Publicado por: Djalma Santos | 23 de maio de 2019

TESTES DE POLUIÇÃO (IX)

01. (FAMERP) A poluição de propriedades de criação de patos, perto da Baía de Moriches, adiciona nitrogênio e fósforo às águas costeiras de Long Island, Nova Iorque. Para investigar qual nutriente favorece o crescimento do fitoplâncton (Nannochloris atomus) nessa área, pesquisadores cultivaram essa espécie com água coletada de diversos locais (identificados no gráfico pelas letras de A a G). Eles adicionaram amônia ou fosfato às culturas. O gráfico expressa os resultados obtidos após o cultivo com essas substâncias em comparação a um meio não enriquecido (controle).

De acordo com os resultados obtidos, é correto afirmar que a eutrofização tem maior chance de ocorrer nos locais:

a) D, E, F e G, favorecida pelo elemento fósforo.

b) A, B e C, favorecida pelo elemento nitrogênio.

c) D, E, F e G, favorecida pelo elemento nitrogênio.

d) A, B e C, favorecida pelo elemento fósforo.

e) A, F e G, favorecida pelo elemento fósforo.

02. (IFMT) O processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume (fezes de animais), folhas, papel e restos de comida, em um material semelhante ao solo, chama-se composto e pode ser utilizado como adubo, esse processo é denominado de:

a) eutrofização.

b) reciclagem.

c) compostagem.

d) magnificação trófica.

e) coleta seletiva.

03. (UFPR) Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que é possível reduzir muito os arrotos das 211 milhões de cabeças do rebanho brasileiro. Com melhor pasto e suplementação alimentar, o gado engordaria mais e mais rápido e passaria menos tempo arrotando.

Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de agosto de 2015.

A redução da quantidade de arrotos pode ajudar a controlar o aquecimento do planeta porque diminui a emissão de:

a) Dióxido de enxofre (SO2).

b) Metano (CH4).

c) Monóxido de carbono (CO).

d) Nitrito (NO2).

e) Ozônio (O3).

04. (UFMS) A escassez de água não é ocasionada apenas pela falta de chuvas. Existem outras situações que contribuem para o agravamento desse problema, como o aumento de nutrientes minerais e orgânicos nos ecossistemas aquáticos, ocasionado pelo lançamento de dejetos humanos nas águas. Isso resulta em grande multiplicação de bactérias aeróbicas, redução da quantidade de oxigênio dissolvido na agua, morte de peixes e outros animais. A situação descrita acima é chamada de:

a) Autodepuração.

b) Depuração.

c) Eutrofização.

d) Maré negra.

e) Potabilização.

05. (CESUMAR) Muito se tem discutido em conferências mundiais sobre a preocupação com o meio ambiente, poluição e desequilíbrios ambientais. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) Entende-se por energia renovável a energia derivada de fontes que usam combustíveis esgotáveis como petróleo e biomassa.

b) O dióxido de carbono (CO2) é um importante poluente atmosférico das grandes cidades, que tem a propriedade de se combinar de modo irreversível com as moléculas de hemoglobina presentes nas hemácias, tornando-as incapazes de transportar o gás oxigênio (O2).

c) O dióxido de enxofre (SO2), produto tóxico liberado na atmosfera a partir da queima de combustíveis, está relacionado diretamente com a formação da chuva ácida.

d) Eutroficação é o principal fator responsável pelas mudanças climáticas e elevação do nível dos oceanos.

06. (IFMG) A poluição ambiental é um grave problema contemporâneo, largamente resultante da atividade humana. Sobre os diversos tipos de poluição, todas as afirmações abaixo estão corretas, exceto:

a) O mercúrio, indevidamente utilizado em garimpos, polui as águas e se acumula ao longo das cadeias alimentares.

b) Quando aplicados em plantações, inseticidas contaminam o solo e podem ser carregados para os corpos de água pelas chuvas, por exemplo.

c) O excesso de matéria orgânica na água favorece a proliferação de bactérias aeróbias, que consomem o oxigênio dissolvido na água e promovem a mortandade de peixes.

d) O derramamento de petróleo na água do mar promove o crescimento dos microrganismos decompositores que o degradam. Esses microrganismos produzem substâncias tóxicas, que podem causar a morte de diversos seres vivos.

07. (UFSCar) A figura mostra uma voçoroca localizada no alto da bacia do rio Araguaia, no estado de Goiás.

Trata-se de um grave impacto ambiental, responsável por sérios danos aos rios e às suas nascentes formadoras. O surgimento de uma voçoroca tem relação direta com:

a) O desmatamento da vegetação nativa, intensificando o assoreamento dos rios.

b) A precipitação de chuvas ácidas em decorrência da utilização de agrotóxicos.

c) A inversão térmica gerada pela concentração de poluentes na atmosfera.

d) A mineração ilegal, tais como os garimpos de ouro e diamante, nas margens dos rios.

e) A construção de açudes para a irrigação e o abastecimento de água para a população.

08. (UFVJM) Observe esta figura abaixo.

O problema demonstrado pela figura representa a preocupação com:

a) As queimadas.

a) A chuva ácida.

a) A poluição marinha.

a) A poluição radioativa.

09. (FATEC) Um dos problemas enfrentados atualmente pelas cidades é o grande volume de esgoto doméstico gerado por seus habitantes. Uma das formas de minimizar o impacto desses resíduos é o tratamento dos efluentes realizado pelas estações de tratamento. O principal método utilizado para isso é o tratamento por lodos ativados, no qual o esgoto é colocado em contato com uma massa de bactérias em um sistema que garante a constante movimentação e oxigenação da mistura, ambas necessárias para que o processo de decomposição possa ocorrer. As bactérias envolvidas no método de tratamento de esgoto descrito obtêm energia por meio do processo de:

a) Fermentação, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.

b) Respiração anaeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para realizar a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica.

c) Respiração anaeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.

d) Respiração aeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria inorgânica em matéria orgânica.

e) Respiração aeróbia, pois necessitam do gás oxigênio para promover a transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica.

10. (IFMG) Leia o Texto para responder esta questão.

Impactos visíveis no mar

Poluentes chegam a 200 km ao norte e ao sul da foz do rio Doce, atingem unidades de conservação, alteram equilíbrio ecológico e se acumulam no assoalho marinho.

“Em janeiro deste ano, ao sobrevoarem o litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia, biólogos, oceanógrafos e técnicos de órgãos ambientais do governo federal reconheceram os borrões escuros na superfície do mar formados pelo acúmulo de resíduos metálicos que vazaram do reservatório da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. A mancha de resíduos, também chamada de pluma, aproximava-se do arquipélago de Abrolhos, uma das principais reservas de vida silvestre marinha da costa brasileira.

Em meio às manchas verde-escuro havia colônias de algas e outros organismos marinhos microscópicos – o fitoplâncton – com dezenas de quilômetros de extensão, muito maiores que as observadas nos anos anteriores, de acordo com as análises de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Outra peculiaridade é que os organismos cresciam e se multiplicavam rapidamente, em decorrência do excesso de ferro dos rejeitos da mineradora de Mariana que se espalham pelo mar a partir da foz do rio Doce, onde chegaram no final de novembro. Além disso, a diversidade de espécies havia sido reduzida quase à metade. A equipe de oceanografia da UFES, encontrou no máximo 40 espécies de fitoplâncton por amostra analisada; antes da chegada dos resíduos os pesquisadores reconheciam de 50 a 70 espécies. A hipótese dos pesquisadores e técnicos é de que já poderia ter ocorrido uma seleção de variedades mais adaptadas ao excesso de ferro trazido com a descarga dos resíduos no mar.

Nos sobrevoos do litoral do Espírito Santo e da Bahia foi observado muitos barcos de pesca próximos às manchas de fitoplâncton na foz do rio Doce. Atraídos pela abundância de alimento, o grande número de peixes chamou a atenção dos pescadores. Através das análises preliminares da qualidade de água e na observação do cenário, a equipe do Ibama elaborou um relatório técnico alertando sobre alterações na qualidade da água. Com base no documento e no princípio da precaução – para evitar que a população seja prejudicada pelo consumo de peixes contaminados – um juiz federal de Vitória proibiu por tempo indeterminado a pesca na região da foz do rio Doce.

O acompanhamento do movimento da mancha de resíduos indica que os mesmos já chegaram a 50 km ao sul de Vitória, capital do Espírito Santo, e atingiram três unidades de conservação do ambiente marinho, sendo uma delas área de desova da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).

Desde que vazou da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015, até chegar ao mar, a enorme massa de resíduos da extração de minério de ferro causou uma transformação profunda. Destruiu casas e matas às margens do rio Doce, provocando a morte de 18 pessoas e de toneladas de peixes e outros organismos aquáticos. Expedições do Grupo Independente para Análise do Impacto Ambiental (Giaia) observaram ao longo do rio uma intensa turbidez da água, que dificultava a penetração da luz e a sobrevivência dos organismos. Os biólogos encontraram camarões de água doce que sobreviveram ao desastre, mas os organismos bentônicos, que viviam no fundo do rio, tinham sido soterrados.”

Trechos adaptados da Revista Pesquisa FAPESP.ED. 242 | ABRIL 2016.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/04/19/impactos-visiveis-no-mar/

Peixes expostos à bioacumulação de metais pesados podem trazer danos àqueles que se alimentam deles. Sobre esse processo, marque a alternativa incorreta.

a) A bioacumulação nos peixes ocorre através da cadeia trófica.

b) Bioacumulação também é conhecida como magnificação trófica.

c) No caso dos peixes a bioacumulação pode ocorrer através da respiração branquial em água contaminada.

d) A bioacumulação aumenta na seguinte sequência de contaminação: produtores primários, consumidores primários, consumidores secundários, e demais intermediários até o último nível da cadeia trófica.

11. (UEA) Um dos problemas gerados pelo uso excessivo de fertilizantes em regiões próximas a mananciais é a contaminação da água por essas substâncias, que muitas vezes são trazidas pelas chuvas ou pelos processos de lixiviação.

Considerando a sequência de eventos gerados pelo problema relatado, os termos que preenchem, correta e respectivamente, os quadros 4, 5 e 6 são:

a) Morte de organismos aeróbicos – aumento da DBO – diminuição das bactérias anaeróbicas.

b) Aumento da DBO – morte de organismos aeróbicos – aumento das bactérias anaeróbicas.

c) Morte de organismos aeróbicos – diminuição da DBO – diminuição das bactérias anaeróbicas.

d) Diminuição da DBO – aumento das bactérias anaeróbicas – morte de organismos aeróbicos.

e) Aumento da DBO – diminuição das bactérias anaeróbicas – morte de organismos aeróbicos.

12. (UPE) O planeta atravessa uma grande transformação acarretada pelo uso inadequado dos recursos naturais, consumo exagerado de matéria-prima, emissão de poluentes, dentre outros. Sobre isso, estão listadas algumas afirmativas. Analise-as.

I. As substâncias da decomposição de organoclorados, presentes em muitos agrotóxicos, acumulam-se nos tecidos dos organismos e passam inalteradas pela cadeia alimentar.

II. A poluição por elementos radioativos provoca doenças de vários tipos em humanos e outros animais, como câncer, lesões nos tecidos e mutações genéticas.

III. As combustões incompletas de alguns combustíveis podem produzir, além de monóxido de carbono, alguns hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio, nocivos ao meio ambiente e ao ser humano.

IV. Eutroficação é o aumento excessivo de nutrientes na água, decorrente de resíduos urbanos, industriais ou agrícolas. Isso provoca o crescimento exagerado de certos organismos, especialmente bactérias anaeróbicas, que passam a consumir grande parte do oxigênio.

V. Nos aterros sanitários, o solo é preparado de forma a receber a impermeabilização e impedir que o lixo contamine o solo e o lençol freático.

Estão corretas apenas:

a) I, III e IV.

b) III e V.

c) II, III e V.

d) I, II e IV.

e) II e IV.

13. (UCS) O jovem Boyan Slat de 19 anos foi inovador e recebeu a atenção do mundo ao desenvolver um projeto de limpeza dos oceanos. No mundo cada vez mais descartável, a produção diversificada de resíduos cria problemas devastadores para os oceanos e ambiente costeiros.

Assinale a alternativa correta.

a) Muitos animais confundem os resíduos como alimento e, isso, pode causar aumento da capacidade nutricional.

b) Devido à baixa densidade e persistência de alguns resíduos, eles podem levar até 300 anos para se decomporem no estômago dos animais.

c) Pesquisas indicam que microesferas de polietileno estão sendo ingeridas por invertebrados aquáticos, interferindo na cadeia trófica.

d) Os microlixos são mais perceptíveis, gerando uma comoção na população, aumentado os programas de educação ambiental em escala exponencial.

e) Essa estratégia tem um valor econômico incontestável, pois o lixo plástico recolhido pode ser utilizado como adubo.

14. (UNICID) Trata-se da proliferação excessiva de algumas espécies de algas tóxicas, […] que ocorre ocasionalmente nos mares de todo o planeta. […] Em geral, essas plantas são encontradas em grandes profundidades abaixo da superfície. Em algumas situações peculiares, como mudanças de temperatura, alteração na salinidade e despejo de esgoto nas águas do mar, elas se multiplicam rapidamente e sobem para a superfície. Ali, liberam toxinas que matam um grande número de peixes, mariscos e outros elementos da fauna marinha.

(mundoestranho.abril.com.br)

O texto refere-se ao fenômeno conhecido por maré:

a) Química.

b) Vermelha.

c) Radioativa.

d) Orgânica.

e) Negra.

15. (UNICENTRO) O derramamento de petróleo provoca distúrbios ecológicos graves. Um dos piores desastres que se tem notícia com o lançamento de petróleo no oceano ocorreu nos Estados Unidos, em 2010, quando um vazamento permaneceu, por meses, atingindo uma extensa área do Golfo do México. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta os efeitos que um vazamento de petróleo causa à fauna e à flora marinhas.

a) Apenas os peixes não são afetados.

b) Apenas as algas não são afetadas.

c) A camada de óleo na superfície da água dificulta a passagem de luz, afetando a atividade fotossintetizante das algas.

d) Naturalmente, os organismos vivos desviam-se da área afetada, não provocando mortalidades na região.

e) Há um aumento das algas fotossintetizantes, devido à maior oferta de matéria orgânica.

16. (UEPG) Além de interferir em hábitats naturais produzindo resíduos e poluentes, a humanidade altera o equilíbrio dos ecossistemas, introduzindo espécies exóticas e provocando a extinção de outras. A interferência em comunidades equilibradas pode colocar em risco toda a intrincada trama de relações que levou centenas, milhares ou milhões de anos para se estabelecer. Com relação à interferência humana em ecossistemas naturais, assinale o que for correto.

01. Peixes contaminados por mercúrio das minerações, se ingeridos pelos seres humanos, não causam nenhum comprometimento à saúde.

02. Extinguir uma espécie significa apenas que ela deixa de existir, sem nenhuma outra relação a manutenção do ecossistema.

04. Os desmatamentos indiscriminados, além de levar comunidades e espécies à extinção, têm graves consequências, como por exemplo, o empobrecimento e a erosão do solo.

08. A introdução de algumas espécies de peixes exóticas no Brasil, a exemplo do bagre africano, tem gerado graves consequências sobre o equilíbrio das populações de peixes nativos em alguns de nossos rios.

Soma das alternativas corretas:

17. (UNIMONTES) A utilização constante dos agrotóxicos promove redução das pragas e dos organismos benéficos. Os agentes químicos geralmente utilizados não só são tóxicos para a praga, mas são também perigosos para o homem, os animais domésticos e silvestres e para a natureza como um todo. As alternativas a seguir estão relacionadas diretamente com esse tipo de controle, exceto:

a) Podem deixar resíduos tóxicos nos alimentos ou na água.

b) Indução de resistência da praga.

c) Menor possibilidade de manter a população de determinada praga em equilíbrio no agrossistema.

d) Geralmente envolve o uso de predadores.

18. (UFT) Os perigos causados pela poluição do ar são muito mais abrangentes do que se acreditava, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao pedir novamente uma ação global eficiente para reduzir a poluição do ar, o que foi descrita como um dos “maiores perigos à saúde humana”. O alerta foi dado durante a ultima reunião da Coalizão para o Clima e o Ar Limpo, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente realizada em Paris, na França, no ano de 2013.

http://www.onu.org.br/consequencias-da-poluicao-do-ar-sao-piores-do-que-estimativasanteriores-alerta-oms/.

Avalie as afirmativas a seguir referentes aos processos que produzem poluentes do ar.

I. É emitido nos processos de combustão, que ocorrem em condições não ideais, em que não há oxigênio suficiente para realizar a queima completa do combustível. A maior parte das emissões em áreas urbanas é decorrente dos veículos automotores.

II. É uma mistura complexa de sólidos, com diâmetro reduzido, cujos componentes apresentam características físicas e químicas diversas. Em geral, é classificada de acordo com o diâmetro das partículas, devido a relação existente entre diâmetro e possibilidade de penetração no trato respiratório.

III. Provêm de uma grande variedade de processos industriais e naturais. Nos centros urbanos, as principais fontes emissoras são os carros, ônibus e caminhões, nos processos de queima e evaporação de combustíveis.

IV. São emitidos na queima de combustível em veículos automotores, principalmente naqueles que utilizam etanol.

V. Sua formação ocorre através de reações químicas complexas, que acontecem entre o dióxido de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de radiação solar. Estes poluentes são emitidos principalmente na queima de combustíveis fósseis, volatilização de combustíveis, criação de animais e na agricultura.

Marque a alternativa correta que apresenta, respectivamente, o poluente enumerado em ordem crescente das afirmativas descritas.

a) Monóxido de carbono, material particulado, dióxido de nitrogênio, aldeídos, hidrocarbonetos.

b) Monóxido de carbono, material particulado, hidrocarbonetos, aldeídos, ozônio.

c) Hidrocarbonetos, monóxido de carbono, aldeídos, ozônio, material particulado.

d) Hidrocarbonetos, monóxido de carbono, material particulado, ozônio, dióxido de nitrogênio.

e) Dióxido de nitrogênio, material particulado, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, ozônio.

19. (PUC-PR) As atividades humanas têm se mostrado como um fator desorganizador dos processos da natureza, provocando mudanças nos ciclos biogeoquímicos. Se medidas não forem tomadas, e se não houver uma conscientização de toda a população, as alterações podem até mesmo comprometer a manutenção da vida no planeta. Considere as seguintes frases abaixo com relação à poluição ambiental.

I. O monóxido de carbono é o principal agente causador do aquecimento global.

II. O dióxido de enxofre e o óxido de nitrogênio podem reagir com o vapor da água na atmosfera, originando ácido, que, ao cair sobre a terra, forma chuva ácida.

III. O aquecimento global diminui a cobertura do gelo na Antártica, aumentando a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Mesmo sendo exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

IV. Na inversão térmica, o ar da superfície da terra sobe com facilidade, pois a camada de ar mais quente está mais próxima da superfície, permitindo que a camada mais fria suba facilmente, levando o ar comumente poluído.

É correto o que se afirma em:

a) I, somente.

b) II e III, somente.

c) II, somente.

d) I, II e IV, somente.

e) I, II, III, IV.

20. A industrialização vem contribuindo para o aumento da concentração de algumas substâncias na atmosfera terrestre. Entre essas, estão o CO2, o CH4 e o NO2, os quais absorvem parte da radiação infravermelha “emitida” pela superfície da Terra. Essa absorção faz com que a temperatura média do planeta aumente, fenômeno denominado efeito estufa. Segundo especialistas, esse processo é responsável, pelo menos em parte, pelo aquecimento global, o qual causou um acréscimo de cerca de 1ºC na atmosfera média da terra nos últimos 120 anos. O gráfico abaixo representa a temperatura média da Terra e da concentração de CO2 na atmosfera terrestre – [CO2] – em função do tempo.

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos de ciências ambientais, assinale a alternativa correta:

a) O único impacto ambiental do uso de combustíveis fósseis é a contribuição para o aquecimento global.

b) O aumento de concentração de CO2 na atmosfera coincide com o início da industrialização.

c) A atividade pecuária contribui para a diminuição da concentração de gases estufa na atmosfera.

d) O uso de carvão vegetal produzido em áreas de desmatamento ameniza o aquecimento global.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: