Publicado por: Djalma Santos | 14 de setembro de 2018

TESTES DE MEMBRANA E PERMEABILIDADE CELULAR (3)

01. (UCPel) O esquema abaixo representa os tipos de transporte pela membrana.

Podemos afirmar que no tipo de transporte indicado pelo número:

a) 2, moléculas e íons tendem a seguir o seu próprio gradiente e ir em direção à região onde estão menos concentrados. A intensidade do gradiente, temperatura, tamanho do soluto, carga e pressão influenciam nessa taxa de transporte.

b) 1, os transportadores passivos permitem que íons ou moléculas pequenas atravessem uma membrana até o lado onde são menos concentrados. Como exemplo temos a bomba de sódio e potássio.

c) 1, uma proteína bombeia um soluto ao longo de uma membrana, contra seu gradiente de concentração. O transportador deve ser ativado, normalmente por um aporte de energia do ATP. Como exemplo temos transportador de glicose.

d) 2, um soluto se vincula a uma proteína que o libera no lado oposto da membrana. Nenhuma energia é necessária; o movimento líquido de soluto é para abaixo de seu gradiente de concentração.

e) 2, os transportadores ativos bombeiam íons ou moléculas através de membranas para o lado onde são mais concentrados. Exigem entrada de energia como do ATP.

02. (UERJ) A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular. Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:

a) síntese de proteínas.

b) armazenamento de glicídios.

c) transporte seletivo de substâncias.

d) transcrição da informação genética.

03. (FCMSCSP) O gráfico apresenta a variação do volume de glóbulos vermelhos no sangue quando imersos em soluções isotônica, hipotônica e hipertônica, não necessariamente nesta ordem.

No gráfico, as soluções isotônica, hipotônica e hipertônica são, respectivamente, as soluções:

a) 1, 2 e 3.

b) 2, 1 e 3.

c) 1, 3 e 2.

d) 2, 3 e 1.

e) 3, 1 e 2.

04. (UECE) Por definição, é correto dizer que plasmólise corresponde à:

a) destruição da parede celular na célula vegetal, pela deficiência hídrica em condições adversas.

b) separação da membrana plasmática da parede celular, pela perda de água em meios hipertônicos.

c) entrada de substâncias pela membrana plasmática como resposta à elevada concentração do meio no qual a célula está inserida.

d) ruptura da membrana celular pelo ataque de patógenos que se instalam no interior da célula vegetal.

05. (UEPG) A figura abaixo trata-se de uma representação esquemática da passagem de partículas de soluto através da membrana plasmática. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01. O transporte ativo, representado em D, ocorre através da membrana plasmática, com “gasto” de energia, ou seja, ocorre contra o gradiente de concentração.

02. Em A, B e C podemos observar exemplos de transporte pela membrana plasmática sem “gasto” de energia, tendendo a igualar a concentração da célula com a do meio externo, ou seja, acontece a favor do gradiente de concentração.

04. Em C, está representada a difusão facilitada. Neste processo, algumas proteínas da membrana, ou permeases, atuam facilitando a passagem de certas substâncias. Podemos citar, como exemplo, o transporte de glicose em células do fígado.

08. A difusão facilitada corresponde ao movimento de partículas de onde elas estão menos concentradas para uma região de maior concentração, como demostrado por D. Neste tipo de transporte, faz-se uso de energia para passagem de substâncias do meio intracelular (hipotônico) para o meio extracelular (hipertônico).

16. Na osmose, representada em A, partículas, íons e proteínas podem atravessar a membrana por simples difusão, com o objetivo da manutenção das concentrações em equilíbrio entre os meios intra e extracelular.

Soma das alternativas corretas:

06. (IFNMG) O processo de transporte através das membranas celulares é de fundamental importância para o funcionamento do metabolismo celular, já que possibilita a entrada e a saída de água, nutrientes e metabólitos residuais, proporcionando à célula um microambiente favorável para as ações catalíticas e síntese de biomoléculas.

Sobre o processo de transporte através de membranas celulares, de acordo com a figura, é correto afirmar que:

a) a osmose ocorrerá no sentido A para B com a passagem da glicose e no sentido inverso com a passagem de água.

b) ambos os processos, tanto a difusão como a osmose, acontecem de maneira independente uma da outra, sendo necessário apenas que haja diferença de concentrações nos meios.

c) a osmose é um processo passivo cuja passagem é apenas de água do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo como função a regulação dos níveis de água no meio intra e extracelular.

d) na figura, as moléculas de glicose tendem a passar do lado B para o lado A através de difusão, processo ativo que se fundamenta na passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico.

07. (UNIFOR) O transporte de material através da membrana plasmática é essencial para vida de uma célula. Determinadas substâncias devem se mover para dentro da célula para permitir que ocorram reações metabólicas, enquanto outras que foram produzidas pela célula para exportação ou como subprodutos metabólicos devem se mover para fora dela. Nesse contexto, avalie as afirmações que se seguem:

I. Nos processos passivos, uma substância se move contra seu gradiente de concentração ou elétrico para atravessar a membrana, utilizando sua própria energia cinética.

II. A difusão simples é um processo no qual substâncias se movem livremente através da bicamada lipídica das membranas plasmáticas celulares, sem a ajuda de proteínas transportadoras.

III. No transporte ativo primário, a energia derivada da hidrólise do ATP é utilizada por uma proteína carreadora que “bombeia” uma substância através da membrana plasmática contra seu gradiente de concentração.

IV. No transporte ativo secundário, a energia armazenada em um gradiente de concentração de Na+ ou de H+ é utilizada para direcionar outras substâncias através da membrana contra seus próprios gradientes de concentração.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

08. (FPS) A membrana plasmática permite que a célula troque substâncias com o meio que a envolve, controlando a entrada e a saída dessas substâncias, podendo, também, formar bolsas para o englobamento de partículas. Certas substâncias podem atravessar a membrana com ou sem gasto de energia. Quanto a esses transportes, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na difusão simples, o transporte de substâncias ocorre da região em que as partículas estão mais concentradas para as regiões de menor concentração.

( ) A entrada do gás oxigênio, presente na corrente sanguínea em nossas células, ocorre por osmose.

( ) A difusão do gás carbônico das células para a corrente sanguínea ocorre por difusão simples.

( ) Proteínas presentes na membrana plasmática regulam os níveis de sódio e potássio no meio intra e extracelular, despendendo energia.

( ) O englobamento de uma bactéria infecciosa por certos tipos de glóbulos brancos ocorre pelo processo de pinocitose.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) F, V, F, F, V.

b) V, V, F, V, F.

c) V, F, V, F, F.

d) F, F, V, F, V.

e) V, F, V, V, F.

09. (FAAP-SP) Alguns protozoários de água doce apresentam uma concentração de solutos em seu interior muito maior que do meio exterior. Devido a essa concentração maior, a água entra com muita facilidade para o interior da célula desses protozoários. Com a entrada constante de água para a célula, esperava-se que os protozoários arrebentassem as suas membranas. Isso não ocorre devido a:

a) Resistência da membrana plasmática dos protozoários, que apresenta dupla camada lipídica.

b) Presença de vacúolos pulsáteis ou contráteis que bombeiam o excesso de água constantemente para fora da célula.

c) Presença de solutos que se combinam com a água, reduzindo o volume do citoplasma.

d) Presença de proteínas controladoras que não permitem a entrada de água em excesso.

e) Presença de parede celular típica dos vegetais superiores.

10. (UPE) A membrana plasmática fornece individualidade à célula, definindo e estabelecendo elos entre os meios intra e extracelular. A partir da membrana plasmática, a primeira célula adquiriu identidade. Em relação a esse envoltório celular, podemos afirmar:

I. Os componentes básicos de sua estrutura são fosfolipídios e proteínas. As proteínas, de acordo com a função que desempenham, constituem: canais de proteína, proteínas carregadoras, proteínas receptoras e proteínas de reconhecimento.

II. As células bacterianas não apresentam membrana plasmática. Seu revestimento externo é constituído de glicoproteínas, conhecido como glicocálix ou parede bacteriana.

III. A bomba de sódio e potássio é um mecanismo de transporte por difusão passiva, através da membrana, em que se mantém maior concentração de sódio no interior da célula e de potássio fora dela.

IV. Potencial de membrana é a diferença de potencial elétrico entre seus lados interno e externo. Normalmente, a superfície extracelular tem potencial positivo em relação ao interior, e essa diferença é mantida graças à bomba de sódio e potássio.

V. Na fagocitose, a membrana envolve o material a ser englobado. No combate a infecções em nosso organismo, os macrófagos agem através da fagocitose como também no processo de involução uterina pós-parto.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e V.

b) Apenas II, III e IV.

c) Apenas I, IV e V.

d) Apenas I, II e IV.

e) Apenas III, IV e V.

11. (IFRR) A membrana plasmática é composta por fosfolipídios organizados como uma camada dupla contínua e fluida, cujo interior é hidrofóbico e exterior hidrofílico. Nessa bicamada lipídica se inserem proteínas e outras moléculas que desempenham diversas funções na célula. Essa estrutura e a composição da membrana permitem que a célula mantenha um ambiente interno relativamente constante, uma vez que a difusão de moléculas através da membrana depende da afinidade dessas moléculas pelo interior hidrofóbico da bicamada. Com relação à passagem de moléculas através da membrana plasmática é incorreto afirmar que:

a) A bicamada de fosfolipídios é relativamente impermeável à passagem da maioria das moléculas solúveis em água, devido ao seu interior hidrofóbico.

b) A membrana plasmática impede a entrada de moléculas nocivas no interior da célula, devido à sua permeabilidade seletiva.

c) A composição da membrana plasmática permite que a célula mantenha concentrações de solutos no seu interior (citosol) diferentes daquelas do fluido extracelular.

d) O transporte ativo de íons e moléculas com carga através da membrana é realizado por proteínas que transferem esses íons e moléculas de uma região menos concentrada para uma região de maior concentração.

e) Gases como O2, CO2 e N2 e moléculas lipossolúveis, como hormônios esteróides, difundem-se passivamente através da bicamada lipídica, sem gasto de energia.

12. (UNIVAG) Em um experimento, a fusão de uma célula de camundongo com uma célula humana originou uma célula híbrida. Para visualizar as proteínas presentes nas membranas plasmáticas das células iniciais foram empregados dois anticorpos com marcadores fluorescentes: a fluoresceína e a rodamina, que se ligam, respectivamente, às proteínas humanas e de camundongos. A célula híbrida foi incubada a 37ºC e o posicionamento espacial das proteínas foi monitorado por 40 minutos após a fusão.

O resultado desse experimento indica que a membrana plasmática é:

a) semipermeável.

b) fluida.

c) fosfolipídica.

d) seletiva.

e) regenerativa.

13. (FACTO) Certas celulas em cultivo, cuja membrana plasmática é impermeável a íons, foram colocadas em soluções aquosas (O, P e Q) que contém diferentes concentrações de NaCl (sal comum). Durante 1 hora foram registrados os efeitos dos diferentes meios sobre o volume celular e os resultados obtidos estão apresentados no gráfico abaixo.

Analise atentamente o gráfico e leia as proposições.

I. A mudança observada em O e Q se explica principalmente pela passagem do solvente através da membrana (osmose).

II. O efeito que produz a solução P pode ser explicada em função do meio extra e intracelular apresentar a mesma concentração de soluto e solvente.

III. O efeito que produz a solução Q se explica por que esta solução apresenta uma menor concentração de solutos que o meio intracelular.

De acordo com as informações do gráfico está(ao) correta(s):

a) Somente I.

b) Somente II.

c) Somente III.

d) Somente I e II.

e) I, II e III.

14. (UNICENTRO) A ilustração abaixo representa o intestino delgado e destaca uma célula epitelial com os transportes envolvidos no trânsito da glicose (GL) da luz intestinal para a corrente sanguínea.

 

O epitélio é um tecido que reveste ou recobre as superfícies do corpo, como no caso do intestino, e tem como característica:

a) Ser formado por células indiferenciadas e com baixa taxa de mitose.

b) Possuir pouca coesão entre suas células para permitir flexibilidade.

c) Apresentar grande quantidade de matriz extracelular entre suas células.

d) Apresentar polarização estrutural que se reflete numa polarização funcional.

e) ser irrigado, direta e abundantemente, por vasos sanguíneos e linfáticos.

15. (UEPG) De constituição lipoproteica, a membrana plasmática é o envoltório celular presente em todos os tipos de células, selecionando o que entra e sai dela. Considerando-se as propriedades das membranas celulares, assinale o que for correto.

01. Projeções da membrana plasmática para o interior da célula originaram o retículo endoplasmático granuloso, organela celular responsável pela respiração celular.

02. Por meio de transporte ativo (com consumo de ATP), proteínas presentes na membrana plasmática funcionam como bombas de íons para manter as concentrações adequadas de sódio e potássio nas células.

04. Durante o processo de exocitose, a membrana plasmática projeta pseudópodes, os quais capturam a partícula a ser internalizada na célula, a qual pode ser digerida pelos centríolos.

08. Caso uma célula animal seja mergulhada em água pura, ela absorverá água por osmose e inchará até estourar. Já uma célula vegetal, em meio hipotônico, também absorverá água por osmose, mas não corre o risco de estourar por causa de sua parede celulósica.

Soma das alternativas corretas: (02 – 08)

16. (IFRR) Ao longo do processo evolutivo, os animais desenvolveram diversos mecanismos para regular o processo osmótico a que estão sujeitos. Esses mecanismos constituem o que se denomina osmorregulação. Os peixes teleósteos marinhos vivem em um ambiente hipertônico e estão em constante risco de perder água para o meio e, por isso, apresentam os mecanismos de osmorregulação bem desenvolvidos. Sobre esses mecanismos nos teleósteos é correto afirmar que:

a) a concentração de sais em seus fluidos corpóreos permite que o sangue se mantenha isotônico em relação à água do mar.

b) o baixo nível de solutos no sangue diminui os problemas de regulação osmótica, pois reduz a saída de água por osmose.

c) a ingestão de água do mar e o transporte ativo de sais pelas brânquias compensam a perda osmótica de água para o meio.

d) a produção de urina diluída, produzida em grandes quantidades, garante que os problemas de regulação osmótica sejam resolvidos.

e) a absorção de sais através de suas escamas permeáveis se constitui em um mecanismo eficiente para garantir a osmorregulação dessas espécies.

17. (UEA) A figura ilustra duas células vegetais plasmolisadas. As estruturas X e Y são envoltórios celulares.

Para que ocorra a plasmólise celular é necessário que:

a) X e Y sejam permeáveis e o meio externo seja isotônico em relação ao meio interno.

b) X seja semipermeável, Y seja permeável e o meio externo seja hipertônico em relação ao meio interno.

c) X e Y sejam semipermeáveis e o meio externo seja isotônico em relação ao meio interno.

d) X seja permeável, Y seja semipermeável e o meio externo seja hipotônico em relação ao meio interno.

e) X e Y sejam semipermeáveis e o meio externo seja hipotônico em relação ao meio interno.

18. (UFPR) A bomba de sódio-potássio:

1. é caracterizada pelo transporte de íons potássio de um meio onde se encontram em menor concentração para outro, onde estão em maior concentração.

2. é uma forma de transporte passivo, fundamental para igualar as concentrações de sódio e potássio nos meios extra e intracelular.

3. está relacionada a processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos.

4. é fundamental para manter a concentração de potássio no meio intracelular mais baixa do que no meio extracelular.

5. é uma forma de difusão facilitada importante para o controle da concentração de sódio e potássio no interior da célula.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.

19. (UVV) Ao se observar um tecido ao microscópio, é possível constatar que as células desse tecido são separadas por envoltórios que permitem trocas de substâncias com o meio externo. Esse envoltório é a membrana plasmática, que se apresenta fluida e muito delicada. A evolução propiciou modificações na superfície da célula, resultando em maior resistência da membrana sem, entretanto, interferir na permeabilidade. Considere seus conhecimentos sobre o assunto e assinale a afirmativa correta:

a) O glicocálice é um envoltório presente em todas as células vegetais e protistas.

b) O glicocálice é formado por uma camada frouxa de glicídios, associados aos lipídeos e às proteínas da membrana.

c) A parede celular, por sua vez, é estrutura menos rígida do que o glicocálice e é encontrada somente nas células vegetais e cianobactérias.

d) Em alguns vegetais, é possível reconhecer a presença de um único envoltório celular, a cápsula, cuja composição varia de acordo com a espécie vegetal.

e) A parede celular de um organismo jovem é muito fina e é denominada de parede celular secundária, cuja constituição é caracterizada por grandes depósitos de celulose.

20. (UEA) Observe a figura de uma biomembrana.

(Luis Carlos Junqueira e José Carneiro.

Biologia celular emolecular, 2013. Adaptado.)

De acordo com a composição dessa biomembrana, é correto afirmar que há:

a) moléculas de proteína inseridas na dupla camada de fosfolipídios.

b) moléculas de celulose inseridas na dupla camada de proteínas.

c) moléculas de lipídio inseridas na dupla camada de celuloses.

d) moléculas de fosfolipídio inseridas na dupla camada de carboidratos.

e) moléculas de glicogênio inseridas na dupla camada de lipídios.

 

 


Respostas

  1. Tudo bem Professor, sentindo sua falta por aqui. Abraços.


Deixe um comentário

Categorias