Publicado por: Djalma Santos | 12 de agosto de 2011

Testes de taxonomia (4/4)

01. (UEPG) Com relação à classificação dos mamíferos, assinale o que for correto.

I   II

0  0 – A classe Mammalia é dividida em três subclasses: Prototheria, Metatheria e Eutheria.

1  1 – Entre os Prototérios, o ornitorrinco é o único animal existente vivo desta subclasse.

2 2 – Na subclasse Metatheria são encontrados os cangurus na Austrália e gambás na América.

3  3 – São exemplos de Eutheria: edentata, carnívora e primatas.

4  4 – Os Chiroptera são voadores com membros anteriores adaptados ao voo.

02. (PUC-MG) O esquema apresenta o sistema de classificação em cinco Reinos, idealizado por Whittaker em 1969. Esse sistema, como todo sistema de classificação filogenético, baseia-se em critérios unificadores e diferenciadores (I, II, III, IV, V e VI) para a formação dos diferentes grupos,em que IIIe IV se referem somente aos reinos pertencentes a II.

02

Assinale a alternativa que apresenta corretamente todos os possíveis critérios (I, II, III, IV, V e VI) que podem ser usados no esquema de classificação apresentado.

CRITÉRIOS

I

II

III

IV

V

VI

a

Sem cloro-

plastos

Com cloro-

plastos

Com parede celular

Sem parede

celular

Com carioteca

Sem carioteca

b

Procariotas

Eucariotas

Com cloro-

plastos

Sem cloro-plastos

Uni ou pluricelu-lares

Apenas unicelu-

lares

c

Apenas anaeróbios

Apenas

aeróbios

Sem respiração

aeróbia

Respiradores

aeróbio ou

fermenta-dores

Com

mitocôn-drias

Sem

mitocôn-

drias

d

Uni ou multice-

lulares

Uni ou pluri-

celulares

Autótrofos

Heterótrofos

Euca-rionte

Proca-

rionte

03. (UNIRIO) Em Congressos Científicos, nacionais e internacionais, muitos trabalhos são divulgados sob a forma de painéis como o intitulado “Nova ocorrência e caracterização de Phenax variegata (Fulgoridae)”, apresentado durante o XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia. De acordo com as Regras de Nomenclatura Zoológica, quais categorias taxonômicas podem ser identificadas no título desse painel?

a) Espécie e reino.

b) Espécie e família.

c) Gênero e família.

d) Gênero e filo.

e) Família e classe.

04. (UECE) O isolamento reprodutivo, isto é, a incapacidade de produção de descendência fértil em condições naturais, é o melhor critério para distinguir entre si os seguintes táxons:

a) Variedades de plantas da mesma espécie (espécimes de variedades diferentes de milho – Zea mays).

b) Raças diferentes de cães (dálmata e pastor alemão).

c) Populações humanas (população que vive em Tóquio da população que vive em Fortaleza).

d) Espécies filogeneticamente próximas (Canis familiares e Canis lupus).

05. (PUC-PR) O palmito-juçara e o açaí têm como nomes científicos Euterpe edulis e Euterpe oleracea, respectivamente. Pode-se dizer que ambos apresentam os mesmos níveis taxonômicos, exceto:

a) Gênero.

b) Família.

c) Ordem.

d) Divisão.

e) Espécie.

06. (PUC-CAMPINAS) A grafia correta do nome científico do arroz é:

a) oryza sativa.

b) oryza Sativa.

c) Oryza sativa.

d) Oryza sativa.

e) Oryza Sativa.

07. (CEFET-AL) Numa aula prática de Biologia um aluno, ao observar os seres vivos microscópicos numa água colhida em um lago, verificou uma grande quantidade de seres unicelulares e eucariontes. Com ajuda de um aluno monitor, conseguiu identificar um microrganismo do gênero Paramecium, que apresenta forma parecida à de uma sola de sapato e corpo coberto de cílios. Pelas características observadas, o organismo pertence ao Reino:

a) Monera.

b) Protista.

c) Vírus.

d) Plantae.

e) Animalia.

08. (UFMG) Assinale a associação correta:

a) Bactéria: clorofilada – autótrofa – eucariótica.

b) Vírus: aclorofilado – heterótrofo – eucariótico.

c) Fungo: aclorofilado – heterótrofo – eucariótico.

d) Protozoário: aclorofilado – autótrofo – procariótico.

e) Alga: clorofilada – heterótrofa – procariótica

09. (UFPR) Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Assim, é correto afirmar que:

I   II

0  0 – Em taxionomia, uma Ordem engloba diversas Famílias, assim como um Gênero reúne diferentes Espécies.

1 1 – Um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá obrigatoriamente a um Reino, a um Filo ou Divisão, a uma Classe, a uma Ordem, a uma Família, a um Gênero e a uma Espécie.

2  2 – O Reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas.

3 3 – O sistema binomial de nomenclatura adota a Espécie como unidade básica de classificação.

4  4 – O Reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e algas.

10. (UNILUS-SP) Numa pesquisa desenvolvida na Mata Atlântica forma encontrados os seguintes vegetais: Frullania brasiliensis, Frullania ericoides e Frullania riojaneirensis. De acordo com o estudo taxonômico, podemos concluir que pertencem:

a) À mesma espécie e gênero.

b) À mesma família e gênero.

c) Ao mesmo gênero e espécie.

d) Todos da mesma espécie.

e) Todos da mesma subespécie.

11. (UFMS) A figura abaixo, extraída e adaptada de http://www.educacaopublica.rj.gov.br, demonstra o relacionamento filogenético de alguns grupos de animais. Com base nessa figura, analise as proposições a seguir e assinale a(s) correta(s).

11

I   II

0  0 – A estrela-do-mar tem um ancestral comum com os Chordata, representado na figura pela letra C.

1  1 – Todos os invertebrados estão reunidos num único agrupamento.

2  2 – O papagaio é mais próximo, filogeneticamente, do rato do que do macaco.

3  3 – Todos os organismos possuem um ancestral comum, representado na figura pela letra A.

4  4 – O ancestral comum dos Protostomata é representado na figura pela letra G.

12. Aplicando-se os conhecimentos sobre a classificação e regras de nomenclatura dos seres vivos, podemos então, afirmar corretamente que Canis familiaris e Canis latrans:

a) São duas espécies diferentes, que pertencem a diferentes ordens.

b) São duas espécies diferentes, que pertencem ao mesmo gênero.

c) São duas espécies diferentes, que pertencem a famílias diferentes.

d) Pertencem à mesma espécie, pois são do mesmo gênero.

e) Pertencem à mesma espécie, pois convivem em um mesmo habitat.

13. (UFLA) De acordo com o sistema universal de classificação, a alternativa que apresenta a sequência de categorias taxonômicas iniciando-se a partir de filo é:

a) Chordata – Mammalia – Carnívora – Canidae – Canis.

b) Chordata – Carnívora – Mammalia – Canidae – Canis.

c) Chordata – Canidae – Carnívora – Mammalia – Canis.

d) Chordata – Mammalia – Canidae – Carnívora – Canis.

e) Chordata – Canis – Mammalia – Canidae – Carnívora.

14. (UFMA) Relacione as duas colunas e indique a alternativa correta.

1. Reprodução sempre assexuada.

2. Unicelulares com carapaça silicosa.

3. Pluricelulares, presença de clorofila e ficoeritrina.

4. Unicelulares, clorofilados e flagelados.

5. Nutrição autótrofa ou heterótrofa.

– Cianobactérias.

– Bactérias.

– Euglenófitas.

– Rodófitas.

– Crisófitas.

a) 3, 1, 4, 5 e 2.

b) 2, 1, 3, 5 e 4.

c) 1, 5, 3, 2 e 4.

d) 1, 5, 4, 3 e 2.

e) 4, 2, 1, 3 e 5.

15. (UFMG) Observe estas figuras, em que estão representadas, de acordo com alguns estudiosos da Biologia, modificações na classificação dos seres vivos:

15

Considerando-se a sequência dessas representações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que, na classificação de:

a) Aristóteles são desconsiderados os grupos de organismos microscópicos.

b) Copeland são separados os grupos de organismos microscópicos com e sem núcleo.

c) Haeckel são incluídos os grupos de organismos microscópicos produtores e consumidores.

d) Whitaker são separados os grupos de organismos unicelulares produtores.

16. (FUVEST) Considerando os grandes grupos de organismos vivos no planeta – bactérias, protistas, fungos, animais e plantas –, em quantos deles existem seres clorofilados e fotossintetizantes?

a) Um.

b) Dois.

c) Três.

d) Quatro.

e) Cinco.

17. (UPE) Dentre as categorias taxonômicas apresentadas abaixo, assinale aquela na qual os indivíduos apresentam maior grau de características semelhantes.

a) Ordem.

b) Classe.

c) Família.

d) Reino.

e) Gênero.

18. (COVEST) No filo cordados, estão incluídos os animais vertebrados e também um grupo mais primitivo, o dos protocordados, esses que os antecederam na história evolutiva. Entre os animais relacionados abaixo, pertencem ao filo cordado:

1. Tubarão

2. Peixe ósseo

3. Sapo

4. Caracol

5. Estrela-do-mar

6. Minhoca

7. Medusa

8. Cobra

9. Tartaruga

Estão corretas apenas:

a) 3, 4, 6, 7 e 8.

b) 1, 2, 4, 5 e 6.

c) 2, 4, 5, 6 e 7.

d) 1, 2, 3, 8 e 9.

e) 1, 2, 5, 6 e 9.

19. (UPE) Analise as afirmativas sobre a classificação dos animais.

I   II

0  0 – O tubarão e a orca são predadores marinhos pertencentes filogeneticamente à mesma classe.

1 1 – O sapo e a salamandra são animais que, embora fenotipicamente bem diferentes, pertencem à mesma ordem, devido ao fato de ambos serem anfíbios.

2 2 – Embora as aranhas e os gafanhotos não pertençam à mesma ordem, eles são classificados dentro do mesmo filo, por apresentarem o mesmo número de patas.

3  3 – O siamês e o angorá são raças diferentes de gatos domésticos, mas todas essas raças são capazes de cruzar entre si e de produzir descendência fértil, por isso pertencem à espécie Felis domesticus.

4  4 – Embora o camundongo seja, muitas vezes, menor que o elefante, eles estão agrupados dentro do mesmo Filo.

20. (UFF) Levando-se em conta as diferenças entre células procariotas e eucariotas, podemos classificar os seres vivos em:

a) Procariotas (bactérias e animais) e eucariotas (cianobactérias, plantas e fungos).

b) Procariotas (bactérias e cianobactérias) e eucariotas (plantas, fungos e animais).

c) Procariotas (cujos cromossomos das células estão separados do citoplasma por membrana) e eucariotas (cujos núcleos das células não são individualizados e delimitados por membrana).

d) Procariotas (constituídos por células ricas em membrana) e eucariotas (cujas células são pobres em membranas).

e) Procariotas (cujas células se dividem por mitose e há condensação dos filamentos de DNA, levando à formação de cromossomos visíveis ao microscópico óptico durante a divisão celular) e eucariotas (cujas células possuem polirribossomos, mesossomos e nucleoides).

21. (UFSC) A figura abaixo representa uma das hipóteses para explicar a filogenia animal.

21

Após analisar o gráfico, assinale a(s) proposição(ões) correta(s)quanto à evolução dos animais.

I   II

0 0 – Os equinodermos são representados na figura acima por animais como minhocas, caramujos e vermes cilíndricos.

1  1 – Os répteis não aparecem representados nesta figura.

2  2 –  Os animais se caracterizam por serem pluricelulares, eucariontes e heterótrofos.

3  3 – Os cnidários, representados  pelas esponjas  do mar,  são animais muito simples e não apresentam tecidos verdadeiros.

4  4 – Todos os animais representados possuem ancestralidade comum.

22. (UFC) Os recifes ou arrecifes podem ser constituídos de arenito resultante da consolidação de antigas praias ou constituídos por seres vivos. A alternativa que mostra quais organismos são esses e como eles formam os recifes é:

a) Esponjas; à custa de secreções calcárias.

b) Estrelas-do-mar; à custa de espículas calcárias.

c) Pólipo de Anthozoa; à custa de secreções calcárias.

d) Poríferos; à custa de material calcário do terreno.

e) Estrelas-do-mar; à custa do material calcário do solo.

23. (UNIRIO) Na classificação dos seres vivos, as diferenças entre os grupos de Monera e Protista são bem maiores do que aquelas existentes, por exemplo, entre Briófitas e Pteridófitas. Baseados nessa afirmação, podemos então assegurar que as diferenças entre uma ave e um homem, quando comparadas às que existem entre um inseto e um peixe, são:

a) Menores, porque ave e homem são classificados como cordados.

b) Menores, porque insetos e peixes podem viver em ambientes diferentes.

c) Menores, porque insetos e peixes apresentam sistemas respiratórios diferentes.

d) Maiores, porque as aves surgiram a mais tempo do que os homens.

e) Maiores, porque aves e homens vivem em ambientes completamente diferentes.

24. (PUC-PR) Um estudante de Biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou à conclusão de que um determinado ser vivo apresenta as seguintes características:

– Tem como substância de reserva o glicogênio.

– Apresenta quitina como um dos componentes da membrana celular.

– É pluricelular, muito embora suas células não constituam tecidos diferenciados.

– É eucarionte, porém não sintetiza pigmento fotossintetizante.

Pelas características expostas, conclui-se que o ser vivo pesquisado pertence ao reino:

a) Protista.

b) Fungi.

c) Monera.

d) Plantae.

e) Animalia.

25. (UFLA) Considerando que o gráfico abaixo corresponde à árvore filogenética de um determinado grupo de organismos e que as linhas pontilhadas e seus respectivos números correspondem à delimitação de categorias taxonômicas hierárquicas, assinale a alternativa correta.

25

a) 1– Classe;    2 – Ordem;    3 – Gênero;   4 – Família.

b) 1– Gênero;   2 – Família;   3 – Ordem;    4 – Classe.

c) 1– Ordem;    2 – Classe;   3 – Família;    4 – Gênero.

d) 1– Classe;    2 – Família;   3 – Gênero;    4 – Ordem.

e) 1– Classe;    2 – Ordem;    3 – Família;   4 – Gênero.

26. (UFLA) Em relação à sistemática e à nomenclatura zoológica, pode-se afirmar que:

I. Os nomes genéricos devem ser escritos com a primeira letra maiúscula e destaca do restante do texto.

II. A ordem hierárquica das categorias taxonômicas é: reino, filo, ordem, classe, família, gênero e espécie.

III. A escrita correta para a espécie humana, seguindo as regras de nomenclatura, é Homo sapiens.

IV. Os nomes da categoria da família em animais são sempre terminados em idea, como, por exemplo, Felidae e Viperidae.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e III são corretas.

b) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

27. (UNIVASF) Na caatinga, após as chuvas do início do ano, a paisagem muda, pois as árvores se cobrem de folhas e a fauna se fortalece. Nessa região, vivem animais como: gambá, preá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagui-do-nordeste. Assinale a opção que indica o grupo a que pertence cada um desses mamíferos citados:

a) Marsupialia, Rodentia, Artiodactyla, Edentata e Primates.

b) Rodentia, Marsupialia, Proboscides, Chiroptera e Carnivora.

c) Edentata, Chiroptera, Carnivora, Artiodactyla e Prossimia.

d) Proboscides, Rodentia, Marsupialia, Chiroptera e Carnivora.

e)  Marsupialia, Marsupialia, Artiodactyla, Edentata e Primates.

28. (UFLA) Durante a redação de um trabalho escolar, um aluno citou nomes (populares e científicos) de algumas plantas e animais: mamão (carica Papaia), feijão (Phaseolusvulgaris), gato-do-mato (Leopardus) e onça-pintada (panthera onca). Durante a correção, foram feitas algumas anotações sobre a citação dos nomes científicos. Se fosse você a fazer tais correções, como seriam, baseadas nas Regras de Nomenclatura?

I. O nome da espécie deve ser escrito em latim, grifado ou em itálico, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, dois nomes.

II. O sistema binomial de nomenclatura estabelece que o primeiro nome indica o gênero, o segundo nome indica a espécie (epíteto específico).

III. A inicial do termo indicativo do gênero deve ser escrita com letra maiúscula; a do epíteto específico, com letra minúscula (nesse caso, existem algumas poucas exceções).

Baseado nessas informações, responda:

a) Se somente I e II são afirmativas verdadeiras.

b) Se somente II e III são afirmativas verdadeiras.

c) Se somente I é afirmativa verdadeira.

d) Se I, II e III são afirmativas verdadeiras.

e) Se somente III é afirmativa verdadeira.

29. (COVEST) Os protozoários apresentam membrana plasmática, citoplasma e núcleo, o qual contém o material genético e é circundado pela carioteca. Os protozoários podem ser estudados, considerando-se suas características locomotoras. Analise cada proposição apresentada na tabela abaixo.

 

FILO

ESTRUTURA

LOCOMOTORA

EXEMPLIFICAÇÃO

0  0

Sarcodina

Pseudópodes

Amebas e foraminíferos

1  1

Mastigophora

Flagelos

Tripanossomo e giárdia

2  2

Ciliophora

Cílios

Foraminíferos e tripanossomo

3  3

Sporozoa

Ausentes

Toxoplasma e plasmódio

4  4

Rhizopoda

Falsos pés

Giárdia e plasmódio

30. (CESGRANRIO) As figuras abaixo, indicadas por números, ilustram vários tipos de mamíferos. Assinale a opção que indica o grupo a que pertencem as respectivas figura:

30

a) Edentata, Marsupialia, Rodentia, Cetacea, Proboscidea, Chiroptera e Primates.

b) Rodentia, Chiroptera, Primates, Edentata, Marsupialia, Cetacea e Proboscídea.

c) Primates, Edentata, Proboscidea, Cetacea, Rodentia, Chiroptera e Marsupialia.

d) Marsupialia, Primates, Chiroptera, Proboscidea, Rodentia, Edentata e Cetácea.

e) Proboscidea, Cetacea, Marsupialia, Rodentia, Primates, Chiroptera e Edentata.

31. (UFSC) A distribuição dos seres vivosem cinco Reinos (Monera, Protista, Fungi, Vegetal, Animal) foi proposta em 1969 pelo cientista norte-americano Robert H. Whittaker, amplamente aceita na época e atualmente utilizada pela maioria dos autores de livros didáticos. Para fazer esta divisão, o cientista levou em conta, principalmente, os seguintes critérios: a) número de células do organismo; b) presença de carioteca; c) autotrofismo ou heterotrofismo; d) forma de incorporação dos alimentos.  Com relação aos cinco reinos e aos critérios adotados por Whittaker, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I   II

0  0 – Os seres dos Reinos Monera e Protista são procariontes, ao passo que os seres dos outros reinos são eucariontes.

1  1 – O único reino formado por seres unicelulares e pluricelulares autótrofos é o Reino Fungi.

2  2 – Todos os indivíduos do Reino Animal e Vegetal são pluricelulares.

3  3 – Podemos encontrar seres autótrofos nos Reinos Monera e Vegetal.

4 4 – Os organismos que pertencem ao reino dos fungos apresentam as seguintes características: são uni ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos e eucariontes.

32. (COC) No século XVIII, o naturalista sueco Lineu acreditava que existiam cerca de 10 mil espécies de seres vivos. Atualmente, já são mais de 2 milhões de espécies identificadas e nomeadas. Essa incrível variedade torna necessário um sistema eficiente para organizar a enorme diversidade biológica. Os cientistas dividem os seres vivos em categorias ou grupos taxonômicos, de acordo com suas características comuns.  O gráfico a seguir representa as frações de certos grupos taxonômicos.

32

A análise do gráfico permite afirmar que:

a) A soma das frações que incluem bactérias e amebas é maior do que a soma das frações que incluem a levedura e a samambaia.

b) A fração que inclui sardinha, pardal, cascavel e baleia é muito maior do que a fração que inclui água-viva, planária e minhoca.

c) A fração que inclui rosa, tulipa e margarida é maior do que a fração que inclui aranha.

d) A soma das frações dos eucariontes não-vegetais corresponde, aproximadamente, a 25% do total.

e) Os escorpiões estão incluídos na fração que representa quase a metade do total.

33. (UFPel) Recifes, ou arrecifes, são verdadeiros paredões naturais, largos e, às vezes profundos, que ocorrem no mar. Os recifes podem ser formados pelos esqueletos de corais ou por acúmulo de produtos das rochas e dos solos, como o arenito, com participação da atividade de alguns organismos, podendo ocorrer até mesmo a presença de corais. Existem, assim, dois tipos de recifes: os de corais, chamados também de recifes coralíneos, e os de pedra. Esse último tipo, recifes de pedra, pode ser observado em praticamente toda a costa nordeste do Brasil, tendo dado origem ao nome da capital do estado de Pernambuco.

                                                     Laurence, J.. Biologia. Vol. Único [adapt.].

Baseado no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica o Filo e a Classe dos indivíduos que constituem um recife.

a) Filo Ctenophora – Classe Cnidária.

b) Filo Anthozoa – Classe Hydrozoa.

c) Filo Cnidária – Classe Scyphozoa.

d) Filo Ctenophora – Classe Anthozoa.

e) Filo Cnidária – Classe Anthozoa.

34. (UFPR) O conhecimento da biodiversidade é fundamental para sua conservação e para o uso sustentável. No entanto, a biodiversidade sobre a Terra é tão grande que, para estudá-la, faz-se necessário inicialmente nomeá-la. Os seres vivos não podem ser discutidos ou tratados de maneira científica sem que sejam denominados e descritos previamente. Os nomes científicos dão um significado universal de comunicação, uma linguagem essencial do conhecimento da biodiversidade, servindo também como um banco de dados único de informação. É inerente ao ser humano a necessidade de organização dos objetos em grupos, simplificando a informação a fim de facilitar seu entendimento. Nesse contexto se insere a classificação biológica.

Considere as afirmativas a seguir, correlacionadas com o texto acima:

1. As categorias taxonômicas são, em ordem hierárquica: Reino, Filo, Família, Ordem, Classe, Gênero e Espécie.

2. Os seres vivos estão distribuídos nos seguintes reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animália).

3. Apartir do texto, deduz-se que as regras de nomenclatura garantem uma única linguagem universal da informação biológica.

4. O processo de identificação de um ser vivo consiste em estabelecer uma correlação de identidade entre o exemplar objeto da identificação e aquele que já foi classificado, definindo assim seu nome científico.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

35. (UFSM) Quando uma área com floresta precisa ser encoberta para a formação do lago artificial de uma hidroelétrica, toda a madeira deve ser retirada. Se isso não ocorrer, esse material entra em decomposição, podendo provocar danos nas turbinas, além de crescimento descontrolado da população de cianobactérias e de algas verdes (Chlorophyta) e de algumas plantas flutuantes, como Eichornia crassipes, o aguapé (Angiospermae), e Salvinia sp. (Pteridophyta).

Assinale a alternativa correta.

a) Eichornia crassipes é uma espécie e Salvinia, um gênero de planta aquática.

b) Cianobactérias e algas verdes pertencem ao mesmo reino – Protista.

c) Dos organismos citados apenas Eichornia crassipes apresenta verdadeiros tecidos de condução.

d) Dos organismos citados apenas Eichornia crassipes e Salvinia sp. podem apresentar flores.

e) Todos os grupos mencionados abrigam organismos unicelulares.

36. (UFRRJ) No 1o Torneio “Inter-Reinos” de Futebol, organizado pela Federação Taxonômica Internacional, cinco equipes disputaram os jogos entre si. Um “jogador” se destacou como artilheiro, levando seu time a vencer o campeonato. Esse “jogador” pertencia a um time com as seguintes características: eucarioto, heterótrofo, uni ou pluricelular, reprodução assexuada ou sexuada, com capacidade de causar micoses e estabelecer interações mutualísticas.

Pela descrição acima, podemos concluir que a equipe campeã e o artilheiro foram, respectivamente.

a) MONERA Futebol Clube – João RHIZOBIUM.

b) PROTISTA Futebol e Regatas – Mário AMEBA.

c) Sport Clube FUNGI – Zé BOLOR.

d) Clube Atlético METÁFITA – Leandro GOIABEIRA.

e) METAZOA Atlético Clube – Leonardo GAVIÃO.

37. (COVEST) Na figura abaixo estão ilustrados: a capa aveludada que se forma no queijo tipo camembert (A), os veios do queijo roquefort (B), um organismo venenoso denominado Amanita phalloides (C) e folhas de cafeeiro apresentando a doença conhecida como ferrugem (D). Sobre este assunto podemos afirmar.

37

I   II

0 0 – Na fabricação do queijo tipo camembert (A) são utilizado ascomicetos do gênero Penicillium.

1  1 – As micorrizas, associações mutualísticas de fungos deuteromicetos, são responsáveis pelo desenvolvimento dos veios caracteristicamente observados no queijo tipo roquefort (B).

2 2 – Amanita phalloides (C) é fungo ficomiceto. Os fungos ficomicetos são conhecidos popularmente como cogumelos.

3   3 – A ferrugem do cafeeiro (D) é causada por um fungo basidiomiceto, denominado Candida albicans, também encontrado em outras plantas economicamente importantes.

4   4 – O caso mostrado em (D) revela uma relação ecológica do tipo inquilinismo.

38. (FUVEST) Caranguejo, caramujo e anêmona-do-mar pertencem a três filos diferentes de animais. A esses mesmos filos, pertencem, respectivamente:

a) Lagosta, lula e estrela-do-mar.

b) Abelha, lesma e água-viva.

c) Camarão, planária e estrela-do-mar.

d) Barata, mexilhão e ouriço-do-mar.

e) Ouriço-do-mar, polvo e água-viva.

39. Tendo por base as regras da nomenclatura biológica, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

I   II

0  0 – O nome científico, correto, do cão doméstico é Canis Familiaris.

1  1 – Em havendo subgênero, este deverá ser colocado com letra maiúscula entre parêntese, na posição que se segue: Aedes (Stegomya) aegypti (mosquito transmissor da dengue e da febre amarela).

2  2 – Quando houver subespécie,  o  nome deverá ser escrito, com inicial minúscula, logo após a espécie, como se segue: Crotalus terrificus terrificus (cascavel).

3  3 – Do ponto de  vista filogenético, há  uma maior relação entre Rana pipiens e Bufo marinus, do que entre Canis lupus e Canis falimiares.

4  4 – Quando se quer fazer referência a uma espécie, de um determinado gênero, escreve-se o nome genérico seguido da abreviatura da palavra espécie em latim (sp), como por exemplo Felis sp.

40. (UPE) Analise o seguinte esquema como representativo das principais categorias sistemáticas, partindo de Reino e identifique a alternativa correta que descreve e caracteriza tais categorias. Para efeito de simplificação, cada categoria só está representada por um subconjunto.

40

a) As categorias representadas são: A-Filo, B-Ordem, C-Família, D-Classe, E-Gênero, F-Espécie.

b) Filo congrega organismos com características morfológicas, fisiológicas e comportamentais semelhantes e está representado pela figura B.

c) Organismos anatomicamente semelhantes, que convivem num mesmo habitat a apresentam o mesmo tipo de reprodução, são classificados numa mesma Família, que está representado pela figura C.

d) A figura B representa uma Classe, que é constituída por uma ou mais Ordens.

e) Espécie compreende organismos morfo-fisiologicamente semelhantes, capazes de cruzarem-se naturalmente entre si, gerando descendentes férteis; está representada pela figura E.

GABARITO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

VFVVV

D

B

D

E

C

B

C

VVFVV

B

11

12

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C

A

B

E

B

A

D

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B

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40

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C

E

B

A

C

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B

FVVFV

D

 


Respostas

  1. :Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcançar esse objetivo ele deve
    a) cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.
    b) induzir artificialmente a autofecundação dessa samambaia.
    c) implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
    d) introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.
    e) obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultivá-los.

    Prof poderia explicar essa questão. A resposta correta é a letra E, mas não poderia ser a letra B? A autofecundação gera indivíduos idênticos, não gera?

    Abraço!

    • Caro Ricardo
      Caro Ricardo Marinho
      Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcançar esse objetivo ele deve:
      a) Cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.
      b) Induzir artificialmente a autofecundação dessa samambaia.
      c) Implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
      d) Introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.
      e) Obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultivá-los.
      Resolução
      O cultivo de um fragmento do caule de uma samambaia (rizoma) faz com que este se desenvolva caule e raízes, dando origem a uma nova planta com exatamente as mesmas características da planta da qual foi retirada uma parte do caule. Trata-se de uma reprodução assexuada. Alternativa E.
      Um abraço
      Djalma Santos

  2. Por que a questão 13 é a alternativa a?

    • 13. (UFLA) De acordo com o sistema universal de classificação, a alternativa que apresenta a sequência de categorias taxonômicas iniciando-se a partir de filo é:
      a) Chordata – Mammalia – Carnívora – Canidae – Canis.*
      b) Chordata – Carnívora – Mammalia – Canidae – Canis.
      c) Chordata – Canidae – Carnívora – Mammalia – Canis.
      d) Chordata – Mammalia – Canidae – Carnívora – Canis.
      e) Chordata – Canis – Mammalia – Canidae – Carnívora.
      Yhasodara
      Veja, a seguir, a resolução da questão acima.
      ALTERNATIVA CORRETA: A (“Chordata – Mammalia – Carnívora – Canidae – Canis.”)
      JUSTIFICATIVA
      – Os seres vivos são reunidos em sete grupos denominados táxons, que em ordem decrescente são: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie (táxon básico). Eventualmente, as sete categorias taxionômicas podem ser divididas, quando da necessidade de uma classificação mais precisa. Dessa forma, podermos ter: Sub-reinos, subfilos, subclasses, etc. Dessa forma temos:
      * Chordata: filo
      * Mammalia: classe
      * Carnívora: ordem
      * Canidae: família
      * Canis: gênero
      Djalma Santos

  3. Porque a questão 25 é a “E”? Porque as outras estão erradas?

    • ALTERNATIVA CORRETA: E (“1- Classe; 2 – Ordem; 3 – Família; 4 – Gênero.”).
      – Hierarquia da classificação científica dos seres vivos (do mais geral para o mais específico): Reino – Filo (ou Divisão) – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie.
      ALTERNATIVA A (“1- Classe; 2 – Ordem; 3 – Gênero; 4 – Família.”) – INCORRETA
      – Família – Gênero e não Gênero – Família.
      ALTERNATIVA B (“1- Gênero; 2 – Família; 3 – Ordem; 4 – Classe.”) – INCORRETA
      – Gênero é o mais específico dos quatro, como vimos na justificativa contida na alternativa E), e não o mais geral.
      ALTERNATIVA C (“1- Ordem; 2 – Classe; 3 – Família; 4 – Gênero.”) – INCORRETA
      – Classe – Ordem e não Ordem – Classe.
      ALTERNATIVA D (“1- Classe; 2 – Família; 3 – Gênero; 4 – Ordem.”) – INCORRETA
      – Hierarquia incorreta (ver justificativa contida na alternativa E).
      Djalma Santos

  4. Professor, por que a resposta desta questão é D e não B?

    04. (UECE) O isolamento reprodutivo, isto é, a incapacidade de produção de descendência fértil em condições naturais, é o melhor critério para distinguir entre si os seguintes táxons:

    a) Variedades de plantas da mesma espécie (espécimes de variedades diferentes de milho – Zea mays).

    b) Raças diferentes de cães (dálmata de pastor alemão).

    c) Populações humanas (população que vive em Tóquio da população que vive em Fortaleza).

    d) Espécies filogeneticamente próximas (Canis familiares de Canis lupus).

    Não a compreendi muito bem,poderia me explicar, por favor? Desde já, agradeço

    • ALTERNATIVA CORRETA: D [“Espécies filogeneticamente próximas (Canis familiares e Canis lupus).”]
      – Atente para o enunciado “…. , a incapacidade de produção de descendência fértil em condições naturais, …”.
      – Canis familiares e Canis lupus, pertencem ao mesmo gênero (Canis) e espécies diferentes (Canis familiares e Canis lupus). Como se pode constatar, são espécies filogeneticamente próximas. Lembramos que espécies diferentes, via de regra, não se reproduzem, em condições naturais e quando o fazem não produzem descentes férteis. O mesmo não acontece com dálmata e pastor alemão (alternativa B), que pertencem à mesma espécie.
      Djalma Santos


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