Publicado por: Djalma Santos | 4 de julho de 2019

TESTES DE SISTEMAS DIVERSOS (5)

01. (UEA) A figura ilustra três brônquios humanos característicos das condições normal, asmática e em crise asmática.

Durante uma crise asmática, a musculatura lisa encontra-se em estado de contração, o que obstrui parcialmente o fluxo de ar nas vias respiratórias. A contração da musculatura lisa durante uma crise asmática é classificada como:

a) voluntária e controlada pelas terminações nervosas simpáticas.

b) involuntária e controlada pelo sistema nervoso autônomo.

c) involuntária e controlada pelo bulbo.

d) involuntária e controlada pelo cerebelo.

e) voluntária e controlada pelas terminações nervosas parassimpáticas.

02. (UEG) A digestão humana é um processo físico-químico complexo e que mobiliza vários sistemas e órgãos para proporcionar a assimilação dos nutrientes indispensáveis à sobrevivência. Os órgãos que participam deste processo possuem uma relação direta ou de interdependência, conforme ilustrado a seguir, entre o fígado e o pâncreas com o duodeno:

Sobre o papel fisiológico do fígado e do pâncreas, verifica-se que:

a) o mecanismo hepático de regulação da glicemia ocorre pelas vias de armazenamento de glicose no pâncreas.

b) o pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina que regula a formação ou a quebra de glicogênio no fígado.

c) a digestão de carboidratos complexos é realizada pela amilase secretada pelo ducto colédoco no duodeno.

d) a insulina e o glucagon são secretados no duodeno pelo ducto pancreático sob a forma de suco pancreático.

e) a quimiotripsina é uma enzima digestiva com função de lipase secretada no estômago pelo ducto pancreático.

03. (FUVEST) O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeças de gado, no último mês de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clínica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de grãos úmidos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presença da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Considerando que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de:

a) infecção generalizada.

b) hemorragia interna.

c) desidratação provocada por diarreia.

d) acidente vascular cerebral.

e) parada respiratória.

04. (UPE) Relacione os hormônios com as suas respectivas funções em plantas e animais, e escolha a sequência que preenche corretamente os espaços.

I. A muda nos insetos depende da produção de …….1…….. pelas glândulas protorácicas, o que induz as células da epiderme a produzirem um novo exoesqueleto.

II. A baixa produção de ……..2……. pelas folhas e frutos causa a abscisão desses órgãos. Nas sementes, a produção desse hormônio estimula o amadurecimento do fruto.

III. A absorção de água pela semente desencadeia germinação, liberando …..3…… que se encontra em alta concentração no embrião.

IV. A produção de ……4…… está associada à defesa contra situações ambientais desfavoráveis, como nas estações secas, quando ocorre a indução da dormência das sementes e o fechamento dos estômatos devido ao aumento da temperatura ambiental.

V. O hormônio ……5……. regula a concentração dos íons sódio e potássio, promovendo a reabsorção de sódio pelos túbulos renais, tendo como consequência a retenção de água, e atua na excreção tubular de potássio

VI. A adeno-hipófise produz ….6….., hormônio que estimula o crescimento dos tecidos através do aumento de números de mitoses e do tamanho das células.

a) 1–somatotrofina, 2-citocinina, 3-auxina, 4-ácido indolacético, 5-aldosterona, 6-ecdisona.

b) 1-ecdisona, 2-auxina, 3-ácido abscísico, 4-hidrocortisona, 5-vasopressina, 6-corticotrofina.

c) 1-melatonina, 2-etileno, 3-ocitocina, 4-acido indolacético, 5- calcitonina, 6-somatotrofina.

d) 1-calcitonina, 2-ácido abscísico, 3-etileno, 4-melatonina, 5-vasopressina, 6-tiroxina.

e) 1-ecdisona, 2- auxina, 3-giberelina, 4-ácido abscísico, 5-aldosterona, 6-somatotrofina.

05. (UPE) Baseando-se na relação de cada uma das alternativas com a figura e a funcionalidade de cada órgão, assinale a correta.

Fonte adaptada de http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/ESA/downloads/O%20SISTEMA%20DIGESTIVO.htm.

a) O estômago (I) sofre a ação da secretina, que, ao entrar em contato com o alimento, estimula a secreção do suco pancreático e o aumento da acidez estomacal.

b) A vesícula biliar (II) possui a função de armazenamento da bile, responsável pela saponificação da gordura proveniente dos alimentos.

c) O duodeno (III) secreta a enterogastrona, que atua na inibição da secreção do suco gástrico e da motilidade gástrica, tornando o esvaziamento do estômago mais lento.

d) O pâncreas (IV) secreta as enzimas encontradas no suco pancreático, que atuam diretamente, no intestino delgado.

e) O fígado (V) não possui uma função que o ligue diretamente à digestão, mas apenas à destruição e excreção de metabólitos, como o álcool e os medicamentos

06. (UFAM) O principal resíduo nitrogenado excretado pelo homem, pelos peixes e pelos répteis são, respectivamente:

a) Amônia, ácido úrico e ureia.

b) Ureia, amônia e ácido úrico.

c) Ácido úrico, amônia e ureia.

d) Aminas, bilirrubinas e carbonatos.

e) Fezes, urina e excretas.

07. (FCMSCSP) A figura mostra uma via de sinalização química pela qual o organismo humano envia informações às células e comanda uma resposta específica.

Essa via de sinalização comanda a:

a) manutenção do metabolismo celular.

b) liberação do óvulo pelo ovário.

c) concentração de açúcar no sangue.

d) contração da musculatura esquelética.

e) reabsorção de água nos rins.

08. (PUC-SP) A pancreatite crônica é uma doença que leva à destruição gradativa do pâncreas, o que pode fazer com que ele perca suas funções exócrina e endócrina. No caso de insuficiência exócrina, a pessoa recebe por via oral as enzimas que ela não produz, como A e B. Havendo comprometimento da função endócrina, é necessário receber injeção de C após as refeições. O texto acima fica correto se as letras A, B e C forem substituídas, respectivamente, por:

a) pepsina, tripsina e insulina.

b) maltase, quimiotripsina e glucagon.

c) insulina, glucagon e lipase.

d) amilase, lipase e insulina.

09. (PUC-CAMPINAS) O consumo de chocolate estimula a produção de serotonina no corpo humano. Por ser um neurotransmissor, a serotonina é encontrada:

a) nas fendas sinápticas.

b) nos bronquíolos.

c) nas cristas mitocondriais.

d) nos núcleos dos neurônios motores.

e) nos retículos das células da hipófise.

10. (UFAM) A habilidade em detectar a luz é quase um fenômeno universal no reino animal. Embora ainda não esteja esclarecido como alguns animais fazem isso sem possuírem estruturas especializadas, é mais usual que eles possuam uma região especializada com fotorreceptores. Observe o esquema a seguir e suas indicações:

Em relação ao esquema é correto afirmar que:

a) 1 é uma região altamente pigmentada e confere as cores dos olhos; 3 e 6 são câmaras repletas com humor vítreo, uma substância gelatinosa que permite a passagem de luz; 5, 7 e 8 representam o tecido neural.

b) 1 é uma região rica em fotorreceptores; 2 é uma região transparente e que apresenta um raio de curvatura maior que o da esclera; 4 é pigmentada e formada por músculo liso e sua contração e relaxamento regula a abertura da pupila; 7 e 8 representam o tecido neural.

c) 1 é uma região altamente pigmentada e confere as cores dos olhos; 3 e 6 são câmaras repletas com humor vítreo; 2 e 4 representam o tecido neural.

d) 1 é pigmentada e formada por músculo liso e sua contração e relaxamento regula a abertura da pupila; 2 é uma região transparente e que apresenta um raio de curvatura menor que o da esclera; 7 e 8 representam o tecido neural.

e) 2 é uma região transparente e que apresenta um raio de curvatura menor que o da esclera; 4 é pigmentada e formada por músculo liso e sua contração e relaxamento regula a abertura da pupila; 7 e 8 representam o tecido neural.

11. (ACAFE) Os organismos vivos tendem a manter o estado de equilíbrio em relação à composição química dos seus líquidos e tecidos e às suas funções, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente. Essa capacidade é denominada homeostase. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) Essencialmente, todos os órgãos e sistemas corporais, coordenados pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino, desempenham funções interrelacionadas que tendem a manter o equilíbrio dinâmico do organismo.

( ) Os mecanismos de controle da homeostase funcionam por processos de feedback: negativos ou positivos. Pode-se citar, como exemplo de feedback positivo, o aumento da atividade pulmonar para expelir o dióxido de carbono concentrado no corpo.

( ) A regulação do equilíbrio ácido-base no organismo, para evitar a variação de pH, depende da atuação dos sistemas tampão. Assim, os íons carbonato e fosfatos livres no meio intracelular recolhem os H+ passando a, respectivamente, bicarbonato e bifosfato, o que evita a acidificação protoplasmática.

( ) A insulina facilita a entrada da glicose nas células. Assim, quando ocorre a hipoglicemia, o pâncreas produz a insulina, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio, normalizando o fornecimento de glicose para a célula.

a) F – V – F – V.

b) V – F – F – V.

c) F – V – V – F.

d) V – F – V – F.

12. (ACAFE) O corpo humano é um organismo complexo formado por diversos sistemas integrados que permitem realizarmos as mais diversas atividades. Em relação aos sistemas que compõem o corpo humano, assinale a alternativa correta.

a) No Sistema Endócrino há um conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios. Como exemplo de glândula endócrina pode-se citar a tireoide, responsável pela produção do paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.

b) Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões as quais estão localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a troca gasosa. Nos alvéolos, o oxigênio é absorvido por transporte passivo (difusão) e o gás carbônico eliminado por transporte ativo.

c) O hipotálamo é uma região do sistema nervoso central que, entre outras funções, participa do controle hormonal.

d) Os rins são formados por pequenas estruturas chamadas néfrons, cuja função é exclusivamente eliminar resíduos presentes no sangue, provenientes do metabolismo, através da urina.

13. (UFSC)

Sobre a anatomia e a fisiologia do fígado, é correto afirmar que:

01. As substâncias tóxicas produzidas pela queima do cigarro são assimiladas pela circulação sanguínea e, em seguida, alcançam o fígado exclusivamente através da veia porta hepática.

02. O fígado é uma glândula que está localizada no lado esquerdo do abdome, imediatamente abaixo do diafragma.

04. Uma das funções do fígado é a desintoxicação do organismo, inativando substâncias nocivas, porém o excesso dessas substâncias pode ocasionar lesões no tecido hepático.

08. O fígado recebe sangue proveniente da veia porta hepática e da artéria hepática, que estão trazendo o sangue do intestino e do coração, respectivamente.

16. O fígado e a vesícula biliar produzem a bile, que é uma enzima com a função de emulsificar as gorduras do alimento durante a sua passagem pelo estômago.

32. A filtração do sangue é uma das funções das células hepáticas, resultando na formação da urina.

Soma das alternativas corretas:

14. (UNEA) A visão em cores está presente na maioria dos peixes, anfíbios, répteis e aves. Entre os mamíferos, porém, são poucos os que conseguem distinguir as cores. Os primatas, a ordem dos mamíferos a que pertencemos, têm uma excelente visão em cores e são uma exceção entre os mamíferos. Dadas as afirmações seguintes sobre o assunto,

I. Ocelos são órgãos visuais simples que informam o sistema nervoso sobre a intensidade e a direção da luz, mas não formam imagens. Estão presentes em diversos animais invertebrados, como celenterados, platelmintos, moluscos e artrópodos.

II. Nos olhos dos vertebrados a camada que reveste internamente a câmara ocular é a retina, formada por dois tipos de células fotossensíveis: os cones e os bastonetes. Existem doenças que afetam os cones da retina, provocando “cegueira às cores”, como o daltonismo, por exemplo, em que o portador não distingue o verde do vermelho.

III. O olho composto está presente nos artrópodos, sendo bem desenvolvido nos crustáceos e insetos. Um olho composto é formado por milhares de detectores de luz chamados omatídios. Cada omatídio possui córnea e cristalino próprios.

Verifica-se que:

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas a II está correta.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) Apenas I e III estão corretas.

e) Todas estão corretas.

15. (UFPA) Atividades sensoriais do organismo humano como visão, gustação e tato, dependem de moléculas celulares sinalizadoras denominadas segundos mensageiros; são relacionados a essas funções:

a) GMPc, AMPc e Ca+2.

b) Ca+2 , AMPc e Glicose.

c) UDP, Mg+2 e GMPc.

d) Glicose, AMPc e GMPc.

e) AMPc, Ca+2 e Glicose.

16. (PUC-SP) Um ataque com gás tóxico deixou dezenas de mortos (…) em Khan Sheikhun, cidade síria controlada por opositores do ditador Bashar al-Assad. A ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos falou em, no mínimo, 58 mortos, entre os quais 11 crianças. (…) O chefe das autoridades de saúde (…) disse acreditar que o gás é sarin (…).

(Folha S. Paulo, 04/04/2017).

Sabe-se que o gás sarin é um composto organofosforado que inativa a enzima acetilcolinesterase humana, responsável por degradar a acetilcolina. Nesse caso, a vítima do gás sofre com seus efeitos diretos sobre:

a) as funções hepáticas.

b) a cascata de coagulação sanguínea.

c) o sistema imunológico.

d) o sistema nervoso parassimpático.

17. (UPE) Observe a figura abaixo e analise as seguintes afirmativas:

I. O lado esquerdo do coração apresenta um maior espessamento da musculatura do miocárdio, por ser responsável pelo transporte de sangue pobre em oxigênio para o pulmão.

II. O átrio direito comunica-se com a veia cava, sendo responsável pela entrada do sangue pobre em oxigênio no interior do coração.

III. A circulação humana é impulsionada por um órgão com três câmaras, diferente dos anfíbios e répteis.

IV. Artéria pulmonar é o vaso responsável pela ida do sangue venoso para o pulmão, onde este sofrerá hematose.

Estão corretas:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

18. (UEPA) Leia o Texto abaixo para responder esta questão.

O corpo humano é capaz de realizar diversas atividades em decorrência de ser constituído por estruturas teciduais e sistêmicas compostas por tecidos e órgãos diferenciados, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo. Esses sistemas, que podem ser definidos como conjuntos de órgãos e que apesar de estarem ligados, realizam atividades específicas e bem definidas.

[Modificado: Principais sistemas do corpo humano. Acessado em03/04/2017.Disponível: http//: http://biologianet.uol.com.br /anatomiafisiologia-animal/principais-sistemas-corpo-humano.htm

Com base no tema abordado no Texto acima, leia as alternativas abaixo e assinale a correta:

a) a expiração ocorre quando o diafragma e os músculos intercostais se contraem.

b) o movimento de relaxamento do músculo do coração é chamado de sístoles.

c) entre o estomago e o intestino delgado existe a válvula chamada esfíncter cárdia.

d) o processo da passagem do bolo alimentar da boca até o estomago se chama mastigação.

e) a hematose é o processo em que o sangue venoso recebe oxigênio e se torna sangue arterial.

19. (UEPB) Quando giramos num carrossel, brincamos de corrupio ou rodopiamos por um salão de dança, ao pararmos é comum sentirmos tontura e termos a impressão de que as coisas ao nosso redor continuam girando. Assinale a alternativa que explica corretamente essa sensação.

a) Os movimentos da cabeça promovem a movimentação do líquido presente na cóclea e nos canais semicirculares, estimulando as células sensoriais. Esse estímulo é captado e conduzido ao cérebro pelo nervo coclear. Quando giramos o corpo e paramos bruscamente, o líquido contido nessas estruturas continua girando e estimulando as células sensoriais. O cérebro recebe a informação de que ainda estamos girando.

b) Os movimentos da cabeça promovem a movimentação do líquido presente na cóclea, que é um órgão composto de um longo tubo enrolado preenchido por líquido. Esse líquido se movimenta e estimula as células sensoriais que formam o órgão espiral, de onde parte o nervo coclear. Quando giramos o corpo e paramos bruscamente, o líquido contido nessas estruturas continua girando e estimulando as células sensoriais. O cérebro recebe a informação de que ainda estamos girando, mas nossos olhos informam que paramos.

c) Os movimentos da cabeça promovem a movimentação do líquido presente entre as meninges, que são membranas que protegem o sistema nervoso central. Esse líquido se movimenta e estimula as células sensoriais que formam o encéfalo. Quando giramos o corpo e paramos bruscamente, o líquido contido entre essas membranas continua girando e estimulando as células sensoriais da superfície cerebral. O cérebro recebe a informação de que ainda estamos girando, mas nossos olhos informam que paramos.

d) Quando giramos, a captação de imagens em movimento sucede-se em velocidade maior que a capacidade de processamento dessas imagens pelo centro cerebral da visão; assim, quando paramos, o nosso cérebro continua processando as imagens que estão sendo transportadas pelos nervos ópticos, daí a sensação de tontura prolongar-se por alguns segundos. Para evitar essa sensação basta girarmos com os olhos fechados.

e) Os movimentos da cabeça promovem a movimentação do líquido presente no utrículo, no sáculo e nos canais semicirculares, estimulando as células sensoriais. Esse estímulo é captado e conduzido ao cérebro pelo nervo vestibular. Quando giramos o corpo e paramos bruscamente, o líquido contido nessas estruturas continua girando e estimulando as células sensoriais. O cérebro recebe da orelha interna a informação de que ainda estamos girando, mas nossos olhos informam que paramos.

20. (UFSJ) No filme Avatar (James Cameron, 2009), uma cena chama a atenção para um fenômeno da fisiologia humana, chamado adaptação visual. Na ficção, em sua primeira noite em Pandora, o personagem Jake Sully acende uma tocha para se proteger das feras que o rodeiam durante a noite. Após o encontro com Neytiri, uma nativa da floresta, ela apaga a tocha e aos poucos Jake começa a perceber a luminosidade da natureza que o rodeia e não precisa da iluminação da tocha para caminhar pela floresta. Considerando que Jake Sully, embora geneticamente um híbrido de humano e Na’vi, tenha seus sistemas fisiológicos de visão como humano normal, é correto afirmar que:

a) A adaptação visual é a mudança da curvatura do globo ocular obtida pela contração e relaxamento dos músculos oculares. Ao apagar a tocha, os músculos se contraíram e expandiram o globo ocular de Jake; assim, ele enxergou melhor.

b) As pupilas de Jake estavam dilatadas e isso o impedia de enxergar no escuro. Quando a tocha se apagou, suas pupilas se contraíram e ele pode se adaptar à visão noturna.

c) Jake se adaptou ao novo ambiente devido à adaptação dos cones e bastonetes à iluminação azul presente nas plantas de Pandora.

d) As pupilas de Jake estavam menos dilatadas quando a tocha estava acesa. Quando a tocha se apagou, as pupilas se dilataram, permitindo a entrada de mais luz no globo ocular e adaptando sua visão ao ambiente noturno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: