Publicado por: Djalma Santos | 13 de junho de 2019

TESTES DE ÓRGÃOS DOS SENTIDOS (2)

01. (UFAM) Observe o esquema a seguir apresentando a estrutura externa e interna da orelha humana.

A alternativa que contém as informações corretas em relação ao esquema é:

a) 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 5-cóclea (órgão da audição); 6-nervo; 7-tuba auditiva.

b) 1-canal auditivo; 2-ossículos auditivos; 3- membrana timpânica; 4-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 5-cóclea (órgão da audição); 6-nervo; 7-tuba auditiva.

c) 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-cóclea (órgão da audição); 5-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 6-nervo; 7-tuba auditiva.

d) 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-canais semicirculares (órgão da audição); 5-cóclea (órgão do equilíbrio); 6-nervo; 7-tuba auditiva.

e) 1-canal auditivo; 2-membrana timpânica; 3- ossículos auditivos; 4-canais semicirculares (órgão do equilíbrio); 5-cóclea (órgão da audição); 6-tuba auditiva; 7-nervo.

02. (UEG) Edwiges, a coruja-das-neves, companheira das aventuras de Harry Potter, vista no cinema apenas como uma mensageira, faz parte de um grupo de aves peculiar, com habilidades incríveis de exímia caçadora, possuindo visão estereoscópica, capacidade de enxergar no escuro, audição notável, disco facial bem destacado pela plumagem e que funciona como uma parabólica, captando ruídos mínimos, assim como asas grandes comparadas com o tamanho do corpo, o que permite que ela voe com facilidade, dentre outras características que tornam essa coruja extremamente perigosa para as suas presas. A respeito dos atributos das corujas, é correto afirmar:

a) A versatilidade das vértebras do pescoço das corujas permite que elas virem a cabeça num ângulo de 360 graus para os dois lados e num ângulo de 270 graus de cima para baixo.

b) A visão estereoscópica é a visão que simula duas imagens ligeiramente diferentes projetadas nos olhos, fundindo-as no cérebro para obter quantidades tais como: densidade, forma e cor.

c) A visão noturna é possível devido aos enormes olhos que captam grande quantidade de luz e ao fato de o globo ocular ser mais esférico do que o das aves diurnas, assim a distância a ser percorrida entre o cristalino e a retina é maior, possibilitando menor perda de informação.

d) Há um número muito superior de bastonetes em relação aos cones, o que lhes permite enxergar muito bem na presença de pouquíssima luz, embora essa visão seja em branco e preto.

03. (FUVEST) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris:

a) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.

b) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino.

c) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino.

d) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

e) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os músculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

04. (UFLA) Analise esta figura.

Na orelha interna há uma membrana longa de densidade variável e com receptores nervosos em toda sua extensão. Este conjunto (membrana e receptores) é capaz de distinguir se alguém está sussurrando ou gritando. O nome da região que contém essa membrana com os receptores e a qualidade descrita, são, respectivamente:

a) Bigorna e altura.

b) Labirinto e timbre.

c) Cóclea e intensidade.

d) Membrana timpânica e volume.

05. (PUC-GO)

“Pára com isso! Pára com isso! (Menelão pára, Bobo Plin se contém.) E escuta. Escuta bem, com seus dois ouvidos. (Pausa. Toma fôlego.)” (MARCOS, 1986).

O ouvido humano ou orelha e um complexo órgão sensorial que está relacionado ao sentido da audição e também ao equilíbrio, permitindo a detecção do posicionamento do corpo. A respeito da anatomia da orelha, marque o item que corresponde a resposta verdadeira:

a) Os ossículos que pertencem ao aparelho auditivo são componentes da orelha externa.

b) A orelha media encontra-se isolada da faringe, pois e necessária uma diferença de pressão entre os lados da membrana timpânica para a percepção de equilíbrio de uma pessoa.

c) A orelha humana pode ser dividida em orelha externa, orelha media e orelha interna. Essa última parte contém as estruturas que abrigam os receptores auditivos e os do equilíbrio.

d) A orelha externa e compreendida pelo pavilhão auditivo e pela membrana timpânica.

06. (UDESC) A audição e o equilíbrio estão relacionados a funções de estruturas anatômicas do sistema sensorial. Leia e analise as proposições abaixo.

I. Na orelha interna (ouvido interno) estão localizados três ossículos: o martelo, a bigorna e o estribo.

II. A cóclea está localizada na orelha média (ouvido médio) e é um dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio.

III. Os canais semicirculares, o sáculo e o utrículo estão localizados na orelha interna (ouvido interno) e são estruturas envolvidas no equilíbrio do corpo e na orientação.

IV. A tuba auditiva comunica a orelha média à faringe e tem a função de equilibrar as pressões da orelha e do meio externo.

Assinale a alternativa que corresponde às proposições corretas.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

07. (UEG) A obstrução das vias aéreas superiores, em especial da cavidade nasal, é a razão da frequente queixa de perda do paladar em pessoas acometidas por resfriado. Sobre isso, verifica-se que:

a) O epitélio olfativo possui receptores gustativos.

b) Os quimiorreceptores do olfato definem sabores.

c) O paladar é um sentido influenciado pelo olfato.

d) As pessoas confundem o paladar com o olfato.

08. (FCM-PB) “Cones e bastonetes, cóclea e células ciliadas são estruturas ligadas ao sistema sensorial que recebe informações do meio ambiente e as envia ao encéfalo que as processa”. Indique a opção que corresponde às estruturas acima relacionadas:

a) Audição e olfato.

b) Visão e audição.

c) Olfato e visão.

d) Visão e gustação.

e) Gustação e audição.

09. Todos precisam colaborar para enfrentar a poluição sonora, por exemplo, não acelerando o carro quando parado e evitando o uso da buzina; falando em tom moderado, principalmente em ambientes fechados e controlando o volume do som em automóveis, residências, parques e ruas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), estudos provam que o nível sonoro até 55 decibels não causa prejuízo à audição das pessoas. No entanto, dependendo do tempo de exposição acima do valor de 55 decibels, o indivíduo pode ter problemas auditivos, que se agravarão conforme ele se submeta a níveis sonoros mais intensos. Assim, constata-se que uma exposição repentina a níveis sonoros superiores a 140 decibels pode provocar ruptura do tímpano e danos à orelha média. Assinale a alternativa correta sobre a audição ou sobre os efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos.

a) Uma das maneiras de diminuir os efeitos negativos da poluição sonora é estabelecer, nos centros urbanos, um padrão aceitável em torno de 140 decibels.

b) Quando intensidades sonoras de 55 decibels vibram o ar dentro do canal da orelha externa, o tímpano não é estimulado e os sons não são percebidos.

c) Quem ouve constantemente música acima do limite seguro está sujeito a danos irreversíveis às células sensoriais auditivas.

d) Os níveis sonoros muito altos estimulam uma produção exagerada de cera na tuba auditiva, o que induz à degeneração do tímpano e dos canais semicirculares.

e) Em casos de níveis sonoros muito intensos, o sistema nervoso envia estímulos de autoproteção para que o tímpano fique mais rígido e a transmissão dos sons aumente.

10. (PUC-RS)

RESPONDER ESTA QUESTÃO COM BASE NAS INFORMAÇÕES PRESENTES NO TEXTO A SEGUIR.

Através de evidências como a ausência de movimentos oculares e de circulação encefálica, foi confirmada a morte cerebral de uma jovem vítima de um acidente automobilístico. Após a família haver concordado com a doação de seus órgãos, um grande e organizado esforço da equipe de saúde resultou no encaminhamento, para transplante, do fígado, das córneas, do coração, dos rins e dos pulmões. A pessoa selecionada para receber as córneas apresentava perfuração nos olhos, em decorrência de um acidente. Para corrigir o dano, o cirurgião substituiu a estrutura ________ pela doada, por meio do transplante.

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

11. (UTFPR) Os olhos, órgãos sensoriais relacionados com a visão, são constituídos por um sistema de lentes que podem, dentro de certos limites, ajustar seu formato e promover a focalização dos raios de luz na retina, onde se localizam os fotorreceptores.

(J. Laurence – Biologia – volume único – 1ª edição – página 532)

Assinale a alternativa correta.

a) A camada mais externa do bulbo do olho, a esclera, é constituída por um tecido muscular resistente.

b) A esclera é quase completamente opaca, mas, na parte anterior do olho, há uma região transparente à luz e com maior curvatura: a córnea.

c) A coroide, localizada imediatamente acima da esclera, é uma película rica em pigmentos e sem vasos sanguíneos. Forma a íris, disco colorido do olho.

d) A grande câmara interna do bulbo do olho é preenchida por uma substância líquida, opaca – o corpo aquoso.

12. (UEL) Para o desempenho das práticas desportivas, o equilíbrio é fundamental. Os órgãos de equilíbrio detectam a posição do corpo e permitem perceber se estamos de cabeça para cima ou para baixo e a velocidade em que estamos nos deslocando. A orelha humana é o órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio e uma de suas regiões, a orelha interna, é um complexo labirinto membranoso conhecido como aparelho vestibular. Qual das estruturas citadas a seguir é um dos componentes do aparelho vestibular responsável pelo equilíbrio?

a) Cóclea.

b) Membrana timpânica.

c) Canais semicirculares.

d) Bigorna.

e) Órgão de Corti.

13. (PUC-GO) Durante a evolução biológica, o surgimento de estruturas que possibilitassem a percepção dos estímulos ambientais foi fundamental para a sobrevivência das espécies, como, por exemplo, a visão. Sobre o tópico “visão”, assinale a afirmativa correta:

a) O envoltório mais interno do globo ocular é a córnea, assegurando uma visão sem distorção.

b) No olho, as células em cone são responsáveis pela visão diurna, percebendo as diferenças entre as cores e a intensidade luminosa.

c) Existem músculos que dilatam e contraem a retina, de acordo com a adaptação a ambientes com pouca ou muita iluminação.

d) Um dos defeitos comuns na formação da imagem é o astigmatismo, em que o globo ocular é mais comprido que o normal e a imagem forma-se antes da retina.

14. (UFG) Um médico, ao analisar o exame oftalmológico de um paciente, detectou que o globo ocular é mais alongado horizontalmente que o normal. Para a correção desse defeito visual, prescreveu o uso de óculos com lente divergente. O defeito visual e a justificativa para a escolha da lente são, respectivamente,

a) astigmatismo – concentração de raios de luz em um único plano.

b) catarata – compensação da distância entre o cristalino e a retina.

c) hipermetropia – concentração de raios de luz em um único plano.

d) presbiopia – compensação da distância entre o cristalino e a retina.

e) miopia – aumento da distância entre o cristalino e o ponto focal.

15. (UFSC) A figura abaixo representa um corte longitudinal do olho humano.

Sobre as estruturas assinaladas acima e sua função, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. A imagem de um objeto se forma por completo na estrutura III.

02. Em III temos a camada pigmentada do olho.

04. A estrutura I corresponde a uma lente chamada cristalino.

08. A abertura indicada em II é a córnea e pode ser transplantada entre seres humanos.

16. A estrutura IV é composta por células fotossensíveis, os cones e os bastonetes.

32. A miopia e a hipermetropia decorrem da formação incorreta da imagem na estrutura I.

64. A íris atua regulando a quantidade de luz que penetra no interior do globo ocular.

Soma das alternativas corretas: (16, 64)

16. O berimbau é um instrumento musical de origem africana, muito tocado no Brasil em rodas de capoeira. Em sua obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil Jean-Baptiste Debret descreveu o berimbau como segue: “Este instrumento musical se compõe da metade de uma cabaça presa a um arco curvo de bambu, com um fio de latão, sobre o qual se bate ligeiramente. Pode-se conhecer o instinto musical do tocador, que apoia a mão sobre a frente descoberta da cabaça a fim de obter, pela vibração, um som grave e harmonioso”.

Disponível em: <http://www.redetec.org.br/inventabrasil/berimb.htm&gt;. Acesso em: 7 fev. 2012.

 

Jean-Baptiste Debret comenta no texto sobre o instinto musical do tocador, associando-o ao som grave e harmonioso produzido ao tocar o berimbau. Uma análise fisiológica dessa observação permite concluir que só foi possível obtê-la porque a emissão das ondas sonoras

a) transversais ressoam na cóclea.

b) transversais reverberam na tuba auditiva.

c) longitudinais reverberam na janela oval.

d) longitudinais ressoam na tuba auditiva.

e) longitudinais ressoam na cóclea.

17. (UFF) “Dizer que o som das vuvuzelas usadas pelos sul-africanos nos estádios é ensurdecedor não é exagero. Uma fundação suíça ligada a uma empresa fabricante de aparelhos auditivos alertou os torcedores da Copa que uma vuvuzela faz mais barulho que uma motosserra e que tal barulho pode prejudicar a audição de espectadores e jogadores.”

(O globo on line, 07/06/2010 às 19:05)

Supondo que um torcedor tenha a orelha média afetada pelo som da vuvuzela, as estruturas que podem sofrer danos, além do tímpano, são as seguintes:

a) Pavilhão auditivo e cóclea.

b) Ossículos e tuba auditiva.

c) Meato acústico e canais semicirculares.

d) Pavilhão auditivo e ossículos.

e) Nervo coclear e meato acústico.

18. (UFSM)

AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia dos Organismos. Vol.2.

São Paulo: Moderna, 2004. P.563.

Os vertebrados se disseminaram por diversos ecossistemas, alcançando amplo sucesso. Nos vertebrados endotérmicos, como a espécie humana, esse sucesso pode ser observado pelo desenvolvimento de seu sentido de visão. Com base nessa informação, analise as afirmativas:

I. A visão binocular dos humanos, através da sobreposição de imagens proporcionada por cada olho, permite estimar a distância em que se encontra um objeto.

II. Cones são fotorreceptores extremamente sensíveis à luz; já bastonetes permitem a visão em cores.

III. Problemas de visão podem ocorrer, como a miopia, que consiste na focalização incorreta de objetos mais próximos do observador, sendo a imagem formada depois da retina.

IV. Ao atingir a retina, a imagem é veiculada, através do nervo óptico, até o encéfalo.

Estão corretas:

a) apenas I e II.

b) apenas I e IV.

c) apenas II e III.

d) apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

19. (UFCG) “… Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo”.

Leonardo da Vinci.

Sobre o olho, importante órgão dos animais, é correto afirmar:

I. Nos seres humanos a retina é constituída por células fotorreceptoras que dão a percepção de claro e escuro, e os cones que dão a percepção das cores.

II. O mito de que o touro é atraído pelo vermelho atribui-se à hipersensibilidade visual do animal a essa cor.

III. A Íris é considerada a parte colorida do olho e que na sua região central encontra-se a pupila.

IV. A “menina do olho” popularmente conhecida regula a entrada de luz no olho, contraindo-se em ambiente iluminado e dilatando-se no escuro.

V. A presbiopia, denominada de “vista cansada”, atinge as pessoas com mais de 40 anos, levando-as à dificuldade de observar objetos próximos.

VI. O aumento de pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico caracterizam o glaucoma, com perda gradativa da visão, tornando-se irreversível.

VII. A miopia ocorre, porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, afetando a visão à distância.

VIII. O daltonismo, incapacidade de distinguir determinadas cores, pode ser corrigido por tratamento oftálmico.

Assinale a alternativa correta.

a) I, III, V, VI e VIII.

b) I, II, IV, V, e VII.

c) III, IV, V, VI e VII.

d) II, IV, V, VI e VII.

e) III, IV, V, VI e VIII.

20. (UFMG) Todas as alternativas apresentam modalidades já verificadas de interação de seres vivos com o meio ambiente, exceto:

a) a capacidade de certos peixes se defenderem com campo elétrico.

b) a orientação das abelhas pela posição do Sol.

c) a orientação dos morcegos por ultra-som.

d) a percepção pelas cobras de radiação infravermelho emitida por presas.

e) a visão estereoscópica em anfíbios.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: