UFU) Sobre o sistema imune dos seres humanos, é incorreto afirmar que:

a) Os mecanismos de defesa do organismo humano são organizados em duas categorias: os de defesa específicos e os inespecíficos.

b) O timo é um órgão linfoide onde atuam os linfócitos T e macrófagos. É um órgão muito desenvolvido em recém-nascidos e involui após a puberdade.

c) Os linfócitos são células de defesa do sistema imune, produzidos na medula espinhal, que atuam contra microrganismos ou substâncias estranhas ao corpo.

d) Os anticorpos são proteínas específicas, produzidas por células do sistema imune, que atuam contra microrganismos e substâncias estranhas ao corpo.

12. (UNISC) Dentre as células epiteliais de revestimento da mucosa do intestino delgado, encontramos as células caliciformes. Essas células, as caliciformes, têm a função de:

a) manter o equilíbrio hídrico do conteúdo intestinal.

b) produzir enzimas entéricas digestivas.

c) absorver os alimentos já digeridos.

d) produzir muco.

13. (UESPI) Não constituem células, tecidos ou órgãos hematopoiéticos, em qualquer fase do ciclo da vida humana:

a) a medula óssea vermelha.

b) as células-tronco linfoides.

c) o fígado.

d) o baço.

e) o pâncreas.

14. (UENP) “Cada grama de gordura possui 5300 células-tronco, cinco vezes mais do que a medula óssea, compara o cirurgião plástico Ithamar Nogueira Stecchero, presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Tecidos e Estudos das Células-Tronco. As células-tronco se transformam em fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina.”

(Revista Veja, 19 de outubro de 2011.)

Em relação às três estruturas sublinhadas no texto acima, assinale a alternativa correta.

a) As três pertencem a tipos diferentes de tecidos conjuntivos, sendo que a gordura pode ser chamada de tecido adiposo e a medula óssea é o tecido hemocitopoético.

b) As três apresentam baixa taxa mitótica, sendo as células filhas responsáveis pela renovação de tecidos e produção de colágeno e elastina.

c) Os fibroblastos apresentam alta taxa mitótica e podem se diferenciar em células adiposas, responsáveis pelo acúmulo de gordura.

d) Apesar de ser rica em células-tronco embrionárias, a medula óssea pode acumular cinco vezes menos gordura.

e) O tecido adiposo contém fibroblastos, células de alta taxa mitótica e consideradas células-tronco, responsáveis pela produção de colágeno e elastina.

15. (UFPR) O esquema abaixo é representativo de um epitélio de revestimento estratificado. Pode-se observar que as camadas superiores, em contato com o meio externo, são compostas por células cada vez mais achatadas. Além disso, essas células achatadas geralmente estão mortas e descamam do tecido. Um exemplo desse tipo de epitélio é encontrado no esôfago de animais carnívoros.

Qual o principal motivo que leva essas células a morrerem e descamarem do epitélio?

a) O atrito causado pelos componentes de meio externo que entram em contato com o epitélio.

b) A justaposição das células, que cria uma falta de espaço para que todas se acomodem na superfície do epitélio.

c) O contato com o meio externo, que leva a uma hiperoxigenação das células.

d) A distância dessas células em relação às fontes de oxigênio e alimento, trazidos pelos tecidos adjacentes ao epitélio.

e) O deslocamento da posição das organelas intracelulares, por conta do achatamento promovido pelo citoesqueleto.

16. (UFV) O esquema abaixo representa um corte transversal da pele, destacando dois tipos de glândulas (I e II).

Assinale a alternativa que contém a correlação incorreta:

a) I. glândula holócrina, que perde suas células durante a secreção.

b) II. glândula exócrina, que ajuda a manter a temperatura corporal.

c) II. glândula tubulosa enrolada, que faz parte do sistema excretor.

d) I. glândula endócrina, que lubrifica a camada córnea superficial.

17. (UNICAP)

I  II

0 0 – Os diversos tipos de tecido epitelial podem ser classificados basicamente em glandulares e de revestimento. Entretanto, todos eles possuem, em comum, células diversificadas em forma e em função, com material intercelular rico em fibras.

1  1 – Em relação aos elementos figurados do sangue, as principais funções desenvolvidas pelos leucócitos são: eliminação de glicose e transporte de nutrientes.

2  2 – O tradicional bife de carne de boi é constituído por tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

3  3 – Os gânglios nervosos são constituídos por uma cápsula de tecido muscular que abriga numerosos corpos celulares de neurônios.

4  4 – A ossificação endocondral inicia-se com um centro primário na haste de um modelo cartilaginoso, com hipertrofia de condrócitos e calcificação da matriz cartilaginosa.

18. (IFSC) Após a fecundação, óvulo e espermatozoide dão origem à célula ovo ou zigoto, que sofre muitas diferenciações celulares, dando origem aos vários tecidos. Tais tecidos originarão o indivíduo como um todo. Sobre os tecidos biológicos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Os tecidos de revestimento presentes no organismo humano caracterizam-se por apresentar células justapostas, com pouca substância intercelular.

02. Cicatrizes presentes na pele após um ferimento envolvem a participação de múltiplos tipos de tecidos conjuntivos, como reticular, denso modelado, frouxo, além do epitelial.

04. O tecido adiposo presente nos animais apresenta muita substância intercelular, rica em lipídios e que promove a reserva energética para o organismo.

08. As fibras musculares estriadas contam com a presença de filamentos de actina e miosina, proteínas que, mediante a presença de ATP, promovem a contração muscular.

16. Durante o desenvolvimento embrionário, as células do sistema nervoso central são originadas a partir da diferenciação de células da ectoderme e da mesoderme.

Soma das alternativas corretas:

19. (UNISC) No sangue, além das hemácias, encontramos leucócitos. Um dos tipos de leucócitos são os linfócitos, cuja frequência é relativamente alta no sangue. Em relação a essas células, os linfócitos, podemos afirmar que:

a) São células encontradas exclusivamente no sangue.

b) São células que podem ser encontradas com facilidade no tecido conjuntivo, além do sangue e linfa.

c) Ocorrem exclusivamente na medula vermelha dos ossos.

d) São encontradas unicamente nos nódulos linfáticos e linfa.

20. (UESPI) São funções desempenhadas pelo tecido sanguíneo, exceto:

a) O transporte de gases.

b) A excreção de metabólitos.

c) A dissipação do calor.

d) A coagulação sanguínea.

e) A nutrição celular.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: