Publicado por: Djalma Santos | 31 de agosto de 2017

TESTES SOBRE SISTEMA RESPIRATÓRIO (III)

01. (UERJ) A temperatura e a pressão afetam a solubilidade do oxigênio no sangue dos organismos. Alguns animais marinhos sem pigmentos respiratórios realizam o transporte de oxigênio por meio da dissolução desse gás diretamente no plasma sanguíneo. Observe a variação da solubilidade do oxigênio no plasma, em função da temperatura e da profundidade a que o animal esteja submetido, representada nos gráficos abaixo.

Um estudo realizado sob quatro diferentes condições experimentais, para avaliar a dissolução de oxigênio no plasma desses animais, apresentou os seguintes resultados:

O transporte de oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo foi mais favorecido na condição experimental representada pela seguinte letra:

a) W.

b) X.

c) Y.

d) Z.

02. (UCPel) O processo de respiração é basicamente dividido em três processos:

I. Ventilação ou respiração – que é o movimento de ar entre a atmosfera e os pulmões.

II. Respiração externa – que é a troca de gases entre os pulmões e o sangue.

III. Respiração interna – que é a troca de gases entre o sangue e as células sanguíneas.

Em relação aos processos acima, podemos afirmar que:

a) No processo II o diafragma e músculo intercostal externo se contraem provocando diminuição da pressão e vácuo nos pulmões.

b) No processo I ocorre as etapas de expiração, para levar o ar até os pulmões e inspiração para remover o ar dos pulmões.

c) No processo II ocorre a hematose, ou seja, processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

d) No processo III as células sanguíneas transportam altos níveis de dióxido de carbono para as células dos tecidos, as células dos tecidos são pobres em oxigênio, mas ricas em dióxido de carbono.

e) No processo III a pressão do gás é que determina a taxa com que ele se difunde de uma área para outra. As moléculas se movem de uma área de baixa concentração para uma área de alta concentração.

03. (PUC-PR) Leia o texto a seguir:

Homem e sete filhos são achados mortos em casa nos EUA

Eles teriam sido intoxicados por monóxido de carbono de gerador.

Equipamento era usado após corte de energia na casa da família.

Um homem e seus sete filhos foram encontrados mortos dentro da casa da família no estado de Maryland, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira.  Eles morreram intoxicados por monóxido de carbono expelido por um gerador usado pela família depois que a energia da casa foi cortada, segundo um casal que se identificou como mãe e padrasto do homem.  A polícia não confirmou a causa da morte, afirmando que isso ainda estava sob investigação. Os corpos foram encontrados após um colega de trabalho do homem procurar a polícia, preocupado por ele não aparecer para trabalhar há vários dias.

Disponível em: <http://www.expressomt.com.br/nacional-internacional/homem-e-sete-filhos-sao-achados-mortos-em-casa-nos-eua-127968.html&gt;. Acesso em: 11/04/2015.

Considerando que a morte desta família realmente tenha sido por intoxicação por monóxido de carbono, o óbito pode ser explicado devido ao fato de:

a) o monóxido de carbono se ligar de forma reversível com as hemácias, fazendo com que seja facilmente absorvido pelas células e inative a glicólise mitocondrial.

b) o monóxido de carbono se ligar irreversivelmente com a hemoglobina, impedindo o transporte dos gases importantes para a respiração aeróbia.

c) o monóxido de carbono ser transportado dissolvido no plasma, levando à morte por alcalinização do pH sanguíneo.

d) o monóxido de carbono se ligar de forma irreversível com as mitocôndrias, levando à morte pelos subprodutos da excessiva respiração anaeróbia que a célula é forçada a realizar.

e) o monóxido de carbono se ligar com os hidrogênios livres do sangue e formar ácido carbônico, o que estimula os centros respiratórios a reduzirem os ritmos respiratórios.

04. (PUC-RIO) O gráfico abaixo mostra a influência do pH na combinação do oxigênio com a hemoglobina. Em condições normais, o pH do sangue humano é 7,4, mas pode baixar durante exercício intenso, em função da liberação de ácido lático e de gás carbônico.

Com base nessas observações, assinale a afirmativa correta.

a) Durante exercício intenso, é maior a saturação da hemoglobina.

b) A saturação de oxigênio na hemoglobina é maior em pH mais ácido.

c) Em pH mais ácido, a hemoglobina libera mais oxigênio para as células musculares.

d) Em pH mais básico, a hemoglobina libera mais oxigênio para as células musculares.

e) A saturação da hemoglobina varia de acordo com o pH, mas independe da pressão de oxigênio no sangue.

05. (UEPG) Nos alvéolos pulmonares ocorre o fenômeno chave da respiração, a hematose. Assinale o que for correto no que diz respeito a este processo fisiológico humano e moléculas necessárias para sua realização.

01. As moléculas de gás carbônico (CO2) originadas na respiração celular difundem-se para o líquido que banha os tecidos e são absorvidas pelos capilares. Todo o gás carbônico (CO2) associa-se, então, a grupos amina da hemoglobina, formando a carboemoglobina.

02. Uma única molécula de hemoglobina pode ligar quatro moléculas de gás oxigênio (O2), formando um complexo quimicamente estável denominado oxiemoglobina (Hb O2). Nos tecidos, o gás oxigênio (O2) dissocia-se da oxiemoglobina e difunde-se no fluido que banha as células. Essas absorvem o oxigênio (O2) e o utilizam no processo de respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias.

04. A maior parte do gás carbônico (CO2) gerada na respiração celular reage com água (H2O) no interior das hemácias e forma ácido carbônico (H2CO3–). Essa reação é catalisada pela anidrase carbônica.

08. Cada molécula de hemoglobina é formada por quatro cadeias polipeptídicas, duas alfas (α) e duas betas (β), e por quatro grupamentos heme que contêm ferro, cada um destes capaz de se combinar com uma molécula de gás oxigênio (O2).

16. No processo da hematose, o gás oxigênio presente no ar dos alvéolos sofre transporte ativo através da membrana dos capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se encaixa com a hemoglobina.

Soma das alternativas corretas:

06. (UDESC) Assinale a alternativa que contém exemplos de animais com respiração exclusivamente pulmonar.

a) sapo – crocodilo – lobo e cavalo.

b) sabiá – morcego – baleias e cobras.

c) lambari – minhoca – caracol e tigre.

d) pardal – rã – golfinho e ovelha.

e) polvo – canguru – gato e lombriga.

07. (UECE) A respiração animal proporciona o suprimento do gás oxigênio e a remoção do gás carbônico através das trocas gasosas com o ambiente. É correto afirmar que na respiração:

a) cutânea as trocas gasosas ocorrem pela superfície do corpo de animais que habitam ambientes aquáticos ou úmidos.

b) pulmonar as trocas gasosas ocorrem nos pulmões, os quais apresentam pequena área superficial e podem ser inflados e desinflados.

c) traqueal são as traqueias que se abrem em estruturas específicas, as quais se comunicam com o sistema circulatório.

d) branquial os vasos que irrigam as brânquias ficam próximos o suficiente da água para possibilitar as trocas gasosas com o ambiente terrestre.

08. (UFSC) Muitas das modalidades esportivas disputadas na Olímpiada Rio 2016 exigiram dos atletas um esforço máximo do sistema respiratório. Em relação a esse sistema, é correto afirmar que:

01. Os pulmões estão localizados sobre o diafragma, um músculo que desempenha importante papel nos movimentos de inspiração e expiração.

02. As trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos se dão por difusão facilitada e por transporte ativo.

04. Os alvéolos pulmonares são formados por um epitélio pluriestratificado, o qual é recoberto por arteríolas.

08. A capacidade respiratória de um indivíduo não pode ser aumentada pela prática de exercícios físicos.

16. O sistema respiratório tem uma parte em comum com o sistema digestório.

32. Os pulmões estão alojados em uma cavidade cheia de líquido com pressão superior à pressão atmosférica.

64. O pulmão esquerdo apresenta volume menor do que o pulmão direito.

Soma das alternativas corretas:

09. (FPS) O esforço físico de atletas olímpicos e paraolímpicos demanda grande quantidade de oxigênio. A hematose consiste no processo de difusão do oxigênio respirado para os capilares sanguíneos, onde se combina com a hemoglobina presente nas hemácias. Sobre este importante processo, assinale a alternativa correta.

a) a pO2 no ar inspirado aumenta no interior dos pulmões.

b) no sangue que chega aos capilares sanguíneos pulmonares, a pCO2 é superior à pO2.

c) com a menor pO2 nos pulmões, em relação ao sangue, ocorre difusão de O2 dos alvéolos para o sangue.

d) com a maior pCO2 nos pulmões, em relação ao sangue, ocorre difusão de CO2 do sangue para os alvéolos.

e) com a maior pO2 nos tecidos corporais, em relação ao sangue oxigenado, ocorre difusão de CO2 dos tecidos para o sangue.

10. (PUC-RIO) O gráfico abaixo mostra a porcentagem de oxigênio absorvido e de dióxido de carbono excretado através da pele de diferentes animais, em um processo conhecido como respiração cutânea.

Em função do que é mostrado no gráfico, com relação à respiração cutânea, conclui-se que:

a) é mais importante em animais com tegumentos pouco queratinizados.

b) é sempre um tipo de respiração auxiliar, complementando a respiração por pulmões ou brânquias.

c) quanto mais dependente da água for o organismo maior é a sua importância.

d) não ocorre captação cutânea de oxigênio em animais pulmonados.

e) a presença de brânquias impede que ela ocorra.

11. (UNIPAR) Podemos afirmar que o sistema circulatório dos insetos é diferenciado do sistema respiratório dos cordatos, pois no primeiro não ocorre o transporte de:

a) Água.

b) Nutrientes.

c) Hormônios.

d) Gases da respiração.

e) Resíduos orgânicos.

12. (CATÓLICA SC) Leia o fragmento de texto a seguir:

Os aromas doces de maçã, morango, hortelã e a água que queima o tabaco dão a impressão de que se trata de algo que não vai causar mal. Mas um estudo da Universidade de Brasília (UnB), divulgado este mês, mostra que uma sessão de narguilé equivale a nada menos do que fumar 100 cigarros. A quantidade de fumaça e substâncias tóxicas inaladas nos dois casos é a mesma. O cachimbo d’água tem concentrações de nicotina que giram em torno de 4% enquanto o cigarro tem em média 2% da substância. Além disso, segundo o pneumologista Carlos Alberto Viegas, autor do estudo, as sessões de narguilé, de até 80 minutos, expõem o fumante por mais tempo aos malefícios do tabaco. Um cigarro comum costuma ser consumido em oito minutos. São 12 baforadas contra 200. “Resolvi estudar o assunto porque fiquei preocupado com o desconhecimento da população”, disse. Entre eles está o de que a água aquecida filtra as impurezas do tabaco. Mas apenas 5% das substâncias são retidas, de acordo com os dados levantados pelo pesquisador. Outra falsa informação que circula entre os adeptos do narguilé é de que ele não vicia. As altas concentrações de nicotina denunciam o engano. Também se deve levar em consideração que o ato de compartilhar a biqueira com outras pessoas pode transmitir doenças como herpes e hepatite.

Adaptado de: . Acesso em: 21/11/2014.

O uso do narguilé, de acordo com o texto, também é bastante prejudicial aos pulmões. Supondo que ele possa gerar uma doença obstrutiva como o enfisema pulmonar, isso significa que os danos seriam majoritariamente:

a) nos brônquios.

b) nos bronquíolos.

c) nos alvéolos pulmonares.

d) na traqueia.

e) na laringe.

13. (UNESP) Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano.

Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que:

a) o movimento da mão esticando a borracha corresponde ao relaxamento do diafragma, em resposta a estímulos de quimiorreceptores localizados no bulbo, que detectam a baixa concentração de O2 no sangue e promovem a inspiração.

b) o movimento da mão esticando a borracha corresponde à contração do diafragma, por ação do bulbo quando o pH do sangue circulante diminui em razão da formação de ácido carbônico no plasma.

c) a garrafa pet corresponde à pleura, membrana dupla que envolve os pulmões e que apresenta quimiorreceptores sensíveis à variação de O2 e CO2 nos capilares alveolares, desencadeando os movimentos de inspiração e expiração.

d) a garrafa pet corresponde à parede da caixa torácica que, ao manter o volume torácico constante, permite que os pulmões, representados pelos balões, se inflem na inspiração e se esvaziem na expiração, expulsando o ar rico em CO2.

e) os tubos que penetram na garrafa correspondem à traqueia e aos brônquios que, embora não apresentem movimentos de contração e relaxamento, favorecendo a movimentação do ar nas vias respiratórias, possuem válvulas que impedem a mistura do ar rico em O2 com o ar rico em CO2.

14. (UEA) Em um experimento para avaliar a variação na quantidade de hemoglobina sanguínea, pequenos crustáceos do gênero Daphnia foram mantidos em ambiente aquático com diferentes concentrações de oxigênio. Os resultados estão expressos no gráfico.

A análise do gráfico permite concluir corretamente que, nesses crustáceos, a concentração de hemoglobina sanguínea:

a) Diminui, se a concentração de O2 no seu ambiente também diminuir, efeito oposto ao que ocorre em humanos que migram de regiões de baixa altitude para regiões de grande altitude.

b) Aumenta, se a concentração de O2 no seu ambiente também aumentar, efeito oposto ao que ocorre em humanos que migram de regiões de grande altitude para regiões de baixa altitude.

c) Diminui, se a concentração de O2 no seu ambiente aumentar, efeito semelhante ao que ocorre em humanos que migram de regiões de baixa altitude para regiões de grande altitude.

d) Aumenta, se a concentração de O2 no seu ambiente diminuir, efeito semelhante ao que ocorre em humanos que migram de regiões de baixa altitude para regiões de grande altitude.

e) Diminui, se a concentração de O2 no seu ambiente também diminuir, efeito semelhante ao que ocorre em humanos que migram de regiões de baixa altitude para regiões de grande altitude.

15. (UEPG) Os animais obtêm energia para as suas atividades vitais por meio da respiração celular, processo em que moléculas orgânicas reagem com moléculas de gás oxigênio (O2), produzindo água, gás carbônico e energia. O suprimento de O2 para as células e a remoção de gás carbônico ocorrem por meio da respiração, que consiste na realização de trocas gasosas com o ambiente. Com relação aos modos de respiração dos animais, assinale o que for correto.

01. Na respiração pulmonar, a troca de gases ocorre em órgãos chamados pulmões. Estes são pobremente vascularizados e a troca de gases ocorre na veia pulmonar que chega ao tecido esponjoso dos pulmões.

02. Na respiração branquial, o sangue (ou a hemolinfa), ao passar pelos vasos que irrigam as brânquias, fica próximo da água o suficiente para permitir as trocas de gases com o ambiente aquático.

04. No sistema respiratório traqueal, a troca gasosa ocorre entre os vasos sanguíneos que envolvem os espiráculos e as traqueias.

08. São exemplos de animais que apresentam respiração cutânea: crustáceos, anfíbios e moluscos.

16. Nos animais que apresentam respiração cutânea, uma condição fundamental para sua ocorrência é o umedecimento da superfície corporal, que permite a difusão dos gases.

Soma das alternativas corretas:

16. (URCA) Nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina:

a) Monóxido de carbono e absorve oxigênio.

b) Dióxido de carbono e nitrogênio e absorve oxigênio.

c) Oxigênio e absorve dióxido de carbono.

d) Dióxido de carbono e absorve oxigênio.

e) Monóxido de carbono e absorve hidrogênio.

17. (UPE) Uma das funções vitais mais importantes dos animais é a respiração. Por meio dela, o organismo realiza as trocas gasosas, que consistem em eliminar o gás carbônico e obter o oxigênio, adquirindo-se, dessa forma, energia. A imagem a seguir representa esquematicamente quatro tipos de superfícies respiratórias relacionadas, respectivamente, a quatro tipos de animais.

Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre respiração, analise as afirmativas a seguir:

I. No esquema “I”, observa-se que a superfície respiratória em uma tartaruga se encontra disposta ao longo do seu corpo, levando-a a respirar tanto na água como no ar úmido.

II. No esquema “II”, observa-se que a superfície respiratória se encontra totalmente em contato com o meio, sendo característico de peixes e salamandras.

III. No esquema “III”, observa-se que a superfície respiratória é sacular, a exemplo dos sacos aéreos que realizam troca com o meio, como ocorre em sapos, pombos e coelhos.

IV. No esquema “IV”, observa-se que a superfície respiratória do animal se encontra em contato com o meio através das aberturas chamadas espiráculos. Essa estrutura é típica de insetos, como a barata.

Estão corretas:

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

18. (IFSC) A respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Você sabe que todos os seres vivos precisam de energia para viver e que essa energia é obtida dos alimentos. O nosso organismo obtém energia dos alimentos pelo processo da respiração celular, realizada nas mitocôndrias, com a participação do gás oxigênio obtido no ambiente.

FONTE: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Respiracao.php. Acesso em 01/09/2015

Sobre a respiração intracelular (no interior da célula) e extracelular (realizada pelo sistema respiratório), assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. A laringe é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais.

02. Na inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. Ao se contrair, o diafragma desce e a cavidade torácica aumenta de volume verticalmente. Com o aumento do volume do tórax, a pressão do ar no interior da cavidade torácica e dos pulmões diminui.

04. Através do processo aeróbio, a respiração celular ocorre em três fases: a glicólise (no citoplasma), ciclo de Krebs (na matriz mitocondrial) e a cadeia respiratória (nas cristas mitocondriais).

08. A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos da traqueia e faringe através da difusão de gases oxigênio e dióxido de carbono.

16. Devemos inspirar pelo nariz, pois os pelos e o muco atuam como filtros capazes de reter microrganismos e partículas sólidas diversas que penetram no nariz com o ar. Além de filtrado, o ar é também adequadamente aquecido e umidificado no nariz.

Soma das alternativas corretas:

19. (UNIFOR) No ano passado, as escolas alertaram os pais para uma prática perigosa que os adolescentes vinham fazendo até mesmo dentro das salas de aula. Os vídeos se espalharam pela internet e, o “jogo do desmaio”, como era chamado, consistia em prender a respiração o máximo de tempo possível. E o que parecia uma brincadeira, poderia até levar à morte.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/04/ estudantes-prendem-respiracao-ate-cair-na-brincadeira-do-desmaio.html. Com modificações. Acesso em 10 out. 2015.

Sobre o que acontece no corpo quando “prendemos a respiração”, pode-se afirmar que:

a) A concentração de O2 aumenta no sangue, tendo em vista que não há liberação de gases pelos movimentos expiratórios, o que aumenta a oxigenação do cérebro.

b) Os níveis sanguíneos de CO2 e H+ aumentam e os de O2 diminuem, o que leva a uma acidificação no sangue, com consequente desmaio para priorizar a oxigenação do cérebro.

c) O pH sanguíneo tende a elevar-se, ficando básico, fato este que ativa quimiorreceptores da área inspiratória, aumentando a oxigenação do cérebro e provocando o desmaio.

d) É semelhante ao que ocorre quando há hiperventilação, que consiste em respiração rápida e intensa, permitindo a expiração de mais CO2 e melhor oxigenação do cérebro.

e) A maior parte do CO2 estará ligada à hemoglobina para ser transportado até o pulmão, impedindo que o O2 se ligue e prejudicando sua distribuição ao cérebro.

20. (FPS) Tendo em vista a realização das Olimpíadas no Brasil, em 2016, a preparação dos atletas inclui estratégias para aumentar a capacidade cardiorrespiratória. Considerando a hematose nos alvéolos pulmonares, é correto afirmar:

a) O gás oxigênio viaja pelo corpo dissolvido no plasma sanguíneo, chegando aos tecidos através dos capilares.

b) As hemácias são ricas em hemoglobina, ligando-se ao oxigênio respirado para formar carboemoglobina.

c) O gás carbônico presente no ar dos alvéolos difunde-se para os capilares sanguíneos, penetrando nas hemácias.

d) A pressão parcial de oxigênio nos pulmões é maior que nos capilares sanguíneos, impulsionando oxigênio dos alvéolos para o sangue.

e) O aumento na concentração de gás carbônico no sangue provoca redução no pH, aumentando a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: