Publicado por: Djalma Santos | 13 de junho de 2019

TESTES DE GENÉTICA (12)

01. (Mackenzie) Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A casa-se com um homem receptor universal que teve eritroblastose fetal ao nascer. O casal tem uma filha pertencente ao tipo sanguíneo B e que também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo fenótipo da mãe é de:

a) 1/8.

b) 1.

c) 1/2.

d) 1/4.

e) zero.

02. (UFAM) O cruzamento AB/ab x ab/ab produziu 200 descendentes. Quantos indivíduos deverão apresentar o genótipo Ab/ab, sabendo-se que a frequência de permutação é de 20%?

a) 10.

b) 20.

c) 40.

d) 60.

e) 80.

03. (PUCRS) A Fibrose Cística é um distúrbio autossômico recessivo que se manifesta quando o indivíduo herda dois alelos não funcionais do gene CFTR. Segundo o heredograma abaixo, qual a probabilidade de o indivíduo III.4 ter a doença?

a) 1.

b) 1/2.

c) 1/4.

d) 3/4.

e) 3/16.

04. (UEPG) Cerca de 85% das pessoas possuem em suas hemácias o antígeno Rh (iniciais de Rhesus, o gênero de macaco no qual esse antígeno foi inicialmente descoberto). Indivíduos que possuem este antígeno são chamadas de Rh positivas (Rh+) e as que não possuem são Rh negativas (Rh). O alelo D (dominante determina Rh+ e o alelo d recessivo), determina Rh. O fator Rh está envolvido com a eritoblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido. Em relação à genética do fator Rh e à eritroblastose fetal, assinale o que for correto.

01.  Uma mulher dd casada com homem DD terá todos seus filhos (as) de fator Rh positivo.

02. Os anticorpos anti Rh de um segundo filho Rh positivo atacam as hemácias da mãe Rh negativo causando a eritroblastose fetal.

04. A eritroblastose fetal pode ocorrer em filhos com Rh negativo de mães também Rh negativo.

08. O primeiro filho de genótipo Dd de uma mulher Rh negativo pode sensibilizar a mãe. Alguns dias antes do nascimento e principalmente durante o parto, uma parte do sangue do feto escapa para o organismo materno, que é estimulado a produzir anticorpo anti-Rh.

16. A eritroblastose fetal só ocorre nos casos de gestações em que a mulher é Rh positivo e o homem tem genótipo dd.Soma das alternativas corretas:

05. (UPE) A acondroplasia é a causa mais comum de nanismo em humanos. É um distúrbio causado por mutações específicas no gene do receptor 3 do fator de crescimento do fibroblasto (gene FGFR3). A ativação constitutiva desse gene inibe inadequadamente a proliferação de condrócitos na placa de crescimento, acarretando o encurtamento dos ossos longos, assim como a diferenciação anormal de outros ossos. Indivíduos acondroplásicos são heterozigóticos Dd, e pessoas normais são dd. O alelo D em homozigose leva à morte ainda no período embrionário. No mundo, a frequência do alelo D é baixa em relação ao alelo d. Pais normais podem gerar uma criança acondroplásica por mutação nova.

Fontes: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/acondroplasia (Adaptado) https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-nanismo-e-hereditario-21253.html

Sobre isso, é correto afirmar que:

a) a frequência do alelo d é maior que a do alelo D na população mundial, pois a ação da seleção natural sobre o alelo FGFR3 mutado não é suficiente para suplantar o surgimento de mutações recorrentes no mesmo sítio, nas populações humanas.

b) para que o indivíduo apresente o fenótipo normal, faz-se necessária a presença de dois alelos FGFR3 mutados, pois a inativação do gene inibe a proliferação dos condrócitos na placa de crescimento.

c) em relacionamentos nos quais um dos genitores é afetado por acondroplasia, o risco de recorrência em cada criança é de 25%, pois a acondroplasia é um distúrbio autossômico dominante, visto haver mais homens acondroplásicos que mulheres.

d) em relacionamentos nos quais ambos os genitores apresentam estatura normal, a probabilidade de nascer uma criança de estatura normal é de 50%, pois a acondroplasia é um distúrbio autossômico recessivo.

e) em relacionamentos, em que ambos os genitores são afetados por acondroplasia, a probabilidade de ocorrer um abortamento é de 25% por causa da letalidade, na qual os dois alelos FGFR3 mutados, DD, são necessários para causar a morte.

06. (UFRN) O filme “O óleo de Lorenzo” conta a história de uma criança de oito anos que tem uma doença genética recessiva, ligada ao cromossomo X, denominada adrenoleucodistrofia (ALD). A ALD caracteriza-se por uma alteração no metabolismo dos peroxissomos, resultando em um acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa. Esses ácidos graxos se acumulam, em especial, no sistema nervoso central e nas glândulas supra-adrenais, causando, respectivamente, destruição da bainha de mielina e insuficiência adrenal. A esse respeito, é correto afirmar:

a) a metabolização dos ácidos graxos está comprometida nos peroxissomos, porque essa organela é responsável pela síntese proteica.

b) a ADL acomete principalmente as mulheres, porque está associada ao cromossomo X.

c) a insuficiência adrenal diminui a concentração do cálcio e de tireoglobulina na circulação sanguínea.

d) a destruição da bainha de mielina interfere na transmissão de impulsos nervosos.

07. (IFMT) Assinale a alternativa que define corretamente o fenótipo.

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.

b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.

c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.

d) É o conjunto de características de um indivíduo.

e) É influenciado pela interação entre o genótipo e o meio ambiente.

08. (IFRS) Na planta boca de leão (Antirrhinum majus), a cor das flores é determinada por um par de alelos com dominância incompleta. Indivíduos homozigóticos para os alelos FVFV possuem flores vermelhas, e os homozigóticos para os alelos FBFB possuem flores brancas, porém os heterozigóticos FVFB produzem flores cor-de-rosa. A proporção fenotípica dos descendentes a partir do cruzamento de duas plantas com flores cor-de-rosa é:

a) 100% flores cor-de-rosa.

b) 50% flores cor-de-rosa; 50% flores brancas.

c) 50% flores cor-de-rosa; 50% flores vermelhas.

d) 33,3% flores vermelhas; 33,3% flores cor-de-rosa; 33,3% flores brancas.

e) 25% flores vermelhas; 50% flores cor-de-rosa; 25% flores brancas.

09. (Anhembi Morumbi) Em uma determinada população composta por 500 indivíduos, 200 são homozigotos e 300 são heterozigotos, considerando apenas um par de alelos autossômicos com dominância simples. Tendo em vista que apenas 20% da população apresenta característica recessiva para esse par de alelos, a frequência do alelo dominante nessa população é de:

a) 0,6.

b) 0,5.

c) 0,2.

d) 0,8.

e) 0,4.

10. (IFRS) Um homem de tipo sanguíneo A Rh+ e uma mulher AB Rh, gostariam de saber a probabilidade de terem um filho (independente do sexo) com o mesmo genótipo do pai. A mãe do homem é O Rh. Assinale a alternativa correta.

a) 1/2.

b) 1/4.

c) 1/6.

d) 1/8.

e) 0.

11. (UECE) Numere a coluna B de acordo com a coluna A associando cada tipo de organismo ao seu sistema de determinação do sexo.

COLUNA A

1. Aves

2. Abelhas Melíferas

3. Gafanhoto

4. Homem

COLUNA B

(   ) X0

(   ) XY

(   ) ZW

(   ) HAPLODIPLOIDE

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 1; 2; 3; 4.

b) 2; 3; 4; 1.

c) 4; 1; 3; 2.

d) 3; 4; 1; 2.

12. (PUC-RS) Em uma população humana hipotética, em equilíbrio, composta por 10000 indivíduos, constatou-se que a frequência de homozigotos recessivos “aa” é de 0,36. Considerando que se trata de um lócus bialélico, calcula-se que o número esperado de indivíduos heterozigotos do sexo feminino nessa população seja, aproximadamente,

a) 1600.

b) 1800.

c) 2400.

d) 4800.

e) 5000.

13. (UFAM) Em uma dada espécie de planta, a cor da flor pode ser vermelha (genótipo B1B1), rosa (genótipo B1B2) ou branca (genótipo B2B2). Em uma população de 2000 plantas, 100 apresentam flores vermelhas, 1000 apresentam flores rosa e 900 apresentam flores brancas. Nessa situação, quais as frequências alélicas e genotípicas nessa população?

14. (UEM) Sobre Genética, assinale o que for correto.

01. Uma pessoa sem aglutininas anti-A e anti-B no plasma e que possui os aglutinogênios A e B nas hemácias pertence ao grupo sanguíneo AB.

02. Segundo a lei da segregação ou primeira lei de Mendel, os alelos de um gene separam-se por ocasião da formação dos gametas.

04. Cromossomos homólogos são os que apresentam mesmo tamanho, mesma forma e mesmos genes para as mesmas características.

08. Um organismo ou célula que possua apenas um conjunto cromossômico característico de sua espécie é denominado recessivo.

Soma das alternativas corretas:

15. (UNICID) Analise o heredograma, tendo em vista a eritroblastose fetal.

Supondo que nenhuma mulher desta família recebeu aplicação de gamaglobulina anti-Rh, que impede a sensibilização para a proteína Rh, é correto afirmar que a doença afetará apenas:

a) II-1, II-2 e III-2.

b) II-1 e III-2.

c) II-1 e III-1.

d) II-2.

e) III-1.

16. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

As mutações são alterações na expressão individual dos genes e alterações que envolvem o número ou a estrutura dos cromossomos. Existem, no ambiente, alguns fatores que provocam mutações, dentre eles estão as radiações e algumas substâncias químicas. Por outro lado, ocorrem mutações cromossômicas que podem ser causadas por defeitos na estrutura do cromossomo ou por variação no número destes. Dentre estas últimas, destacam-se as síndromes de Down, Klinefelter e Turner.

                            Adaptado de: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/ascausas-geneticas-das-mutacoes.html acessado em08/09/2015

Sobre as síndromes mencionadas no Texto, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A trissomia do cromossomo 21 ocorre em indivíduos que possuem um cromossomo autossômico a mais.

II. É caracterizada pela ausência de um cromossomo alossômico, possuindo apenas um cromossomo X.

III. Ocorre tanto nos homens como nas mulheres, cujos cariótipos são representados, respectivamente, por 47,XY e 47,XX.

IV. Ocorre no par sexual e atinge indivíduos do sexo masculino, portadores de dois cromossomos X e um Y.

V. Ocorre no par sexual e afeta indivíduos do sexo feminino, cujo cariótipo é representado por 45,X0.

A alternativa que indica as características correspondentes as síndromes mencionadas no Texto é:

a) Down corresponde à I e III; Turner corresponde à II e V; Klinefelter corresponde à IV.

b) Down corresponde à I e V; Turner corresponde à III e IV; Klinefelter corresponde à II e III.

c) Down corresponde à III e IV; Turner corresponde à II e III; Klinefelter corresponde à V.

d) Down corresponde á II e III; Turner corresponde à I e V; Klinefelter corresponde à III e IV.

e) Down corresponde á IV e V; Turner corresponde à III; Klinefelter corresponde à I e II.

17. (FPS) Mariana (fator Rh+), mãe de João (fator Rh), descobre que está grávida do segundo filho. Considerando o risco de eritroblastose fetal, Mariana procura seu médico para tirar dúvidas e descobre que:

a) Ela deve se preocupar, pois é doadora universal.

b) Ela não deve se preocupar, pois não possui anticorpos anti-Rh.

c) Ela deve se preocupar, pois seu primeiro filho possui anticorpos anti-Rh.

d) Ela não deve se preocupar, pois possui um alelo recessivo “r”.

e) Ela deve se preocupar, pois possui um alelo dominante “R”.

18. (UPE) Leia o texto a seguir:

O gene chamado Taqpep regula os padrões de cor no corpo de felinos e se manifesta – com (guepardo real – tt) ou sem mutação (guepardo pintado – TT) – quando o animal ainda está no útero. Posteriormente, o gene Edn3 controla a cor do pelo e induz à produção de pigmento escuro (manchas, pintas e listras) nas áreas preestabelecidas pelo Taqpep, importante para camuflagem no ambiente, podendo favorecer ou desfavorecer a adaptação dessa espécie. Em uma população de 100 guepardos, os genótipos estão distribuídos da seguinte forma: 36 são TT, 16 são tt e 48 são heterozigotos Tt.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/09/20/mutação-gera-padrão-emespiral-no-pelo-de-gatos-e-guepardos/ 1/2. Adaptado.

Em relação a essas informações, é correto afirmar que:

a) As frequências alélicas e genotípicas dessa população felina são, respectivamente, p2=0,36,2pq=0,48 e q2=0,16 e p=0,6 e q=0,4.

b) Nessa população de guepardos, as frequências gênicas se manterão de forma constante, indefinidamente, visto não haver nenhum fator evolutivo em ação.

c) Nesse exemplo, o fator que impede a manutenção do equilíbrio de Hardy-Weinberg é a deriva em razão do grande tamanho populacional dos guepardos reais.

d) O processo pelo qual um alelo se transforma em outro, a mutação, pode afetar o equilíbrio gênico dessa população de guepardos.

e) Os genes citados no texto exemplificam a ação de alelos, localizados nos mesmos locos de cromossomos distintos que agem conjuntamente na determinação do equilíbrio de Hardy-Weinberg.

19. (UF Acre) Com base em conhecimentos genéticos, analise as proposições abaixo e indique a letra que reflete a resposta correta.

I. Heterozigoto é o individuo que possui dois alelos diferentes num determinado loco.

II. Gene recessivo – alelo que só determina o caráter quando ocorre em dose dupla. Em termos bioquímicos, é o alelo mutante inativo que, geralmente, não produz enzima. Quando consegue produzir enzima, é muito pouco eficiente em relação ao gene dominante, ou mesmo, pode ser um alelo mutante que produz uma enzima defeituosa.

III. A primeira lei de Mendel ou “lei da segregação os fatores”, diz que: “os dois alelos de um gene separam-se um do outro durante a formação das células sexuais, de modo que metade dos gametas carrega um dos alelos e outra metade carrega o outro alelo”.

a) Apenas I e III são corretas.

b) I e II são incorretas.

c) Apenas I é correta.

d) Todas são corretas.

e) Apenas II é correta

20. (UNICENTRO) Um indivíduo faleceu devido a uma transfusão sanguínea. O pai desse indivíduo pertencia ao grupo sanguíneo A homozigoto e a mãe, ao grupo AB. Com base nessas informações, considere as afirmativas a seguir.

I. O sangue que provocou a morte do indivíduo pode ser do grupo O.

II. O sangue que provocou a morte do indivíduo pode ser do grupo A.

III. O sangue que provocou a morte do indivíduo pode ser do grupo B.

IV. O sangue que provocou a morte do indivíduo pode ser do grupo AB.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: