Publicado por: Djalma Santos | 6 de abril de 2019

TESTES DE ECOLOGIA (XVIII)

01. (FAMERP) Indivíduos de duas espécies de roedores (X e Y) competem entre si por sementes de girassol, podendo, além disso, apresentar os mesmos parasitas intestinais. Em um experimento, um pesquisador manteve a mesma quantidade de indivíduos dessas duas espécies no mesmo ambiente, com sementes de girassol como alimento. A análise foi feita com as espécies de roedores parasitadas e, depois de um tratamento, com as mesmas espécies sem os parasitas. O gráfico ilustra o resultado obtido.

Os resultados mostrados no gráfico permitem concluir que:

a) quando os parasitas estão ausentes, as espécies X e Y não competem entre si.

b) quando os parasitas estão ausentes, a espécie X é melhor competidora do que a espécie Y.

c) quando os parasitas estão presentes, a espécie X é melhor competidora do que a espécie Y.

d) os parasitas não influenciam a competição entre as duas espécies de roedores.

e) quando os parasitas estão presentes, a espécie Y é melhor competidora do que a espécie X.

02. (ETEC-SP) Fazer uma trilha é muito divertido, desde que o passeio seja realizado com a presença de um guia, com roupas e calçados adequados e muita água potável. Em uma trilha pela Mata Atlântica, o ambiente observado se caracteriza principalmente por:

a) vegetação densa, latifoliada e heterogênea.

b) floresta aciculifoliada homogênea e densa.

c) selva de tundra com cactáceas esparsas.

d) arbustos esparsos com galhos retorcidos.

e) plantas esparsas, caducifólias e xerófitas.

03. (UFRN) As dioxinas são substâncias emitidas durante os procedimentos de incineração de resíduos industriais, podendo contaminar diretamente as pessoas por inalação de emissões atmosféricas. Contudo, mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuída à ingestão de alimentos contaminados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vez que as dioxinas penetram no corpo, elas perduram por muito tempo devido à sua estabilidade química e à capacidade de serem absorvidas pelo tecido adiposo. Esse fato se relaciona ao conceito ecológico de magnificação trófica, que significa:

a) bioacumulação de dioxina nos animais de menor porte, porque estes consomem maior quantidade de alimento.

b) aumento gradativo da concentração de dioxina a cada nível trófico da cadeia alimentar.

c) eutrofização pela dioxina biodegradável nos níveis tróficos superiores da cadeia alimentar.

d) maior resistência de animais de níveis tróficos inferiores à toxidade da dioxina em comparação com animais de níveis tróficos superiores.

04. (UEMA) Os mangues, representados na Figura pelo número 1, são a espinha dorsal das costas dos oceanos tropicais, sendo muito mais importantes para o equilíbrio da Biosfera do que anteriormente se supunha. Embora essa floresta lamacenta e de cheiro característico não tenha o encantamento de florestas tropicais ou recifes de corais, elas formam um importante hábitat, berçário para inúmeras espécies permanentes (2) ou temporárias (3) de peixes, crustáceos, aves, insetos e mamíferos. Os fragmentos da vegetação (4), a energia solar (5) e a chuva (6) favorecem uma ciclagem de nutrientes muito eficientes e cadeias alimentares extremamente complexas. A figura, a seguir, representa o ecossistema manguezal.

Tomando como base o texto verbal e a figura, é correto afirmar, em relação ao ecossistema manguezal, que:

a) os manguezais, com condições que limitam bastante a variedade de vegetação, como alagamento periódico, fundo lodoso, salobro e mal arejado, não apresentam espécies típicas de plantas.

b) o status do manguezal como Área de Preservação Permanente (APP) é suficiente para garantir sua proteção contra os impactos causados pelo homem.

c) as cadeias alimentares e os ciclos de nutrientes que ocorrem nos manguezais são exclusivamente marinhos.

d) a fauna, a exemplo do caranguejo, vive permanentemente no manguezal, embora a maioria seja migratória.

e) o fluxo e o refluxo da maré provocam assoreamento do manguezal, independente da presença do mangue.

05. (FCMSCSP) Ao lado de uma área de pastagem existe uma mina abandonada há mais de um século, cujos rejeitos de mineração estão contaminados por cobre. O gráfico mostra o índice de tolerância ao cobre das plantas adultas e das sementes de uma espécie de gramínea. As plantas e sementes dessa espécie foram encontradas tanto em áreas de pastagens não contaminadas quanto em áreas contaminadas pelo cobre presente nos rejeitos.

Sobre as diferentes tolerâncias desta espécie de gramínea ao cobre, é correto afirmar que:

a) houve seleção de plantas mais tolerantes ao metal e melhor adaptadas às condições dos rejeitos.

b) plantas com baixa tolerância ao metal colonizaram os rejeitos, se adaptaram e passaram a metabolizar o excesso de cobre.

c) a baixa concentração natural de cobre no solo das pastagens induziu algumas plantas a serem mais tolerantes ao cobre.

d) o limite da mina atuou como uma barreira geográfica, separando os indivíduos e adaptando aqueles mais tolerantes ao metal.

e) o excesso de cobre nos rejeitos provocou mutações nas sementes que, ao germinarem, originaram adultos mais tolerantes ao metal.

06. (FIT) O gráfico relaciona o tamanho de uma população em função da intensidade de um determinado fator ambiental como, por exemplo, a temperatura.

Com relação ao fator ambiental, a análise do gráfico permite concluir que a faixa:

a) I situa-se acima do limite inferior de tolerância.

b) II e a faixa IV correspondem à intensidade ótima do fator.

c) III corresponde à população em desequilíbrio.

d) II e a faixa IV correspondem à população sob estresse.

e) V situa-se abaixo do limite superior de tolerância.

07. (UNITAU) Alguns animais podem apresentar a capacidade de se confundir com o meio em que vivem, obtendo disso alguma vantagem, tanto como predador, que pode atacar uma presa sem ser visto, ou mesmo enquanto presa, que pode se esconder de modo mais eficiente de seu predador. Nesse sentido, o mimetismo e a camuflagem são exemplos notáveis dessa capacidade que várias espécies desenvolveram ao longo da sua evolução. Apesar de representarem definições relativamente subjetivas e sujeitas a casos intermediários, aceita-se o mimetismo e a camuflagem como estratégias distintas. Sobre esses mecanismos biológicos, leia as seguintes afirmações.

I. O mimetismo é batesiano quando os organismos, mímico e mimético, apresentam uma relação de semelhança na forma.

II. No mimetismo, um organismo busca ser identificado como outro; na camuflagem, um animal busca passar despercebido no ambiente e, com isso, não ser visto.

III. Há dois tipos de mimetismo: a Homocromia, em que o animal é da mesma cor do meio onde vive, e a Homotipia, em que o animal tem a forma de partes que compõem o meio.

IV. O mimetismo é mülleriano quando dois organismos, apesar de serem completamente diferentes, compartilham uma característica chave, como o mau-cheiro das borboletas Licoria e Helicorneus.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas I e III estão corretas.

c) Apenas I, II e III estão corretas.

d) Apenas I, II e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

08. (UniTau) As pirâmides ecológicas são representações gráficas entre os diferentes níveis tróficos de cada ecossistema. Elas podem ser de números, quando informam o número de indivíduos de cada nível trófico; de biomassa, quando representam a quantidade de matéria orgânica por área ou volume em unidades ecológicas, ou, ainda, pirâmides de energia, que levam em conta a biomassa acumulada por unidade de área ou volume, por unidade de tempo, em cada um dos níveis tróficos. Sobre as pirâmides ecológicas, assinale a alternativa correta.

a) A pirâmide de energia nunca é invertida, uma vez que representa uma consequência natural das leis universais da termodinâmica.

b) A pirâmide de biomassa nunca é invertida, pois atribui a mesma importância a diferentes tipos de tecidos, tanto vegetais como animais..

c) A pirâmide de números pode ser totalmente invertida e leva em consideração o tamanho corporal dos indivíduos.

d) A pirâmide de números é mais utilizada do que as de biomassa e energia, por apresentar sempre o ápice voltado para cima e, por isso, a melhor maneira de expressar a transferência de energia.

e) A pirâmide de biomassa considera vários níveis tróficos, sendo o primeiro correspondente à produtividade primária líquida.

09. (UECE) O cerrado, vegetação representativa, principalmente da região Centro-oeste do Brasil, caracteriza-se por plantas adaptadas às condições climáticas às quais estão submetidas. Considerando as particularidades do cerrado, assinale a opção que identifica plantas típicas desse bioma, em relação a espécies vegetais características de outros biomas brasileiros.

a) Ausência de folhas em épocas de seca.

b) Glândulas foliares que eliminam o excesso de sal.

c) Galhos tortuosos e cascas duras e grossas.

d) Elevado porte e copa fechada.

10. (UPE) Observe a figura abaixo:

Na virada do século, a ONU realizou um estudo denominado “Avaliação Ecossistêmica do Milênio”, no qual foram apontadas as perdas econômicas decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais. Na figura, pode-se observar a intersecção de duas curvas, uma em vermelho, referente ao retorno econômico, e a outra em verde, relacionada à qualidade ambiental. Teoricamente esse cruzamento representa a capacidade suporte de determinado recurso em se manter ao longo do tempo. Quanto ao comportamento das curvas, é correto afirmar que:

a) o decaimento da curva em verde significa o uso abaixo da capacidade suporte.

b) as duas curvas tenderão a subir, se a capacidade suporte for respeitada..

c) as duas curvas ficarão paralelas a partir da intersecção, se for respeitada a capacidade suporte..

d) a curva em vermelho continuará crescendo, enquanto a curva em verde irá decair, se a capacidade suporte for respeitada.

e) o decaimento da curva em vermelho está relacionado com o aumento da capacidade suporte do ambiente.

11. (IFAL) A adubação verde é uma prática antiquíssima de enriquecimento do solo e que já era adotada na China da dinastia Chou (1134- 247 a.C.). Aqui em Alagoas, muitas usinas sucroalcooleiras adotaram esse sistema, sendo usado logo após o término da safra da cana-de-açúcar. A principal cultura usada nesse processo é o feijão. Qual a importância do uso dessa rotação de cultura, alternando o plantio com leguminosas?

a) devolução de oxigênio à atmosfera, pois devido à pouca biomassa das leguminosas, elas produzem muito mais quantidade desse gás do que necessitam.

b) redução do Carbono com intensa ação fotossintetizante.

c) fixação do nitrogênio atmosférico, em associação com bactérias que vivem em suas raízes.

d) assimilação de sais minerais relacionado às micorrizas, que são fungos que se encontram no sistema radicular das leguminosas.

e) aumento da quantidade de matéria orgânica, proveniente das folhas e do caule das leguminosas mortas, que será transformada em fertilizante natural.

12. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

Como ciência pura, a ECOLOGIA procura entender os desequilíbrios, o equilíbrio e as modificações da matéria e da energia na natureza, considerando as relações existentes entre os seres vivos e o meio. Como ciência aplicada a ecologia procura descobrir como as condições essenciais para a vida podem ser mantidas atualmente, considerando o meio ambiente, os ecossistemas e os BIOMAS.

Modificado: Ecologia: o que ele é o que ela estuda. Acessado 03/04/2017.Disponível em: https://educacao.uol.com.br /disciplinas/ciencias/ecologia-1-o-que-e-ecologia-e-o-que-ela-estuda.htm?cmpid=copiaecola.

Quanto as palavras em destaque no Texto acima, analise as afirmativas abaixo:

I. A Tundra tem vegetação herbácea com muito musgo e poucos arbustos e tem clima frio e seco.

II. O mutualismo é uma interação harmônica entre espécies diferentes onde apenas uma espécie é beneficiada.

III. O lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o habitat e o modo de vida desse organismo é o nicho ecológico.

IV. Nos ecossistemas os produtores são os seres autótrofos que são capazes de sintetizar seus próprios alimentos.

V. A caatinga é um bioma brasileiro caracterizado por chuvas irregulares, secas prolongadas e baixas temperaturas.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

e) II, III, IV e V.

13. (UERR) A forma comum, e talvez a mais antiga, de poluir as águas é pelo lançamento de dejetos humanos e de animais domésticos em rios, lagos e mares. Por serem constituídos de matéria orgânica, esses dejetos aumentam a quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente aquático e geralmente ocasionam grande multiplicação de bactérias aeróbicas, que consomem o oxigênio dissolvido na água. Esse contexto, pode levar ao surgimento de:

a) Inversão.

b) Dispersão.

c) Eutrofização.

d) Sucessão ecológica.

e) Convergência evolutiva.

14. (UEA) Entre outubro e dezembro ocorre a época da seca na região do médio Rio Solimões, cerca de 600 quilômetros a oeste de Manaus, e as águas do lago vizinho Mamiraurá baixam tanto que um de seus habitantes mais famosos, o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis), migra para outro lago, o Amanã, para garantir sua sobrevivência. Embora exista mais alimento disponível no Mamiraurá, o lago fica numa área de várzea, sujeita a cheias e vazantes. Já o Amanã situa-se em uma região perenemente alagada. Segundo pesquisadores, o peixe-boi adia ao máximo sua migração, quando as águas do lago começam a baixar, a fim de se alimentar por mais tempo das plantas aquáticas. É provável que o peixe-boi tenha algum sensor para acompanhar as mudanças químicas que ocorrem na água na época da seca.

(Pesquisa Fapesp, fevereiro de 2017. Adaptado.)

O fenômeno biológico que ocorre no peixe-boi, descrito no texto, está relacionado a uma característica comum a todos os seres vivos. Essa característica é:

a) a reprodução.

b) a organização celular.

c) o controle do metabolismo.

d) a procura por alimentos.

e) a reação a estímulos do meio.

15. (FUNDAÇÃO UnirG) Os níveis de organização dos seres vivos podem ser observados como o reflexo de um conjunto de elementos que são agrupados conforme a sua complexidade. Entre as alternativas apresentadas abaixo, qual das opções representa a sequência correta dos níveis de organização ecológica dos seres vivos.

a) População, ecossistema, bioma, comunidade, biosfera.

b) População, comunidade, ecossistema, bioma, biosfera.

c) Bioma, população, comunidade, ecossistema, biosfera.

d) Ecossistema, comunidade, bioma, população, biosfera.

16. (PUC-GO) Use o texto a seguir, para responder esta questão.

A enxada

[…]

Na Forquilha, recebeu Supriano um pedaço de mato derrubado, queimado e limpo. Era do velho Terto, que não pôde tocar por ter morrido de sezão. Como o delegado houvesse aprevenido o novo dono de que Piano era muito velhaco, ao entregar a terra Elpídio ponderou muito braboso:

— Quero ver que inzona você vai inventar para não plantar a roça… Olha lá que não sou quitanda!

Supriano não tinha inzona nenhuma. Perguntou, porque foi só isso que veio à mente do coitado:

— E a enxada, adonde que ela está, nhô?

Elpídio quase que engasga com o guspe de tanta jeriza:

— Nego à toa, não vale a dívida e ainda está querendo que te dê enxada! Hum, tem muita graça!

Piano era trabalhador e honesto. Devia ao delegado porque ninguém era homem de acertar contas com esse excomungado. Pior que Capitão Benedito em três dobros. Se, porém, lhe pagassem o trabalho, capaz de aprumar. Não tinha muita saúde, por via do papo, mas era bom de serviço. Assim, diante da zoada do patrão, foi pelando-se de medo que o camarada arriscou um pedido:

— Me perdoa a confiança, meu patrão, mas mecê fia a enxada da gente e na safra, Deus ajudando, a gente paga com juro…

— Ocê que paga, seu berdamerda! — E Seu Elpídio ficou mais irado ainda. — Te dou enxada e ocê fica devendo a conta do delegado e a enxada pro riba. Não senhor. Vá plantar meu arroz já, já.

— Meu patrãozinho, mas plantar sem… — Elpídio o atalhou: — Vai-se embora, nego. E se fugir te boto soldado no seu rasto.

(ÉLIS, Bernardo. Melhores contos. 4. ed. São Paulo: Global, 2015. p. 58-59.)

O trecho extraído do Texto acima, “Na Forquilha, recebeu Supriano um pedaço de mato derrubado, queimado e limpo”, faz referência a antigas práticas dos habitantes do meio rural para a realização da agricultura: o desmatamento e a queimada. Acerca dos efeitos dessas práticas sobre o meio ambiente, analise as proposições a seguir:

I. As atividades de desmatamento e queimada da vegetação contribuem para o aumento do processo erosivo do solo, pois eliminam a cobertura vegetal.

II. A queimada não contribui para o efeito estufa, em razão de as plantas absorverem novamente o carbono emitido, reequilibrando o processo.

III. A queimada aumenta a biodiversidade da área, por permitir a ocupação de espécies pioneiras que não existiam no local anteriormente.

IV. Essas práticas exercem efeito negativo sobre o ciclo hidrológico, do qual as plantas participam ativamente.

Marque a seguir a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

17. (IFMT) Sabe-se, hoje, que no oceano, existem profundidades extremas, como as fossas marianas (11.000 metros) localizadas no pacífico ocidental. Nas grandes profundezas, não há luz. Abaixo de 1.000 metros, a pressão atmosférica é quase 500 vezes maior que a superfície terrestre. Nessa pressão, nossos corpos seriam esmagados. Mesmo assim numa região tão inóspita, encontramos seres surpreendentes pelo nível de adaptação. Para suportar essa pressão, os animais desse habitat provavelmente têm como adaptação:

a) corpos achatados.

b) corpos grandes.

c) corpos com pouca flexibilidade.

d) ausência de estruturas de locomoção.

e) pulmões bem desenvolvidos.

18. (UNIVAG) Vários peixes cascudos 1 e cascudos 2 foram monitorados quanto ao comportamento alimentar e a ocupação do espaço em uma lagoa. Os cascudos se alimentam de uma mesma espécie de alga que fica aderida às pedras. O gráfico mostra a profundidade em que os cascudos frequentemente se alimentam, a temperatura da água e o número de indivíduos.

É correto afirmar que os peixes cascudos 1 e 2 pertencem:

a) à mesma população, não apresentam o mesmo nicho ecológico e ocupam diferentes hábitats.

b) à mesma população, apresentam o mesmo nicho ecológico e ocupam o mesmo hábitat.

c) à mesma população, apresentam o mesmo nicho ecológico e ocupam diferentes hábitats.

d) a diferentes populações, apresentam o mesmo nicho ecológico e ocupam o mesmo hábitat.

e) a diferentes populações, não apresentam o mesmo nicho ecológico e ocupam o mesmo hábitat.

19. (UNIMONTES) Eco-de-extinção é um processo que tem o objetivo de usar o modelo genômico de um organismo extinto como guia para produzir uma população ideal substituta de organismos para assumir o papel ecológico desse organismo extinto. Dessa forma, o dogma central da eco-de-extinção pode ser entendido como: genótipo > fenótipo > ecótipo. A figura abaixo ilustra métodos de extinção. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a afirmativa correta.

a) O produto de eco-de-extinção é uma duplicata de uma espécie extinta e desempenha um papel ecológico igual ao de seus parentes.

b) A adaptação do produto da eco-de-extinção não necessita de interações com outros organismos.

c) O resultado obtido em I pode contribuir para a comunicação social do animal e para confundir predadores.

d) O processo II é considerado hibridização natural.

20. (UPE) Um grupo de estudantes do ensino médio realizou uma pesquisa para fins de trabalho escolar e encontrou a seguinte afirmação em um dos livros de Biologia “(…) houve intercâmbio de matéria e energia entre os organismos e o meio abiótico”. Partiram para uma discussão em grupo, buscando a melhor definição e chegaram à conclusão de que esse é um conceito que define:

a) o ecossistema.

b) a comunidade.

c) a biosfera.

d) o biótopo.

e) a população.


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