Publicado por: Djalma Santos | 4 de julho de 2019

TESTES DE POLUIÇÃO (X)

01. (UNIPAR) A descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Polo Norte foi interpretada como um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo que estaria passando o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometeram a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior:

a) liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta.

b) sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre.

c) disponibilidade de combustíveis renováveis e, consequentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono).

d) absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.

e) retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa.

02. (UEL) Leia o texto a seguir.

O lançamento sem tratamento prévio de efluentes, de origem doméstica ou industrial, em uma grande variedade de ambientes aquáticos, pode levar mananciais de água doce a apresentarem alto grau de poluição ou até mesmo a sua morte, constituindo fator de preocupação.

(Adaptado de: BARRETO, L.E. et al. Eutrofização em rios brasileiros. Enciclopédia Biosfera. v.9, n 16, 2013, p. 2165–2179.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre eutrofização ou eutroficação, considere as afirmativas a seguir.

I. Quanto maior a quantidade de nitrogênio e fósforo no rio ou na lagoa, menor será o consumo de oxigênio pelos microrganismos existentes no ambiente; isso ocorre porque tanto os minerais quanto os microrganismos concorrem pelo oxigênio dissolvido na água.

II. O nitrogênio e o fósforo são nutrientes de grande importância para os mais diferentes tipos de cadeias alimentares aquáticas e terrestres, porém, quando em baixas concentrações e associados às más condições de luminosidade, provocam nos rios e lagos um fenômeno chamado de eutrofização.

III. Como consequência da eutrofização, a água pode apresentar as seguintes alterações: sabor, odor, cor, redução do oxigênio dissolvido, crescimento excessivo de plantas aquáticas, mortandade de peixes e de outras espécies aquáticas, além do comprometimento das condições mínimas para o lazer.

IV. Um dos problemas da aceleração do processo de eutrofização é o aumento da probabilidade de proliferação de cianobactérias, as quais por serem potencialmente tóxicas podem alterar a qualidade das águas, comprometendo o abastecimento público.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03. (PUC-RS) O uso crescente de combustíveis fósseis é responsável pelo aumento dos níveis de CO2 na atmosfera, o que gera graves riscos ambientais. Um dos efeitos do acúmulo de CO2 na atmosfera é que, em contato com a água do mar, esse gás dissolve-se e reage de acordo com a equação abaixo:

Uma das consequências disso é que o pH da água do mar torna-se mais ________, ameaçando espécies marinhas que dependem de estruturas calcárias para sua sobrevivência, como ________ e ________. Em tais condições de pH, as partes calcárias tendem a se dissolver. Com o desaparecimento dos corais, centenas de espécies que dependem deles serão extintas.

a) ácido – cifozoários – artrópodes.

b) ácido – equinodermos – moluscos.

c) básico – moluscos – cifozoários.

d) básico – artrópodes – equinodermos.

04. (ACAFE) “Brasil, Tocantins, 18,19 e 20 agosto de 2010. Encontramos o Brasil pegando fogo. Literalmente. Lamentavelmente. Em pleno século XXI ainda temos uma estação de queimadas. E, com a perspectiva de impunidade prometida pela proposta de um novo Código Florestal, grileiros, agricultores, pecuaristas, invasores, aventureiros, desaventurados, desesperançados avançam sobre a Amazônia e o Cerrado com caixas de fósforos, suas ambições e sua completa falta de respeito com a natureza e os companheiros de espécie, o Homo sapiens “citadensis”.”

Fonte: BRIDI, Sônia. Diário do clima. Efeitos do aquecimento global: Um relato em cinco continentes. 2012.

Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

a) O aquecimento global ocorre em consequência das alterações ocorridas no planeta, sejam elas de causas naturais ou antropogênicas.

b) A emissão dos chamados gases de efeito estufa (GEE) é uma das causas do aquecimento global. O gás metano (CH4) é o GEE mais abundante na atmosfera, sendo produzido pela decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários e lixões, por exemplo, e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Esse gás apresenta poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.

c) O aquecimento global pode levar ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema.

d) A tendência ao aquecimento tem sido heterogênea em diferentes partes do globo, com algumas regiões aquecendo, outras apresentando elevação de temperatura não muito significativa e outras até mesmo resfriando.

05. (UNICAMP) Altas concentrações de metais pesados foram encontradas nas águas de inúmeras bacias hidrográficas brasileiras. Esses poluentes podem rapidamente se acumular em seres vivos. Por exemplo, peixes podem absorver metais pesados da água e pela ingestão de alimentos, retendo-os em seu tecido muscular.

(Adaptado de Daniel P. de Lima e outros, Contaminação por metais pesados em peixes e água da bacia do rio Cassiporé, Estado doAmapá, Brasil. Acta Amazonica, Manaus, 45, pp. 405-414, 2015.)

Assinale a alternativa correta.

a) Metais pesados, como o urânio, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros longevos ou do meio da teia alimentar, como tartarugas marinhas e peixes de fundo de rio.

b) Metais pesados, como o mercúrio, são encontrados em maiores concentrações em carnívoros do meio da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

c) Metais pesados, como o ferro, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros e carnívoros do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

d) Metais pesados, como o chumbo, são encontrados em maiores concentrações em predadores longevos ou do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

06. (UniTau) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que fica no Rio Xingu, vem gerando enorme polêmica, tanto em relação à questão ambiental quanto em relação à questão energética. De um lado, populações tradicionais, comunidades indígenas, ativistas e grupos ambientalistas questionam os impactos da Usina; de outro, o governo a defende, em nome do aumento da produção de energia elétrica no Brasil, o que representaria o fim dos temores de uma crise energética. As principais críticas à instalação da Usina se relacionam a impactos sobre o ambiente e sobre populações indígenas e ribeirinhas. Acerca dos prováveis impactos causados pela instalação da hidrelétrica, leia as afirmativas a seguir.

I. A formação de pequenos lagos, por conta da água parada, contribuirá para a difusão de doenças.

II. A chegada de trabalhadores imigrantes contribuirá com a manutenção da floresta.

III. Aproximadamente, 100 km de trecho do rio terão sua vazão reduzida e poderão secar.

IV. Cerca de 20 mil famílias serão desapropriadas de suas casas para dar espaço à Belo Monte.

Assinale a alternativa que indica corretamente os impactos socioambientais esperados com a construção da Usina.

a) I, II e IV, apenas.

b) II, III e IV, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

07. (IFSuldeMinas) No dia 10 de agosto de 2016, o site da BBC-Brasil noticiou que a coloração esverdeada das piscinas do complexo aquático Maria Lenk tinha sido causada por uma proliferação de algas, dada a uma falha na manutenção da água da piscina, provocando um desequilíbrio químico. Essa versão foi desmentida pelo comitê olímpico, como também por vários pesquisadores da área, uma vez que para que ocorresse um processo de eutrofização, seria necessária uma carga grande de nitrato de fosfato naquele local. Sobre a eutrofização, indique a alternativa que corresponde à sequência desse processo.

a) Excesso de matéria orgânica, aumento do número de bactérias aeróbias, diminuição do oxigênio, decomposição anaeróbia, produção de gases tóxicos.

b) Produção de gases tóxicos, aumento do número de bactérias aeróbias, diminuição do oxigênio, excesso de matéria orgânica, decomposição anaeróbia.

c) Excesso de matéria orgânica, decomposição anaeróbia, produção de gases tóxicos, aumento do número de bactérias aeróbias, diminuição do oxigênio.

d) Produção de gases tóxicos, decomposição anaeróbia, diminuição do oxigênio, aumento do número de bactérias aeróbias, excesso de matéria orgânica.

08. (UEM) Algumas prefeituras foram instadas a suspender o uso do aterro sanitário, mas encontraram dificuldades para cumprir a decisão, pois faltam locais para levar quantidades cada vez maiores de lixo. O lixo gerado nas cidades é uma das maiores agressões ao meio ambiente. A respeito desse problema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A existência de “lixões” é inadequada, visto que existem outras formas de lidar com o lixo, como os aterros sanitários, a biodigestão, a incineração, a compostagem e a reciclagem.

02. A reciclagem do lixo ainda é um processo considerado caro. Entretanto, caso dispensada, a degradação ambiental e o esgotamento dos recursos naturais poderão representar um custo altíssimo para as futuras gerações.

04. Lixo, saúde e meio ambiente andam juntos, motivo pelo qual é importante que a administração pública se preocupe em montar uma infraestrutura adequada para incentivar e para trabalhar com a coleta seletiva e com a reciclagem.

08. Evitar sacolas plásticas em mercados, evitar o uso de produtos descartáveis, não jogar lixo na rua, separar vidros, papéis, metais e plásticos e encaminhar para a coleta seletiva são atitudes que ajudam a manter a qualidade do ambiente.

16. O problema do gerenciamento do lixo afeta apenas os administradores municipais e os catadores de lixo, que devem conjugar seus esforços para intensificar as campanhas educativas para que a sociedade produza menos lixo.

Soma das alternativas corretas:

09. (UFPR) Decisão de Trump gera onda de críticas no mundo. “Grande decepção”, “irresponsável”, “equivocada”: as reações ao anúncio do presidente americano, Donald Trump, de que vai retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima foram negativas em todo o mundo. A notícia acima menciona as reações de outros países após o presidente dos EUA anunciar que não respeitará o acordo firmado entre 195 países para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável. O objetivo do acordo é voltado à redução na emissão principalmente do gás:

a) dióxido de nitrogênio.

b) dióxido de carbono.

c) clorofluorcarboneto.

d) dióxido de enxofre.

e) ozônio.

10. (UCS) A eutrofização é uma das preocupações ambientais mais comuns, em função da contaminação das águas. A eutrofização caracteriza-se:

a) pela proliferação acelerada de microalgas devido ao aporte excessivo de nutrientes em um corpo hídrico.

b) pela proliferação de grande quantidade de macrófitas, causando um evento conhecido como a maré vermelha.

c) pelo despejo ou uso de organoclorados e inseticidas utilizados nas lavouras que contaminam as águas.

d) pelo lixo urbano, embalagens plásticas e latas que, além de contaminar as águas, perduram no ambiente.

e) pela poluição do ar, provocando chuvas ácidas que contaminam os cursos de água.

11. (FDSBC) Metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio são contaminantes ambientais associados ao estilo de vida moderno e estão presentes em combustíveis, cigarros e outros produtos. O gráfico a seguir mostra resultados de uma pesquisa em que foram medidas as concentrações sanguíneas de chumbo em moradores de uma grande metrópole.

Fonte: Kuno, R. Valores de referência para chumbo, cádmio

e mercúrio em população adulta da Região Metropolitana de São Paulo.

Tese de doutorado, USP, 2009.

As afirmativas a seguir dizem respeito às informações presentes no gráfico.

I. Possivelmente os valores das concentrações de chumbo indicados no gráfico seriam da mesma magnitude se a medição fosse feita em pessoas que vivem na zona rural.

II. Possivelmente as pessoas do sexo masculino são mais expostas a poluentes que contêm chumbo do que aquelas do sexo feminino.

III. O chumbo pode se acumular no organismo ao longo do tempo, o que explica o aumento das concentrações em função da idade.

Pode-se afirmar que:

a) apenas II e III estão corretas.

b) apenas I e III estão corretas.

c) apenas II está correta.

d) apenas III está correta.

12. (URCA) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no mundo atual. Porém, muitas pessoas dentro dos centros urbanos vivem do lixo. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque pessoas com poder aquisitivo mais alto adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo;

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais;

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras;

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

13. (UFRN) Todo material resultante de atividades domésticas, industriais, comerciais e hospitalares que não é mais aproveitado é definido como lixo. Diariamente, centenas de milhares de toneladas de lixo são produzidas no Brasil e, na maioria das vezes, são descartadas de forma inadequada. Diante dessa situação, é necessário que a população se conscientize a respeito desse problema de ordem ambiental e de saúde pública e busque formas para solucioná-lo. Uma possível alternativa para minimizar grande parte dos problemas relacionados ao lixo é:

a) jogar apenas resíduos orgânicos no lixão, a fim de diminuir a contaminação do solo pelo chorume.

b) reciclar materiais plásticos, a fim de obter outros produtos como mangueiras, sacos e carpetes.

c) reaproveitar os resíduos biodegradáveis, por meio do processo de incineração, para a produção de adubo.

d) reutilizar os frascos de vidro, por meio da compostagem, a fim de reduzir o volume de lixo.

14. (UEMA) Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque é o aquecimento do planeta Terra, retratado na charge abaixo. O aquecimento global é uma consequência da emissão excessiva de elementos gasosos conhecidos como “gases-estufa”, na atmosfera. Os gases-estufa são aqueles emitidos pelo homem em grande quantidade, e que, ao absorverem parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, favorecem o efeito estufa.

www. planetaquimica.wordpress.com.

Considerando as informações contidas no texto e na charge, as atividades humanas que favorecem a emissão de “gases-estufa” são:

a) decomposição de matéria orgânica e queima de combustíveis fósseis.

b) queimadas de florestas e preferência ao transporte coletivo.

c) reciclagem de papel e aumento da atividade agrícola.

d) queima de combustíveis fósseis e reflorestamento.

e) reflorestamento e aumento da atividade industrial.

15. (UESC) A vegetação que margeia rios e lagos é conhecida como mata ciliar ou matas de galerias, estas contribuem para que as margens dos rios não desbarranquem. Quando tal vegetação é removida o solo fica exposto às chuvas e aos ventos, e com frequência é arrastado para os corpos hídricos (Meio Ambiente e Trabalho, 2007). Assim, esse fenômeno de acúmulo de solos no fundo de um rio é conhecido como:

 

 

a) Eutrofização.

b) Assoreamento.

c) Poluição.

d) Contaminação.

e) Efeito Estufa.

16. (UPE) Leia o texto a seguir: No dia 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana, que fez parte da Estrada Real, criada ainda no século XVII, foi o cenário principal do maior desastre ambiental da História do Brasil, de acordo com o Ibama. Por volta das 16h, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu, provocando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, matando 19 pessoas (entre moradores e funcionários da empresa), destruindo centenas de imóveis e deixando milhares de pessoas desabrigadas. O vazamento, considerado o maior de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração, provocou também a poluição do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia.

Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/maior-desastre-ambiental-do-brasil-tragedia-de-mariana-deixou-19-mortos-20208009#ixzz4n2UUJzg0

Quanto aos danos na natureza, é correto afirmar que:

a) o impacto ecológico é de fácil recuperação, necessitando se retirar a lama depositada no fundo do Rio Doce.

b) a fauna e a flora podem retornar naturalmente ao ambiente, quando a lama se dispersar por meio da vazão do rio.

c) o dano é irreversível, sendo considerado pelos cientistas como uma área morta após o desastre natural.

d) a Mata ciliar do Rio Doce funcionará como um filtro da poluição presente na lama de rejeitos de minérios, ajudando na recuperação natural do ambiente.

e) a recuperação do leito do rio ocorrerá mediante intervenções de desassoreamento e biorremediação, embora a fauna e a flora se recuperem lentamente.

17. (IFPE) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

Os Jogos Olímpicos de 2016 ou Jogos da XXXI Olimpíada, comumente chamada de Rio 2016, foi um evento poliesportivo realizado no segundo semestre de 2016 (Olimpíada: 5 a 21 de agosto; Paraolimpíada: 7 a 18 de setembro) na cidade do Rio de Janeiro- RJ, no Brasil. O evento recebeu elogios, mas também foi alvo de críticas, dentre elas: a poluição da Baía de Guanabara, sobretudo pelo fato de se ter prometido, antes dos jogos, reduzir em 80% a sua poluição, compromisso firmado pelos governos federal, estadual e municipal.

A eutrofização da Baía de Guanabara, devido ao excesso de lixo, tem como consequência a(o):

a) aumento da concentração de oxigênio dissolvido na água (principalmente durante o período noturno).

b) redução da concentração de material em suspensão particulado de origem orgânica na água.

c) redução da zona eufótica e a alteração nas cadeias alimentares.

d) redução tanto da decomposição em geral quanto da emanação de odores indesejáveis.

e) aumento da capacidade de fornecer usos múltiplos pelo sistema aquático.

18. (UEM) A respeito da poluição atmosférica e de seus agentes nos ambientes urbanos e rurais, assinale o que for correto.

01. Em áreas urbanas, o fenômeno da inversão térmica ocorre em determinados períodos do ano devido à ausência da circulação vertical do ar, o que promove a diminuição dos poluentes.

02. No Brasil, o aumento do uso do gás natural, em diversos tipos de veículos, tem colaborado para a diminuição de poluentes atmosféricos em centros urbanos.

04. Os efeitos da precipitação ácida já foram identificados em lugares distantes do local de origem das fontes poluidoras.

08. As ilhas de calor, presentes em áreas urbanas, ocorrem devido à presença do gás metano eliminado pelos combustíveis de origem orgânica.

16. O ozônio, formado na baixa atmosfera, prejudica a saúde humana e interfere no desenvolvimento da vegetação.

Soma das alternativas corretas:)

19. (FPS) “Uma mancha escura apareceu no Rio São Francisco e está visível entre os territórios sergipano e alagoano. O fenômeno já está sendo analisado por especialistas e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco defende o aumento da vazão como alternativa para dissipar a mancha escura ……………”.

Disponível em: (http://www.infonet.com.br/noticias/cidade//ler.asp?id=171550) Acesso em out. 2017. (Adaptado).

O fenômeno citado na notícia foi provocado pela presença de um dinoflagelado, identificado como Ceratium furcoides. Assinale a alternativa que cita o grupo a que pertence o organismo causador do fenômeno.

a) Fungos.

b) Bactérias.

c) Animais.

d) Vegetais.

e) Protistas.

20. (UniTau) As alterações climáticas globais são realidade! Estamos assistindo ao aumento das temperaturas, às mudanças dos padrões de pluviosidade, ao derretimento dos glaciares e da neve e ao aumento do nível médio do mar. Segundo o pesquisador Carlos Nobre, “a continuar o padrão atual de emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera resultantes de ações antrópicas, há altíssima probabilidade de que haverá mudanças climáticas globais de grande magnitude ocorrendo nos próximos 100 anos. Entre elas, as mais significativas para o Brasil são o aumento de temperatura, modificações nos padrões de chuvas e alterações na distribuição de extremos climáticos, tais como secas, inundações, penetração de frentes frias, geadas, tempestades severas, vendavais, granizo e outros.”

JOELS, L. C.; CÂMARA, G. Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência. Parcerias Estratégicas. n. 12, set. 2001, p. 239-40. Adaptado.

Além de uma série de intervenções humanas que vêm acelerando o ritmo das alterações climáticas globais, há vários processos naturais de produção dos gases de efeito estufa. Leia as afirmações abaixo acerca do efeito estufa.

I. O CO2 forma uma barreira na atmosfera que permite a passagem de luz e que retém o calor irradiado da superfície da Terra.

II. Na estratosfera, parte do CO2 é transformada em O3 pelos raios ultravioleta, com comprimento de onda menor do que 200 nm, permitindo que se mantenha uma camada de CO2 em equilíbrio.

III. O vapor d’água na atmosfera, o gás metano da decomposição e da fermentação orgânicas, o dióxido de nitrogênio da combustão de compostos orgânicos e os clorofluorcarbonos liberados pela atividade industrial colaboram, em menor grau, para a formação do efeito estufa.

IV. Em condições normais, o efeito estufa mantém a temperatura média da Terra em 15 oC, o que garante condições para a manutenção da vida no Planeta. Sem esse efeito, a Terra seria permanentemente coberta por gelo, com temperatura média de -18 oC.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I, III e IV, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: